Na passagem de Wilma no final de semana-domingo por Mossoró e Tibau, o grupo da deputada Sandra Rosado (PSB) titubeou quanto à estratégia a adotar, na estada da governadora Wilma de Faria (PSB).
Primeiro não a prestigiou à sua chegada no Aeroporto Dix-sept Rosado. Em seguida cogitou se distanciar da programação adotada por ela em Tibau. O bom senso provocou marcha à-ré.
Historicamente, o rosadismo sempre monopolizou a imagem de governadores que apoiava em Mossoró e região. Foi assim com Geraldo Melo (então no PMDB) e Garibaldi Filho (PMDB), por exemplo.
Outros áulicos eram meros penduricalhos. No máximo saíam na foto. Os ex-deputados estaduais Antônio Capistrano e Francisco José que o digam.
Com Wilma, ainda no primeiro mandato, o lengalenga foi sempre exaustivo e cheio de incidentes com facções do governo. A governadora deu demonstrações de que não entregaria sua vida e agenda ao rosadismo, mas também não prestigiou muito outras alas governistas.
Continuou sendo ela mesma: senhora do próprio destino.
Os "espaços" do rosadismo estão muito restritos na ocupação de cargos. Não é por falta de apetite. É porque enfrenta um estilo centralizador e arredio da governante. Ela é especialista em ouvir cortesãos, para ao final fazer valer sua própria vontade.
É o jeito Wilma de ser. Por isso, nem tudo que parece, é.
Nessa relação, quase tudo é faz-de-conta. As partes se suportam por conveniência política. Por isso sorriem tanto enquanto estão sendo filmados.
Foto – Acervo do Versátil News
Caro Carlos Santos, sem tirar nem por, simplesmente brilhante a a sua sintética porém objetiva análise, porquanto, ela explicitou ipsis literis a “histórica”, conturbada e autoritária relação da monarquia mossoroense com os governadores, principalmente após a sua “divisão” em dois blocos ou grupos com o único, consabido e malfadado intuíto de continuar monarquisando os destinos da turba mossoroense.
Imagina só caro Carlos, se o Alter de carlos augusto for eleita a goverandora… de todos os Potiguares, e aí a Sra. Rosalba ciarline…. Rosado o que será de quem pensa republicanamente….!!!!????
FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO
Esse tipo de teatro é natural, faz parte do ofício, umas das lições mais importante da cartilha politica/partidaria.Se ta ruim com ele pior sem ele.