Areia Branca, todos nós sabemos, vive a polÃtica partidária 24 horas por dia. Plantão. Termina eleição, começa outra.
A sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, o "Souza" (PP), está nas ruas desde que ele foi reeleito em 2008.
Agora, em 2011, ganha impulso ainda maior.
A oposição ganhou um fôlego novo com o resultado do pleito estadual de 2010, mesmo que indiretamente, quando Souza sofreu acachapante derrota do seu candidato a governador, Iberê Ferreira (PSB).
Porém é nÃtido que os oposicionistas estão esparramados num berço que necessariamente não é esplêndido. Exalta um bem que não lhe pertence por inteiro.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) teve vitória sonora em Areia Branca, por pura empatia popular com seu povo. Não foi resultado de articulação, empenho e poder de transferência de votos dos seus mirrados apoios no lugar.
Para a corrida sucessória municipal, a oposição terá que mostrar cartas próprias. Ou espera que a governadora resolva tudo? Ela não pode tudo.
Bom lembrar que as eleições municipais irão acontecer em 167 municÃpios. Areia Branca não é o centro desse emaranhado de disputas, nem prioridade para Rosalba e seu grupo.
O governismo, mesmo com problemas, não para de se fortalecer. O exemplo mais recente é a chegada de um nome que é a cara do DEM e da oposição: o ex-vereador "Manoelzinho do Mel", Manoel Joaquim dos Santos.
Ele converteu-se ao PP do prefeito Souza. Agora é governo.
Desde 1996, PP e PMDB fazem dobradinha com Souza e seu atual vice, de quem também já foi vice, médico (e ex-prefeito) Bruno Filho (PMDB). Para 2012, Bruno navega até aqui sem maiores turbulências.
Se a oposição quiser mudar esse ciclo, terá que se movimentar com maior força e sincronismo. Por enquanto, apenas sangra e comemora uma vitória em que teve presença apenas residual, ou seja, a eleição de Rosalba Ciarlini (DEM).
O jogo está sendo jogado.
A vitória de Rosalba em Areia Branca deu-se (como dito no post) através da empatia que o povo tem para com a governadora mossoroense e não ao trabalho de campanha desenvolvido pela oposição.
Nota-se que a oposição em Areia Branca está desarticulada em tudo (nomes, estratégias e etc). Alguns nomes tentam se destacar mais que outros e acabam se queimando. Oposição aqui é diferente pois esta pouco critÃca os “erros e acertos” da situação. Há um blog criado por uma ala oposicionista da oposição que se diz única que faz com pouca dedicação.