• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 21/08/2014 - 08:20h
Doentes virtuais

Os psicopatas nas redes sociais

Do Blog Fator RRH com informações do JusBrasil

Diante da forma irresponsável que as pessoas tem se portado nas redes sociais, o psiquiatra Daniel Martins de Barros escreveu em seu blog no Estadão o motivo pelo qual as pessoas têm agido como psicopatas no meio virtual.

Ele afirma que os internautas na falta de freios sociais começam se comportar de forma despreziva.

Daniel apresenta situações em que as pessoas agiram de forma desumana e agressiva, como por exemplo, nas mortes de Robin Willians e Eduardo Campos.

Ao invés das pessoas demonstrarem compaixão e uma atitude de humanidade, muitas ironizaram os acontecimentos e começaram a fazer da tragédia uma grande piada de mau gosto.

O psiquiatra ainda comenta sobre a forma como as pessoas têm agido no aplicativo Secret.

Os usuários têm aproveitado da anonimidade para oprimir, caluniar, difamar e criar boatos sobre os outros.

Muitos não se comportariam assim no mundo real, diante de pessoas concretas, e isto Daniel explica com a falta do chamado freio social.

O chamado freio social é o momento em que uma pessoa consegue reprimir uma atitude não louvável de outra apenas com o olhar.

É o mesmo caso da liberdade, a pessoa entende o seu limite como sendo onde o do outro começa.

Porém, a ausência desse olhar “reprimidor” do próximo faz com que as pessoas não pensem nas consequências de seus atos e palavras no meio virtual.

O psiquiatra afirma que o cérebro do ser humano consegue entender o que o outro pensa através das expressões faciais.

Porém, como pela internet não existe este contato visual, as pessoas começam a se comportar como psicopatas por não saberem distinguir os sentimentos alheios virtualmente.

Para ele, quando a pessoa não sente a dor alheia ela acaba agindo sem pensar nas consequências.

O anonimato tem sido o principal fator para que muitas pessoas ajam como frieza e maldade.

Daniel afirma que muitas pessoas com uma predisposição à ruindade aproveitam da invisibilidade da internet para praticar aquilo que não pratica no caraacara para não sofrer repreensão.

Porém, ele acredita que com o tempo as pessoas aprenderão a se comportar no meio virtual assim como se comportam na realidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação

Comentários

  1. RCA diz:

    Belo texto, parabéns pro autor.

  2. AVELINO diz:

    Taí, os políticos, também por falta de punição, não se envergonham nadica de nada de fazerem as suas promessas imorais e desrespeitosas, bem como também não têm a menor compaixão ou atitude humanitária com os cegos políticos, menos informados, que todo ano acreditam no mesmo discurso deles… Porém, se espera pacientemente que com o tempo tais pessoas aprendam a se comportar no que diz respeito a serem enganadas ano após ano pelos mesmos políticos. OU SEJA: aprendam a votar e parem de negociar o seu voto ou o seu irrestrito apoio na forma de cabo eleitoral!!!

  3. MONICA diz:

    GOSTEI DO TEXTO PORÉM GOSTARIA SABER TÁTICAS PARA SABER COMO ESTOU CONVERSANDO COM UM PSICOPATA NAS REDES SOCIAIS APLICATIVOS DE NAMOROS E ENCONTROS … TIPO QUAIS COMENTÁRIOS ELES USAR , INDÍCIOS DE GÊNIO DIFÍCIL ENFIM , QUAIS PALAVRAS ELES USAM . GRATA

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.