quinta-feira - 27/08/2009 - 09:14h

“Política Capital” chega para valorizar setor produtivo

Mergulhando em nova fase, em busca da plena profissionalização como mídia, o Blog do Carlos Santos lançará nova seção. Atende à demanda de webleitores. 

À próxima semana estréia "Política Capital (Mercado & Negócios)", que fará parte da "Coluna do Herzog" – essência desta página.

A proposta é valorizar o setor produtivo do Rio Grande do Norte como um todo. Notícias do universo empresarial, formação executiva e aspectos gerais de mercado estarão em pauta.

Em síntese, o foco é sobretudo a economia privada que funciona com ou sem intervenção do poder público, porque é capital.

A secção junta-se a outras, como "Gerais…" (que aborda temas diversos), "Primeira Página" (notas curtas sobre a política), "Letra e Música" (postagem de vídeo e letra musical), "Conversando com…" (entrevistas especiais), "Só Rindo" (folclore político), "Repórter do Blog" (foto-flagrante feita pelo internauta) etc.

Senhores empresários-empresas botem suas assessorias para trabalhar. O Blog potencializa a informação. Posso assegurar.

Conquistamos público numeroso, fiel, formador de opinião e em crescente capacidade crítica.

É isso.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
quinta-feira - 27/08/2009 - 08:08h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

A jornalista Denise Santos, sem prejuízo de outros projetos encetados anteriormente, passa a integrar a equipe de redação do Correio da Tarde, do comandante-em-chefe Walter Fonseca. Nâo tenho dúvidas que vestirá a camisa com denodo a justificar o convite. Sucesso e um abraço nos amigos do periódico.

O grupo de pop-rock MP3, formado por Mestre (contrabaixo), jornalista William Robson (bateria) e Kléber (guitarra e vocal) apresenta-se hoje no Seleto (Nova Betânia, Mossoró). A apresentação começa às 23h com garantia de qualidade, pode apostar.

No próximo sábado (29), chegaremos a 14 anos de morte do padre Huberto Bruening, uma referência imponente na vida religiosa de Mossoró. Era natural de Tubarão em Santa Catarina, com boa base intelectual. Mossoró deve-lhe ainda uma homenagem à altura de sua importância como bom pastor que era.

Obrigado à leitura deste Blog a Ricardo Borges (Fortaleza-CE), lojista Ocimar Filho (Mossoró) e ex-juiz de Direito Francisco Pinto (Natal).

Areia Branca vai sediar no próximo domingo, o I Enduro da Costa Branca, nas categorias Graduados, Over, Júnior, Novatos e Turismo. As inscrições podem ser feitas na Ctec (Cláudio Garcia), ou através do telefone (84) 3316-9298. Vocês me aguardem. Quando melhoro de vida, a primeira coisa que entra pro patrimônio, mostrando sinal exterior de riqueza, é um sonho de metal em duas rodas.

Anúncio no Jornal de Fato, que vi hoje, informa sobre show do cantor Fábio Júnior em Mossoró (Porcino Park Center), mas não indica quando será o evento, horário etc. Os fãs ficam no aguardo do complemento.

O Jobim – Gastronomia e Música, na Praça das Flores em Petrópolis (Natal), anuncia sua programação para esse final de semana. A partir das 21h de hoje tem o duo de Marcos Ribeiro e Thiago Lopes com ótima MPB; sexta (28) é a vez do Trio Na Lua incensando a Bossa Nova. Já no sábado (29), a partir das 21h30, os irmãos Jubileu Filho & Chico Bethowen atacam de clássicos da MPB.

A Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado começa um projeto muito interessante. No próximo sábado (28), às 18h, na Praça Severino Ramos, realiza o projeto Cine Itinerante. Na estreia o filme "O Auto da Compadecida", do diretor Guel Arraes, baseado em livro homônimo de Ariano Suassuna.

Avisam-me que o promotor público Ítalo Moreira será iniciado na confraria "Reunião do Copão", marcada para amanhã (sexta, 28), a partir das 19h, no Sport Soccer (Nova Betânia, Mossoró). Todo o ritual de sacramento, unção e indulto será conduzido pelo "xamã" Erasmo Carlos (Blog do Tio Colorau), recentemente consagrado como morubixaba. Seja bem-vindo.  

A mais nova edição do Jornal Central, que circula prioritariamente na região Central do RN (mas com canais para Mossoró, Vale do Açu e Natal), sairá nesse final de semana. Seu editor-editor Aclecivam Soares cuida dos últimos detalhes e avisa que traz material muito interessante e diversificado. Sucesso, chefe.

O restaurante Tábua de Carne trata das últimas providências para inaugurar sua unidade de Mossoró. Funcionará no West Shopping, com estrutura impecável e padrão das lojas já conhecidas sobretudo em Natal. Sucesso.

Esclareço às agências de propaganda e empresas interessadas em consulta de espaços publicitários, neste Blog, que José Nilton é nosso contato. Seu e-mail é este: niltonbaresi@gmail.com. Fone: (84) 9172-2381.   

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 26/08/2009 - 23:30h

Pensando bem…

"Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem."

Victor Lasky

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 26/08/2009 - 23:14h

Ernane Rosado é homenageado e recebe apoio familiar

O médico mossoroense Ernane Rosado foi homenageado hoje em Brasília com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, concedido pelo Superior Tribunal Militar (STM).

A condecoração é um reconhecimento à sua carreira profissional destacada.

A solenidade aconteceu na sede do Supremo Tribunal Federal e contou com a presença da deputada federal Sandra Rosado (PSB), da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do deputado federal Betinho Rosado (DEM) e do ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM), todos primos do homenageado.

O senador Garibaldi Alves Filho (DEM) também prestigiou a homenagem ao médico mossoroense.

Ernane é membro fundador da Academia Norte-rio-grandense de Medicina; Academia de Ciências; Colégio Brasileiro de Cirurgia e da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Também detém título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 26/08/2009 - 20:42h

Pagamento do Estado pode ter folha extra

Neste mês o pagamento dos servidores do Estado (Secretaria de Saúde) será efetuado, em parte, numa folha extra.

Só deverá sair entre os dias 10 e 20 de setembro.

Teria ocorrido um erro técnico que envolveria a Secretaria de Recursos Humanos. Os afetados são os que exercem cargos em órgãos colegiados (CPL, CCI), os famosos jetons.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 26/08/2009 - 16:05h

Agentes de Saúde tem piso de R$ 930,00 aprovado

Profissionais de saúde de todo o Brasil lotaram hoje a sala da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Acompanharam a votação do piso salarial nacional de R$ 930,00 para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. 

De autoria da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), a proposta teve parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) na CAS e foi aprovada por unanimidade em decisão terminativa, por se tratar de assunto de direito do trabalho.

O parecer de Rosalba determina que estados, o Distrito Federal e municípios deverão elaborar ou adequar planos de carreira dos agentes e o piso será reajustado anualmente no mês de janeiro, pelos índices oficiais de inflação registrados no ano anterior.

Cinco novos dispositivos foram acrescentados à Lei 11.350 de 2006 e o piso salarial profissional será integralizado de forma progressiva e proporcional, no prazo de doze meses. Os recursos serão previstos dentro do orçamento do Ministério da Saúde. 

O projeto de lei estabelece como requisito para ocupação do cargo de agente de saúde, a conclusão do ensino médio. Pela legislação atual, é exigido apenas o ensino fundamental para o exercício da profissão e a mudança valerá apenas para os novos agentes.

O projeto aprovado na CAS, agora será votado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 26/08/2009 - 15:42h

Rosalba Ciarlini – Política e Poder – I

“Laboratório” da Fitema faz nascer Rosalba Ciarlini – o mito da “Rosa”

Ao contrário do que seria normal, a trajetória política de Rosalba Ciarlini (DEM) não foi arquitetada pela mente do seu marido, o então deputado estadual Carlos Augusto Rosado (PFL). O emérito articulador político foi voto vencido e relutou em aceitá-la candidata a um cargo eletivo.

O “pai” da “criatura” é outro: jornalista Canindé Queiroz.

Ela é resultado de um ousado e bem-elaborado projeto de campanha que em seguida se alargou à formação de poderoso grupo político, com neologismo derivado do seu prenome: “rosalbismo”. O ponto de partida foi a disputa municipal mossoroense de 1988.

Pesquisa encomendada ao Ibope mostrou a viabilidade de Rosalba, não obstante o largo favoritismo do deputado estadual Laíre Rosado (PMDB). Ele aparecia com 56% de intenções de voto, contra 9% do próprio Carlos e 8% de Rosalba. A rejeição de Carlos Augusto, muito elevada, diferentemente do que ocorria com sua mulher, sinalizava à necessidade de ela ser posta na condição de candidata.

Ex-candidato a prefeito em 1982 e vice-prefeito em 1972, Canindé era o oráculo de Carlos Augusto e amigo muito próximo ao casal. Além disso, tinha a confiança dos ex-governadores Tarcísio Maia (PFL) e José Agripino (PFL), pai e filho – líderes no estado do sistema Maia.

Do alto da Gazeta do Oeste, jornal de referência na mídia regional na época, o jornalista era a voz mais influente de Mossoró.

Preconizou em reuniões com Carlos e outras pessoas próximas, que a vitória seria possível, apesar da fortaleza que Laíre parecia revelar. O adversário imaginava-se imbatível, com apoio do governo estadual (governador Geraldo Melo) e da União (presidente José Sarney-PMDB).

Até então, Rosalba era apenas uma pediatra dedicada às campanhas políticas do marido, sempre em posição secundária, além de mãe zelosa de quatro filhos. Entretanto a hipótese de ir à disputa contra Laíre fez seus olhos brilharem. Carlos, ao contrário, amuou-se. Não queria. Relutava.

A pesquisa para consumo interno – sugerida por Ângelo Fernandes (então superintendente da Rádio Difusora) – e os argumentos de Canindé foram o amolecendo.

Ele rompera com a liderança do tio e deputado federal Vingt Rosado (sogro de Laíre), anos antes. Aquela era a primeira prova de fogo, num confronto direto com a raiz política do clã Rosado, onde ele fora produzido.

Tarcísio Maia

Carlos Augusto sonhava com a disputa e o cargo que pertencera ao seu pai, Dix-sept Rosado, vitorioso em 1948 à prefeitura.

Em alguns momentos de plena liberdade com Canindé, a quem tratava jocosamente por “Miséria”, admitia fraqueza. Entraria na campanha para pelo menos marcar posição, evitando o surgimento de algum aventureiro no vácuo.

O jornalista enxergava por outra ótica. Levou a proposta do nome de Rosalba para Tarcísio Maia. Num primeiro momento, ele também foi contra. Insistia que Carlos deveria ser o candidato. Rosalba era imberbe. Não a via em condições de assumir tamanha responsabilidade.

Canindé não se dobrou e manteve esgrima ainda com o próprio Carlos. Remava contra todos, para gerar em sua piracema a candidatura vencedora.

Para não contrariar o marido, sempre onipotente, Rosalba não emitia opinião própria. Era a cândida “Mãinha”, como ele a trata afetuosamente. Porém virou uma candidata incansável e tenaz. Empolgou.

Atrás de si foi montado um núcleo pensante. Canindé Queiroz, advogado Paulo Linhares, professor Anchieta Alves (presidente do PDT, partido pelo qual ela concorreu), além dos médicos Antônio Gastão e Leodécio Néo. Ocasionalmente, o padre Sátiro Dantas aparecia para dar uns pitacos.

O escritório de Canindé Queiroz, incrustado na Fitema (indústria desativada na Ilha de Santa Luzia) virou o "laboratório", de onde nasceu a “Rosa”, prefixo para popularizar o nome da candidata. Faziam treinamentos para discursos, debates, postura cênica, entonação de voz, uso de indumentária etc. O clichê “irmãos mossoroenses” também vem daí.

Enfim, estava nascendo um mito feito “in vitro”.

A campanha em si foi travada com contínuo crescimento de Rosalba, diante de um marketing meramente festivo do contendor, com trios-elétricos e atrações artísticas. Os discursos foram nacionalizados, em cima de inflação e até – acredite – dívida externa do país.

Laíre (com a aluizista Rose Cantídio-PMDB como vice) caiu na armadilha.

O principal ponto de preocupação era evitar o envolvimento do prefeito Dix-huit Rosado (PMDB) e da prefeitura na peleja, em favor de Laíre. A ardilosidade de Canindé, puxando pela vaidade do governante, o manteve eqüidistante. O prefeito só subiu no palanque da Rosa no dia 4 de outubro.

Versão de Dix-huit

Dix-huit queria fazer o vice-prefeito e empresário Sílvio Mendes prefeito. Vingt (seu irmão) impôs Laíre. Foi o gancho para ser alimentada a cisão entre ambos, enquanto Rosalba marchava ao topo.

Laíre iludiu-se até a decisão do prefeito, à espera do apoio que não chegou. Perdeu tempo e alijou parte do próprio discurso.

Astuto como era, Dix-huit vendeu a versão de que dera a vitória à Rosalba Ciarlini. Uma inverdade.

Carlos Augusto, com uma pesquisa debaixo do braço, visitou-o sem que Canindé soubesse. Era final de setembro. Mostrou-lhe os números em que Rosalba botara vantagem sobre Laíre e avançava à eleição. Foi chamariz para consolidar o êxito, com o prefeito das “milobras” (como gostava de dizer, emendando as palavras mil obras) a apoiando claramente.

As eleições aconteceram no dia 15 de novembro. Rosalba, da coligação “Força do Povo”, contra Laíre da “Aliança Mossoroense” e Chagas Silva da “Frente Popular”, levou a melhor ao lado do seu vice Luiz Pinto (DEM). O resultado das apurações saiu três dias depois. Veja os números abaixo:

– Rosalba Ciarlini – 37.307 (49,7%);
– Laíre Rosado – 30.226 (40,2%);
– Chagas Silva – 2.507 (3.3%);
– Brancos – 3.594 (4.8%);
– Nulos – 1.503 (2%);
– Maioria de Rosalba sobre Laíre Rosado – 7.081 (9,5%).

O eleitorado habilitado ao voto era de 80.397, em 275 secções. Compareceram 75.217 eleitores. As abstenções foram de 5.180 votantes.

* Leia amanhã a segunda parte dessa série: primeira administração, derrota sucessória e mais bastidores exclusivos.

Foto – Carlos Augusto, locutor Evaristo Nogueira, Rosalba e Luiz Pinto em agosto de 1988 no bairro Santo Antônio (Acervo do Blog do Carlos Santos).

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 26/08/2009 - 14:46h

Primeira Pàgina

Sem apoio – Pela terceira vez consecutiva, a maioria da bancada da prefeita Fátima Rosado (DEM) não votou requerimento do vereador Lahyrinho Rosado (PSB), em apoio à greve dos servidores municipais. Foi na sessão de hoje. Sublinhe-se a postura do vereador Jório Nogueira (PDT), que discursou – mesmo sob vaias. A líder governista Cláudia Regina (DEM) também ficou em plenário, assim como Chico da Prefeitura (DEM), outro governista.

Nota do Blog – Dá pena. Quanta covardia. Sugiro que grevistas passem lista de abaixo-assinado pedindo apoio. Aí saberá um a um quem apóia ou não.

Tenda – O vereador mossoroense Flávio Tácito (PSL) vai promover a terceira edição do "Tenda do Povo". É um programa socio-educativo que ele realiza desde o início do seu mandato. Acontecerá no conjunto Walfredo Gurgel a partir das 8h do próximo sábado (29).

Ladeira – Através da rede Twitter, o deputado federal Felipe Maia (DEM) diz que o presidente "Lula está descendo a ladeira". Segundo ele, é algo comum ao final de governo. Cita que crises envolvendo saída de senadores, rebelião na Receita Federal, desabafo do senador Eduardo Suplicy etc atestam o desmanche.

Nota do Blog – Não concordo. Pesquisas não indicam essa queda livre. Além disso, é erro crasso generalizar. Nem todo final de governo é "ladeira abaixo".

Cid Arruda – O ex-prefeito de Nova Cruz Cid Arruda Câmara foi absolvido pela Justiça Federal. Respondia a acusação de falsificação de documentos, assacadas pelo Ministério Público Federal. Para o procurador da República, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, não houve dolo. Concluiu que era inocente. A manifestação do procurador foi acolhida pela 2ª Vara da Justiça Federal, absolvendo o ex-prefeito (AQUI).

Feiras – A governadora Wilma de Faria (PSB) reuniu-se hoje com a imprensa num restaurante de Natal. Lançou programa de feiras intinerantes. Disse que serão 12, apoiando a produção artesanal dos artistas potiguares. Salientou ainda que tem existido formação técnica e isenção fiscal.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 26/08/2009 - 13:54h

Nem Lina, nem Dilma

Cá pra nós e o povo da rua:

– Tem assuntozinho mais enfadonho do que o gládio entre Lina Vieira e Dilma Roussef?

Francamente!

Impressiona mais ainda a cobertura da mídia ou a intervenção de várias pessoas, na questão, sempre jogando gasolina para apagar o fogo. Quase ninguém aparece com abordagem serena e com distanciamento crítico.

Disso tudo eu tiro algumas observações:

1 – Se a ministra Dilma pediu favorecimento, usando seu poder de influência para pressionar Lina, por que só após demitida ela trouxe o caso à tona?

Em nome de sua biografia não seria mais condizente que Lina entregasse o cargo à época e formalizasse denúncia?

2 – Quanta babaquice esse lengalenga relativo à agenda de Lina, o dia em que teoricamente ocorrera o diálogo entre ambas. Na prática é a palavra de uma contra a outra. Câmera e agenda não provam nada a favor ou contra a ministra.

3 – Do ponto de vista moral há tempos o governo Lula está patinhando, em nome do que justificam como "governabilidade", numa relação promíscua com aliados. Às vezes sobe um odor próprio do gangsterismo.

Deputado federal em 1987, Lula tinha outra opinião sobre o senador José Sarney (à época presidente da República), a quem defende na atualidade:

– Paulo Maluf pode ser ladrão, mas é trombadinha perto do grande ladrão que é o governante da Nova República (Sarney).

Portanto, vamos mudar de assunto e tratar de coisas mais sérias. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 26/08/2009 - 13:27h

Feira de Agronegócios mobiliza Carnaubais

Está tudo pronto para a realização da 5ª Feira de Agricultura de Agronegócios e Agricultura Familiar (FEAAF), promovida pela Prefeitura de Carnaubais. Será de sexta (28) a domingo (30) na cidade histórica.

É uma parceria com o Governo do Estado, Ministério do desenvolvimento Agrário, SEBRAE, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Na programação consta a assinatura do Convênio do programa Compra Direta, torneio leiteiro, oficina sobre regularização fundiária, clínicas tecnológicas, exposição de animais de raça, entre outras coisas.

Nota do Blog – Ótima iniciativa do prefeito Luizinho Cavalcanti (PSB).

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 26/08/2009 - 13:23h

Morre em Natal ex-prefeita de Angicos

Morreu à madrugada de hoje em Natal, no Hospital da Polícia Militar, a ex-prefeita de Angicos Maria Zélia Alves. Há dias estava internada com problemas cardíacos.

Ela governou o município entre 1977 e 1982.

Seu sepultamento deverá acontecer ao final da tarde desta quarta (26) em Angicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 26/08/2009 - 11:00h

Ex-advogado de sindicato tem outra tese para vale-transporte

Agora é o tambem advogado Antônio Pedro da Costa que interage com o Blog. Faz um contraponto interessante à postagem mais abaixo.

Ele discorda do advogado Ramirez Fernandes, quanto à interpretação dada ao uso de recursos que seriam relativos ao vale-transporte (auxílio-transporte), por servidores muncipais mossoroense.

A contenda, de algo nível, ajuda-nos (como leigos) à compreensão desse detalhe que recrudesce o relacionamento entre servidores e Prefeitura de Mossoró.

Leia abaixo o que escreve Antônio Pedro:

Carlos Santos,

O problema é que o vale-transporte pago pela Prefeitura, em que pese o nome igual, não corresponde ao benefício estabelecido pela Lei n° 7.418/85.

É que no caso do Município de Mossoró, o que se convencionou chamar de "vale- transporte", na verdade é um complemento salarial pago aos servidores em folha de pagamento, o que diferencia daquilo que se encontra na mencionada lei.

Entendo, modestamente, que depois de pagar esse complemento salarial por vários anos, décadas até, a administração municipal não pode mudar as regras e passar a compensar de forma prejudicial aos servidores.

Fui advogado do Sindiserpum e assim entendo.

Um abraço a você Carlos e ao colega doutor Ramirez.

Antônio Pedro da Costa – Advogado.

Nota do Blog – Quantos blogs podem ter debates, debatedores e temas tão relevantes em discussão, hein!?

Obrigado por entenderem o valor deste espaço, valorizando-o com o seu conhecimento e interesse coletivo. 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 26/08/2009 - 10:25h

Advogado esclarece equívoco sobre vale-transporte

A greve empinada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) continua. Entre os pleitos, a conversão de vale-transporte em "dinheiro vivo" não teria amparo legal.

Quem faz o alerta é um webleitor contumaz do Blog, advogado Ramirez Fernandes.

Sua intervenção é meritória e necessária, para que mantenhamos a cobertura do caso às claras.

Leia-o abaixo:

Carlos Santos,

É verdade que a Prefeitura Municipal de Mossoró está sofrendo um choque de gestão ao inverso, digamos definhando, porém no tocante ao vale-transporte agiu de forma correta, à cumprir a lei.

O problema é que os servidores estavam acostumados com o descumprimento da lei, utilizando os recursos destinados ao transporte com outras finalidades.

Devemos exigir sempre o cumprimento da lei, não somente naquelas situações que nos beneficiam.

Abraços a todos do Blog.

Ramirez Fernandes – Advogado. 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 26/08/2009 - 10:16h

“Sal Grosso” segue com depoimentos (veja cobertura)

Vários internautas cobram, com razão, detalhes do depoimento de ontem de vereadores e ex-vereadores, envolvidos na "Operação Sal Grosso".

Vamos lá. Nâo pude fazer cobertura "in loco", como pretendia. Daí não arriscar nada por "ouvir dizer". Fiz alguns contatos telefônicos, mas com informações soltas que não se encaixavam.

Mas tenho um relato confiável, endossado por um jornalista talentoso e decente, o Julierme Torres. Foi escrito por Bruno Barreto (O Mossoroense).

Ele disseca aspectos do inquérito e processo, além de fazer uma breve retrospectiva do caso. 

Veja o texto AQUI.

Desculpe-me por essa falha.

Vou tentar ordenar o tempo para não deixar escapar tema tão relevante.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 26/08/2009 - 10:05h

Fafá quase triplica folha de pessoal deixada por Rosalba

O vereador Lahyre Rosado Neto (PSB) repercute notícia abaixo deste Blog (folha da prefeitura poderá atrasar em poucos meses), com uma informação adicional. É algo ainda mais esclarecedor do rombo no erário de Mossoró.

Em seu blog, o parlamentar reproduz nuances de uma reunião política e familiar com o casal ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM)-senadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Brasília. Teria ocorrido em maio de 2007. Seria para comemorar aniversário da deputada federal Sandra Rosado (PSB), mãe de "Lahyrinho".

À ocasião, Carlos previa sérias dificuldades nas finanças de Mossoró. A gestão da sucessora de Rosalba, Fátima Rosado (DEM), elevara a folha de pessoal para R$ 8 milhões/mês.

Fátima ou "Fafá", como quer o marketing,  recebera a prefeitura em janeiro de 2005 com algo superior a R$ 4,5 milhões/mês em folha, deixada por Rosalba Ciarlini. 

Mesmo profundo conhecedor das contas públicas municipais, Carlos errou feio. Não imaginava que seus primos, a quem apoiou e apóia na prefeitura, teriam a capacidade de provocar um estrago ainda maior.

Como este Blog postou em matéria anterior, os números chegam a quase R$ 12 milhões por mês em 2009. No primeiro semestre de 2008 ficava em cima de R$ 8,391/mês. Ou seja, bate com a narrativa de Lahyrinho, extraída de uma conversa com o próprio Carlos Augusto há mais de dois anos.

Simplificando, a patota de Fátima quase triplicou a folha de servidores de 1º de janeiro de 2005 (quando assumiu o primeiro mandato) para os dias atuais. São quatro anos e seis meses de erosão do erário.

É preciso lembrar que existiram duas levas de demissões em seus governos. A primeira após a campanha estadual de 2006. Teriam ocorrido cerca de 300 exonerações de cargos comissionados. A segunda foi ao final do ano passado, dezembro, com quase mil demissões.

Mesmo assim a dilapidação do cofre público é frenética, desmedida, incontrolável e inconsequente.

Veja AQUI o depoimento do vereador.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 26/08/2009 - 00:29h

Folha de prefeitura poderá atrasar em poucos meses

– Carlos, talvez em outubro ou mesmo novembro, a prefeitura não consiga pagar o salário do servidor em dia.

Ouço essa previsão de um profundo conhecedor das contas da Prefeitura de Mossoró. É um técnico de larga experiência.

Eu já ouvira depoimento parecido, com oscilação apenas quanto ao mês, de outras duas fontes no mesmo nível de acesso à informação privilegiada no erário municipal.

Pagando a Previdência Social há mais de dois anos com atraso (o que repercute com multas e juros que em 2008 passaram de R$ 800 mil), o governo não acerta suas contas. As medidas que toma são paliativas, cosméticas e de efeito tênue.

Portanto, a crise não é de agora. Está no deus-dará desde a gestão passada, iniciada em 2005.

O empreguismo desenfreado empurrou o gasto só com a folha de pagamento de R$ 50,351 milhões para R$ 71,468 milhões, de 2008 para 2009. Representa um peso de 41,94% nas despesas com servidores, comparando-se os primeiros seis meses de 2008 com igual periodo de 2009.

A folha saltou para algo superior a R$ 11,911 milhões/mês em 2009.

No primeiro semestre de 2008 estava em torno de R$ 8,391 milhões.

É preciso lembrar, que ainda em dezembro do ano passado, ao final de seu primeiro governo, a prefeita Fátima Rosado (DEM) demitiu quase mil pessoas com cargos comissionados.

Outro detalhe: nesse gigantismo de números, não aparecem os contratados por empresas terceirizadas na segurança, limpeza urbana e outras áreas.

P.S – Esse mesmo informante conta-me que há desesperadora tentativa da patota, no sentido de encontrar meios à obtenção de empréstimo. Rombo sobre rombo. Nós pagamos a conta, lógico.

Lampião teria causado menor prejuízo, se tivesse obtido o dinheiro cobrado ao então prefeito Rodolfo Fernandes, em 1927, para não saquear a cidade.

Volta, Lampião!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 25/08/2009 - 22:51h

Pensando bem…

"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política."

Hubert H. Humpherey

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 25/08/2009 - 19:40h

Gerência do Trânsito tenta colocar ordem em mototáxi

Mototaxistas que não procuraram a Gerência Executiva do Trânsito para a vistoria no veículo têm três dias úteis para se apresentarem ao setor de Tráfego e Concessão para regularizar a situação.

O gerente executivo do Trânsito (GETRAN), Walter Pedro, informa que cerca de 40% dos profissionais que atuam no setor não compareceram. Walter Pedro afirma que os que receberam a notificação e não compareceram para regularizar a situação junto à Gerência Executiva do Trânsito serão penalizados.

“Eles podem ser multados, terão a concessão suspensa e podem até sofrer o cancelamento da concessão”, diz.

Nota do Blog – Tenho boas informações quanto ao trabalho de Walter Pedro. Seria um técnico competente. O governo e a cidade precisam.

Quanto ao rigor contra os mototaxistas, pode parecer intolerância ou má vontade, mas não deve ser visto assim. É preciso ordenar o setor e quem está dentro da lei ajuda a inibir o clandestino, favorecendo o serviço como um todo.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 25/08/2009 - 19:28h

Grevistas só negociam com prefeita; ela não sai da “redoma”

Usando um bordão popular, eu vos digo de modo solene: "Agora torou dentro!"

Os grevistas da Prefeitura de Mossoró decidiram que a apartir de agora só negociam com a própria prefeita Fátima Rosado (DEM).

Cansaram do estilo sádico e sarcástico do agitador cultural Gustavo Rosado, irmão da prefeita de direito. Ele está podendo.

Perderam a paciência.

Em ato público de frente ao Palácio da Resistência, na manhã desta terça (25), protestaram contra o arrocho salarial e a distorção nas prioridades do governo. São algumas das vítimas da crise de gestão na prefeitura.

Segundo relato ao Blog, Gustavo comunicou à comissão de greve – através de um auxiliar direto – que a receberia.  Meia hora depois, o mesmo interlocutor reapareceu abobalhado, para remendar o que dissera. O agitador cultural não tinha dado aquela recomendação.

Ele, o emissário palaciano, é que teria se enganado. Ficou o dito pelo não dito. 

“Isso é um descaso com o trabalhador”, bradou Marilda Maria, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM). 

Nota do Blog – Não sei se é para rir ou chorar. Há mais de quatro anos eu cantava a "pedra" e vocês pensavam que eu mentia ou exagerava: a patota não é do ramo!

Acho difícil os grevistas tirarem a prefeita da "redoma" em que vive. Só uns dois ou três secretários têm acesso a ela e assim mesmo em sua casa.

Não adianta lhe detalhar o que se passa lá fora. No máximo atualizam-na sobre "Caminhos das Ìndias" e o final de "A Fazenda".

A receita da Ana Maria Braga não a atrai, mas gosta das músicas do padre Fábio de Melo e de folhear "Caras", só para ver as figurinhas. Ler é cansativo. 

Pobre Mossoró! 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 25/08/2009 - 18:52h

“A Construtora” compra “A Saci” em negócio milionário

A rede "A Construtora", comandada pelo empresário Genivan Josué Batista, 67, fechou a compra de um dos gigantes do varejo de material da construção civil do estado. Tudo decidido.

Com sede em Mossoró, esse grupo adquiriu a "Saci Materiais de Construção Ltda" de Natal.

As negociações arrastavam-se há alguns meses de forma sigilosa. Chegaram a bom termo na manhã de hoje em Natal, sede desse grupo comandado pelo empresário Ronald Gurgel. A marca está há 46 anos no mercado.

Os números que envolvem o negócio não transpiraram ainda. Mas é soma de vários milhões. Muitos.

A Construtora caminha, com essa aquisição, para alcançar o topo em vendas em nível de Rio Grande do Norte, em seu segmento. Gradualmente ocupava espaços na capital, inclusive na compra de cobiçados imóveis. Sua expansão também chega a áreas dos sertões da Paraíba e Ceará.

A holding inclui uma construtora, indústria de argamassa, fábrica de processamento de calcário e várias empresas varejistas de material de construção, sob outros nomes de fantasia.

Genivan, comandante-em-chefe do grupo, foi secretário de Educação do Estado do RN no primeiro governo José Agripino (83-86). Formou-se em Odontologia pela Universidade federal do RN (UFRN) e Pedagogia pela Universidade do Estado do RN (UERN). Exerceu o magistério. Na Uern foi reitor em 1981.

Exercendo firme liderança familiar, o empresário agrega em torno de si quatro filhos que o ajudam na administração de conglomerado que não pára de crescer. Entre eles figura o ex-secretário estadual do Desenvolvimento Econômico Marcelo Rosado. É casado com Lenita Rosado, filha de Treziéme Rosado (já falecida, irmã dos políticos Dix-huit, Dix-sept e Vingt Rosado). 

De hábitos recatados e estilo sóbrio, avesso à badalação, talvez seu maior orgulho seja a origem pobre. É filho de um casal sertanejo do Seridó, "sêo" Josué Pereira da Costa-Maria Medeiros da Costa (falecidos). Até o início da adolescência era iletrado. Hoje é um dos mais bem-sucedidos empreendedores do Rio Grande do Norte.

Foto – Genivan (com a esposa Lenita à sua direita) em evento social. Acervo: Correio da Tarde.

Veja também AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 25/08/2009 - 18:49h

Biblioteca fecha por falta de apoio; doar livro vira pesadelo

Hoje pela manhã, na seção "Gerais…" deste Blog, mandei recado para o professor Charles Bronson Nascimento, que tem digno trabalho em prol da educação.

Disse-lhe que possuo vários livros e apostilas de ótima qualidade. Meu desejo é doar para que jovens carentes possam ter ferramentas de bom nível para estudos.

Recebo como resposta que a "Biblioteca Comunitária Poeta Antônio Francisco (Conjunto Santa Delmira II)", mantida de próprio pulso por Charles, está desativada.

Por falta de apoio e temendo que todo acervo fosse devorado por traças, água etc, doou material e estantes para outra biblioteca mantida também precariamente.

Leia o que ele me escreveu abaixo:

Carlos Santos,

Em janeiro deste ano enviei comunicado a alguns meios de comuniação quanto ao destino do acervo bibliográfico e estantes usados na BC Poeta Antônio Francisco, Sta Delmira II. 

Por meio deste, tornamos público à doação integral do acervo bibliográfico e estantes desta biblioteca, para a Biblioteca Comunitária Ilma Fernandes da Silva, instalada no Conselho Comunitário do Jucuri, zona rural de Mossoró-RN, em 19 de janeiro de 2009, à pessoa de Maurílio Fernandes dos Santos, vice-presidente daquele Conselho Comunitário.

Tal decisão deu-se, dentre outras razões, pela falta de recursos para a restauração do espaço físico onde funcionou a biblioteca desde 2005, pois o mesmo, sem a devida manutenção, já vinha causando a degradação do acervo e tornando-se inseguro a utilização do prédio por visitantes e usuários.

Agradecemos aos colaboradores, lamentamos a não continuidade do projeto nesta localidade, mas estamos certos de que o acervo estará sendo útil naquela nova sede.

Para maiores esclarecimentos, Charles Bronson A. do Nascimento Coord. Projeto Biblioteca Comunitária poeta Antônio Francisco (8888-0134).

Nota do Blog – Veja só que testemunho. Dói. E pensar que há alguns anos, o delírio dos poderosos dessa cidade projetou Mossoró para se candidatar como "Capital Brasileira da Cultura", mais um título surreal, como o de "terra da liberdade".

Há poucas semanas, a biblioteca do falecido jornalista Dorian Jorge Freire, com garantia de compra pela prefeitura, terminou tendo de ser devolvida à família por falta de compromisso dessa "Gente". Xexo, que se diga.  

O Museu há uns dez anos está com seu acervo se desmanchando, por falta de cuidados técnicos;

Artistas de verdade são discriminados porque não se ajoelham à bajulação, exemplo do escritor premiado Marcos Ferreira – banido da cidade, perseguido e sem incentivo à sua arte.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
terça-feira - 25/08/2009 - 18:31h

Números desmascaram a farsa da “crise” em Mossoró

Fim definitivo da farsa. O discurso fatalista do governo da prefeita Fátima Rosado (DEM), atribuindo o desmanche das contas municipais à "crise mundial", não resiste à realidade incontestável dos números.

Em artigo publicado por este Blog no domingo (23) às 7h50, sob o título "Prefeitura de Mossoró – As razões da crise financeira" (AQUI), o professor-economista Aldemir Freire, coordenador estadual do Programa Nacional de Amostras em Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desmascarou de vez o engodo. Insofismável. Indefensável.

Números provam que num comparativo com o primeiro semestre de 2008, a prefeitura arrecadou 20% a mais em 2009. Contudo, o estrondo vem na rubrica de folha de pagamento, com aumento de R$ 50,351 milhões para R$ 71,468 milhões no período, o que representa um peso de 41,94% nas despesas.

Há dois meses o governo veio a público afirmar que o erário estaria sendo vítima de uma crise. Reflexo do estouro na economia norte-americana em setembro-outubro do ano passado, que estilhaçava todo o planeta.

Os porta-vozes do governo detectaram o problema com quase um ano de atraso, no momento em que paraxodalmente o mundo começa a respirar aliviado. O estrago econômico-financeiro é menor do que o alarmado inicialmente e o Brasil parece sofrer menos.

O estudo do professor Aldemir deixa o governo de Fátima contra a parede. Desde o início dessa polêmica, o Blog tem batido numa mesma tecla, confirmada pelo estudioso insuspeito de um órgão federal: a crise é de gestão. Por incapacidade gerencial, falta de planejamento e um pingo de humildade, Fátima e sua patota levaram a prefeitura à bancarrota.

Há alguns detalhes que Aldemir Freire não aprofunda, porque lhe faltam elementos para tal. São de ordem política.

Esses dados revelam que a irresponsabilidade dos gestores, misturada com má-fé e incompetência, dá mostras claras do sucateamento da prefeitura. Falta esparadrapo em posto de saúde, alimentação adequada em creches, além de existir arrocho salarial nunca antes visto contra modestos servidores.

Para quem não lembra, no final de sua primeira administração, antes mesmo de 31 de dezembro do ano passado, a prefeita demitiu quase mil servidores em cargos comissionados. Mesmo assim, seis meses depois a folha de pessoal está engordada em R$ 21.116,889,75. Por enquanto.

Como explicar isso?

Empreguismo

Só os números do economista não explicam. A justificativa é politiqueira.

Saíram quase mil pessoas, mas as que entraram tiveram a garantia de melhor remuneração, para compensar o dinheiro em parte perdido dentro de seus grupos familiares, políticos etc. Exemplo: foram exonerados três servidores que ganhavam cumulativamente R$ 1.500,00 e ganhou portaria no novo governo alguém com R$ 2,2 mil de ganho/mês.

Portanto, lógico que a folha tinha que ir às alturas, apesar das demissões serem maiores do que a quantidade de contratados.

Esse empreguismo desenfreado não tem relação direta com o serviço público e, sim, com o interesse eleitoreiro. É moeda para barganha de apoios pretéritos e para 2010. Tudo pago pelo contribuinte. E ainda tem político querendo oficializar o financiamento público de campanha. Criminosos, isso sim.

Outra sequela desse comportamento tresloucados de Fátima e sua patota, é quanto ao próprio investimento nas demandas sociais. Não é prioridade.

Qualquer pessoa medianamente esclarecida sabe que, ao destinar a maior parte dos recursos para aumentar a folha de pagamento (inclusive via o truque das terceirizadas), reduz-se o investimento no social. Termina faltando dinheiro para infra-estrutura, educação, cultural, lazer, saúde etc.

O rombo nas contas públicas é muito pior do que tem sido dito. As medidas tomadas em sua maioria afetam a ralé funcional, que trabalha e dá duro de verdade. A economia anunciada é outra farsa. É como poupar palito em banquete. Não se ataca o problema de frente.

Pobre Mossoró! Até quando continuaremos vítimas desses celerados?

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.