O Paraguai já não tem pacientes com a Covid-19 em unidades de terapia intensiva, anunciou o presidente Mario Abdo Benítez nesta quarta-feira (29), em entrevista coletiva.
“Podemos dizer que hoje não temos uma só pessoa em terapia intensiva” devido ao novo coronavírus, declarou Abdo ao lançar uma plataforma virtual na qual a população poderá controlar o destino das verbas destinadas ao combate à pandemia.
No total, o Paraguai tem 239 infectados e 9 mortos pela Covid-19.
Quarentena obrigatória
Abdo disse que a redução dos casos é consequência direta da drástica decisão adotada no dia 10 de março de decretar uma quarentena obrigatória e paralisar as atividades não essenciais, três dias após o registro do primeiro caso no país, “antes mesmo das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde”.
“Estamos bem e vamos ficar melhor”, afirmou o presidente.
A partir de 4 de maio o Paraguai adotará a chamada “quarentena inteligente”, um retorno gradual às atividades de trabalho e lazer com medidas de distanciamento social e higiene. Mas o governo decidiu manter o fechamento das fronteiras e implementar o ensino a distância até o mês de dezembro.
A quarentena obrigatória, que será mantida até o próximo domingo, só permite sair de casa para ir a mercados, farmácias e bancos.
Nota do Blog – Quem diria que o Paraguai, sempre objeto de tantas piadas de brasileiros, estaria dando aulas numa pandemia, hein?Já tem avançado sobremodo na economia e qualidade de vida de seu povo. Nesse caso específico, existem várias peculiaridades que favorecem decisão dessa ordem, como as dimensões territoriais, populacionais e comando político equilibrado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Nesse momento o que mais nos falta é equlilíbrio. Equilíbrio mental de um país desgovernado.
Imagine se os estados não tivessem tomado as rédeas da situação?
Exatamente Túlio, a perspectiva de expansão e aprofundamento da disseminação que infelizmente se avizinha mais ainda, tem à ver diretamente com a falta de capacidade de compreender os fatos, por conseguinte, o desequilíbrio refletido e manifestado nos atos de boa parte da coletividade quando trata das questões relacionadas a Covid-19, mormente quanto ao isolamento social e recomendações derivadas.
Nesse contexto, maus exemplos não faltam, ontem em Supermercado do Belém do Pará, bem como da cidade metropolitana de Apucarana/PR., ocorreu a morte de uma funcionária em função da uma briga e de agressões de um cliente que se indispôs com guardas que tentavam obrigá-lo ao cumprimento de uso de máscara.
Ora, se temos como resultante da Eleição da Cavalgadura Mor, uma marionete à serviço do grande capital, suposto e desequilibrado Presidente da República que dia após dia contribui decisivamente da forma mais canhestra e negativa possível, com um esdrúxulo, dantesco e criminoso espetácuio,ainda apoiado por boa parcela da sociedade brasileira…!!!
Então o que , infelizmente, se pode esperar de uma população, em sua grande maioria ignara com relação á maioria das questões postas….!!!???
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.