O MDB e o PSDB têm tudo para outra vez dividirem o feito de eleição do maior número de vereadores eleitos no RN. Em 2020 foi assim. O MDB do atual vice-governador, Walter Alves, é frequentador assÃduo do topo e o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, segue-o nessa posição no alto.
O MDB do vice-governador Walter Alves somou 291 eleitos em 2016, acrescentando apenas 19 em 2020, mas que assim mesmo o levou à melhor marca com 310 vitoriosos. Em relação ao pleito de 2024, se organiza e marcha com fôlego para ter igual ou maior pujança.
Em 2016, o PSDB fez 105 vereadores em todas as regiões do estado. Já em 2020, os números foram estelares, chegando chegando a 247, ou seja, 142 a mais. Ezequiel quer mais e mais.
PT não decola com Fátima
O PT da governadora Fátima Bezerra cresceu microscopicamente de um pleito para outro. Em 2016, quando Robinson Faria (PSD, hoje no PL) era o governante, o Partido dos Trabalhadores totalizou 38 vereadores. Já com ela governadora, em 2020, saiu desse número para 43. Apenas cinco a mais.
Vale lembrar que o petismo era aliado do governador, mas rompeu em abril de 2016, em pleno ano de campanha municipal.
Porém, a situação mais vexatória de 2016 para 2020 foi do próprio PSD. Fez 280 vereadores em 2016 com Robinson governador, mas caiu para 144 em 2020, um ‘enxugamento’ de 136 cadeiras.
O PSD cresceu com ele e definhou em seguida à sua despedida do cargo.
Num comparativo com Fátima Bezerra, o que se observa é como o PT segue acanhado, apesar de tê-la no poder máximo do RN. Quem cresce vertiginosamente são partidos aliados, como PSDB e MDB.
O União Brasil do ex-senador José Agripino pode também ter bom número de vencedores. O PL do senador Rogério Marinho é uma incógnita. Contudo, com possibilidade de se destacar nessa corrida pelo voto.
Leia também: PSDB, MDB, União Brasil e PL tendem a eleger maioria dos prefeitos
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI
Estes números poderão credenciar Ezequiel ou Walter para vôos mais altos em 2026.
Talvez sim , ou talvez não! Eu nunca votei neles e nem pretendo votar !