A sucessão municipal em Pau dos Ferros entra numa fase decisiva. Com menos de 40 dias para as eleições, os candidatos à prefeitura travam um duelo muito disputado.
O candidato a prefeito de Pau dos Ferros pela oposição, Nilton Figueiredo (PP), mobiliza seu grupo com a aposta num discurso populista, resgatando sua trilha como ex-prefeito por três mandatos. O atual prefeito e candidato à reeleição, Leonardo Rego (DEM), tenta se impor vendendo a imagem de gestor moderno.
A campanha em cada lado é marcada por situações distintas.
A euforia inicial da candidatura de Nilton, sobretudo no perÃodo em que antecedeu o perÃodo oficial de propaganda eleitoral, deu lugar à certa apreensão. Já com Leonardo, o quadro é inverso.
O que aumentou o fôlego do candidato foi pesquisa divulgada há poucas semanas, em que ele aparecia com pouco mais de 14% de vantagem sobre o adversário, em levantamento do Instituto Perfil. Depois outra para consumo interno, que seria divulgada posteriormente, com pequena ampliação.
Em contraposição, Nilton resolveu ampliar o trabalho de rua, com corpo a corpo, carreatas e comÃcios. A tentativa é para provar justamente o contrário do que fora apresentado pelo governista em pesquisa.
Consult
Ele recebeu informação mais recente do Instituto Consult, que trabalha para o governo estadual, apontando informações bem mais alvissareiras. A distância de Leonardo teria sido reduzida.
Nilton Figueiredo tem uma campanha que revela necessidade de municiamento financeiro. Organização também não tem sido o forte. Empatia popular e populismo arrimam a candidatura.
O apoio esperado da cúpula do wilmismo, não chegou sequer para despesas básicas.
Essa situação do ex-prefeito se assemelha ao enredo da peça teatral de Samuel Becker, “Esperando Godot”. Os personagens passam todo o tempo aguardando emissário, que nunca chega.
O caso também é uma reprodução menor do mito em torno de Dom Sebastião, que saiu para uma cruzada contra muçulmanos e nunca retornou a Portugal. Daà surgiu o “sebastianismo”, movimento de crentes em sua vinda.
Com relação a Leonardo, a ordem é vencer ou vencer. Seu grupo sabe da força polÃtica pessoal do contendor. Por isso não baixa a guarda.
Carlos, Foi divulgada uma pesquisa do instituto START e jornal CORREIO DA TARDE onde a diferença entre Leonardo aumentou a sua vantagem em relação a Nilton para 18,2%, isto é fato. as pesquisas de consumo interno feita pelo Wilmismo pela CONSULT são idênticos aos divulgados pela PERFIL e pelo jornal DE FATO, ou seja, algo em torno de 14% pro LEONARDO REGO. esta é a realidade em Pau dos Ferros.
É isso ai Carlos Santos a disputa aqui não esta fácil, e a assesoria do candidatoa reeleição ja sabiam do resultado da pesquisa 3 dias antes da divulgação, pois não foi novidade para nós aqui. Mais eles falam que já estão ganhos e a verdade é que não e assim. A hora da verdade é no dia 5 de Outubro. O povo é quem vai dizer o que será melhor para Pau dos Ferros. Mais acredito na vitória do 11 Nilton para prefeito.