Caro Carlos,
Sugiro até que a nossa Sociedade de Pediatria se pronuncie. Mas, não posso me calar diante do comentário.
Contadinhos, existem 33 pediatras na cidade de Mossoró. Apenas esse número com a Especialidade. Outros, principalmente nas UPA´s são médicos do PSF.
Há poucos anos perdemos alguns por morte, outros se aposentaram, outros já diminuiram a jornada de trabalho, outros são peritos do INSS, outros mudaram ou estão mudando de especialidade e por aí vai… E não são todos aptos a trabalhar em Urgencia e Emergencia…
Torna-se humanamente impossível cobrir a escala de vários hospitais e Pronto Atendimentos.
Sabe quanto vale uma consulta de um Pediatra pelo SUS? R$ 7,50! sabe quanto rebece mensalmente um médico pela PMM? Aproximadamente 5 salários mínimos(ajustado em 2009).
Apenas no Hospital Tarcísio Maia, receberemos de forma mais digna, às custas de muita negociação de alguns Pediatras e Governo do Estado, através do Diretor atuante e comprometido doutor Marcelo Duarte. Que sabe sobre a qualidade do nosso trabalho e o valoriza, luta para que nos motivemos mais ainda…
Digo receberemos, porque vai ser reajustado agora a partir de Janeiro. E ainda digo mais, vamos valorizar o nosso Tarcísio Maia. Está se tornando um melhor hospital a cada dia que passa.
Diminuimos a mortalidade de 24,5% para 6% o ano passado. É muito! Merecia os parabéns! A mídia costuma ressaltar as falhas e os casos não resolvidos. E as vidas salvas, doenças curadas? Não se contabiliza?
É isso mesmo, se não curou, não salvou, foi o médico, o hospital que não prestou. Ao contrário, foi Graças a Deus! São poucos os reconhecimentos e que fique bem claro: Não somos Deuses. Impossível curar todos!
Negligencias? existem sim, seria hipocrisia dizer que não, mas cada vez menos… E todos pagam por alguns! Quem, em sua sã consciência, optará por essa especialidade, a pediatria? Mesmo sendo jovens médicos? Que vezes é considerada básica ou não, dependendo da conveniencia dos governantes.
Hoje sobram vagas nas residencias médicas de Pediatria, outras fecham! Pena. Onde estão os orgãos protetores da Infancia?
O médico é um profissional liberal, ninguém pode obriga-lo a trabalhar em local que o mesmo não deseje.
Fica aqui registrada minha opinião. Com a palavra a Sociedade de pediatria de Mossoró!
Daniela Maia – Pediatra
Nota do Blog – A médica Daniela Maia pronuncia-se sobre a postagem "Pediatras, apareçam" – veiculada pelo Blog (AQUI) às 23h de sábado (9).
Mas é importante sublinhar, que há poucos dias o Blog postou matéria com o pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho, em que dissecava os problemas da especialidade em Mossoró, reiteradas por Daniela. Veja AQUI.























A ninguém interessa criança,jovem,adulto ou velho,aos políticos,apenas os votos,somos todos a escória da sociedade,os políticos não,eles se sentem a flor da nata,nós,os bestas.Homi,vá cagar!
E segue assim nesse curral,esse gado velho de meu Deus.
Caro Carlos Santos
Há vários dias desejo postar minha singela opinião sobre a questão saúde , assunto tão em destaque nos últimos dias …
Sou Enfermeira há 15 anos e, com muito orgulho, sempre trabalhei no SUS, sitema que conheço e acredito….
O SUS é uma proposta fantástica, inovadora…É necessário ampliarmos essa discussão, não restringindo somente a uma categoria profissional(médicos)….
Saúde de qualidade se faz com trabalho coletivo(ou de equipe) , não podemos centralizar essa “qualidade” nas mãos de poucos!!!Imaginemos um atendimento em sáúde sem enfermeiras(os), sem técnicos de enfermagem, sem odontólogos, sem fisioterapeutas, sem o porteiro, sem a assistente social, sem o pessoal da limpeza….
Creio que só avançaremos quando compreendermos que não é apenas MINHA CATEGORIA que precisa de melhores salários, de condições de trabalho adequadas….
Somos TRABALHADORES DE SAÚDE!!!!Despertemos, pois sem essa percepção só nos resta lamentar e termos uma saúde que não responde aos interesse da população e sermos profissionais insatisfeitos e desmotivados…
Um abraço cordial
Patrícia Helena de Morais Cruz Martins