• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 19/06/2010 - 08:20h

Pediatria na Promater; pediatria que agoniza no Brasil

O Hospital Maternidade Promater (Natal) informa que após acordo realizado entre a Sociedade de Pediatria e alguns planos de saúde, não haverá mais a suspensão dos atendimentos na urgência e emergência pediátrica.

O problema vinha ocorrendo de forma sistemática, comprometendo os dois setores.

Nota do Blog – A pediatria é um problema nacional.

Está escasseando a figura do pediatra vocacionado, anjo-da-guarda de nossas crianças.

E no interior do país é ainda mais grave o problema.

Nas faculdades de Medicina, os acadêmicos em sua grande maioria preferem outras especialidades em que possam ganhar bem mais dinheiro.

Pobre Brasil!

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. MARCIA CELIA diz:

    Caro Carlos Santos, a medicina, de uma maneira geral, vem sofrendo uma crise muito grande. A vida do médico virou uma correria tão grande, para se conseguir uma boa renda mensal tem que se trabalhar tanto, mas tanto, que é natural haver uma busca por especialidades que paguem melhor.
    Mas não é só isso!!! Também há uma busca por especialidades que permitam, uma melhor qualidade de vida, pelo menos aos médicos que não queiram morrer de trabalhar, ou que já tenham alcançado um bom status financiero.
    A pediatria e a ginecologia são especialidades historicamente exercidas por mulheres. Mas o nível de estresse e a carga de trabalho atual para essas profissões, obriga esses médicos e médicas a pagarem um preço muito alto, que é o distanciamento da família, em especial dos filhos. Para as mulheres e mães, isso é particularmente frustrante, angustiante…
    A ginecologia/obstetrícia, tem ao menos a vantagem de pagar bem. Mas a pediatria exige muito dos profissionais e dá pouco retorno financeiro em troca.
    Vejo, amigos de minha geração, de 20 anos de profissão, que desejam uma vida mais tranquila. Com tempo para cuidar dos filhos, curtir a família…
    Acredito que a salvação para a pediatria passe por inclusão dessa especialidade no PSF. Essa inclusão seria importante para a especialidade, para o programa e para a população.

  2. MARCIA CELIA diz:

    Eu de novo, caros leitores.
    Insisto sempre com os políticos que conheço com a experiência da Colômbia – com o rural. Nesse país, todos os profissionais formados em universidades públicas, devem trabalhar por um ano, sob supervisão superior, nas especialidades em que se formaram, em locais selecionados pelo governo.
    Imagine se todos os médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapêutas, professores de todos os cursos básicos, engenheiros, arquitetos, agrônomos… trabalhando por um ano em todos os cantos e recantos do Brasil e, do Rio Grande do Norte. Já imaginarm o que seria ter tamanho contingente cobrindo todo o interiorzão de meu Deus, que ninguém quer ir trabalhar… Eu tenho um sonho…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.