Pesquisa Consult a que este Blog teve acesso revela que o quadro de concorrência entre rádios, em Mossoró, continua inalterado. Há uma pasmaceira.
A FM 93 continua na dianteira com pouco mais de 43%, enquanto atrás está a AM Difusora com 22%, na segunda colocação.
A FM 105 mantém-se "congelada" na terceira posição há anos, sem se mexer muito para tanto, com 16%.
Já a 95, também FM, aparece em quarto com 13% e a AM Tapuyo (RPC) na sua cola, ameaçando-a de ultrapassagem com 12%.
Rádio Rural AM e Radio Libertadora AM estão bem abaixo com dígitos de empate técnico na faixa dos 4/3%.
Nota do Blog – Não é preciso pesquisa para se identificar um declínio do rádio. E por favor não me venham com complexo de transferência de culpa, apontando Internet, TV etc. por isso.
O rádio continua sendo um poderoso veículo de midia, mas subutilizado em Mossoró, onde praticamente não existe disputa pela preferência do ouvinte. Parecem gato de armazém: vivem dormindo sobre sacos.
Há anos não surge nada de novo, a maioria sequer tem departamento comercial, as programações não se renovam, muitos talentos migram para outras midias e outros setores, além de termos crescente perda de ouvintes.
Novidade mesmo temos a RPC paulatinamente pegando fatia (sobretudo em horário matinal) de preferência.
Sem se reciclar, o rádio apenas se manterá vivo.
Entusiasta deste fortíssimo veículo, vejo com tristeza essa “pasmaceira”, como vc bem o diz. O rádio pode e deve buscar inspiração nas demais mídias, que muitas vezes, não são páreo para sua instantaneidade e acessibilidade impar. O desafio do radialista é inovar a fim de manter ou conquistar novos ouvintes, mesmo seguindo a máxima segundo a qual “no rádio e TV nada se cria.Tudo se copia”.
Algumas rádios em Mossoró sequer são lembradas no dia de seu aniversário, parecem que não existem, outras se não fossem algums programas evangélicos para cobrir sua grade de programação ja teriam fechado. É triste.
Carlos, é uma pena o que está ocorrendo com esse veiculo de comunicação.Ainda considero o Rádio o maior veiculo de comunicação do mundo.Pode até ser saudosismo.O problema, na minha opinião, são os baixos salarios e as “boquinhas” com os politicos.
os mesmos numeros das pesquisas quando se repetem é a certeza que o radio mossoroensse nao fez grandes mudancas; mais sinto algo diferente no horario matinal , a rpc vem consseguido quebrar um tabu existente a algum tempo, onde ouvir am pela manha tinha que ser difusoura, sabemos que nao é mais assim, escuto agora a rpc, por haroldo jacome fazer o diferencial no horario matinal