quinta-feira - 03/01/2008 - 22:59h

Pintura íntima

O infante Carlos Júnior fez 16 anos há poucos meses. Foi a 19 de Setembro de 2007, para ser mais exato.

Hoje me disse ao telefone que providencia seu título de eleitor. Meio abobalhado, vibrei pela iniciativa autônoma. Não o estimulei, não insinuei nem o obriguei à escolha facultativa. Apenas um conselho: não vote em branco, não vote nulo ou se abstenha de exercer o voto.

Ele quer ser eleitor e resolveu que Natal será seu domicílio eleitoral.

Deixou para trás Mossoró, sua terra-berço, com olhar crítico e a me perguntar por que continuo aqui. O mesmo amor natural que o leva para outro lugar, me faz ficar. Ofereço algo a mais do que a força de trabalho protocolar e de subsistência. Para mim, não basta existir. É preciso "ser."

Carlos Júnior ficou desapontado com um lugar onde as oportunidades são para poucos "eleitos". Como ele, milhares de jovens realizam esse êxodo; evasão de capital intelectual que emperra o desenvolvimento de Mossoró. O prejuízo é incalculável no presente e futuro.  

Optou por viver em Natal, servir a Natal, ser eleitor em Natal, construir seu próprio destino a partir de Natal. Uma ótima preferência, que a exemplo de qualquer outra é de livre arbítrio. Do time de futebol à profissão; do lugar onde morar ao seu candidato-partido etc. 

Não vim ao mundo para fazer filho; propus-me a ser pai. Entretanto concordo: filhos são para a vida. Aprendi isso muito cedo, o que não me impede de chorar, numa ambivalência de sentimentos: alegria-melancolia. 

Se tem que ser assim… vá, vai ser guache na vida.

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. Westerley Ramalho Cavalcante diz:

    GOSTARIA DE PARABENIZA-LO, POIS TAL, QUAL, A OPORTUNIDADE QUE SEU FILHO. OPTOU. FIZ A MESMA. HOJE TALVEZ NÃO TENHA SIDO A MELHOR ESCOLHA, A TER FEITO NO ENTANTO, TENHO A CERTEZA QUE FOI A MAIS CORRETA. POIS, HOJE. NAO ME VEJO. OBRIGADO, A SER SUBSERVIENTE, A NENHUMA PESSOA. AO QUE O MEU VER. IRIA CONTRA A OPORTUNIDADE DO LIVRE ARBITRIO. PS ESPERO QUE SUE FILHO POSSA REFLETIR SOBRE ISSO O QUE REALMENTE E UMA ESCOLHA.

  2. Honório de Medeiros diz:

    Parabéns a Carlos, o herdeiro, pelo aniversário. Parabéns a vc pela crônica. É isso mesmo que vc diz: o amor à terra termina submergindo no lamaçal de decepções e os sensíveis e inteligentes e que têm possibilidade de sair, saem, para semear com sua inteligência e sensibilidade a terra dos outros.

    Abração.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.