• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 17/09/2021 - 18:04h
Portalegre/RN

Polícia prende acusado de tortura; outro envolvido está foragido

A Polícia Civil do RN prendeu à tarde dessa sexta-feira (17) em Portalegre (373,3 km de Natal), na região Oeste, o comerciante Alberan de Freitas Epifânio, 52. Ele aparece em um vídeo que viralizou no país à semana passada, torturando à luz do dia um quilombola identificado como Francisco Luciano Simplício da Silva.

Polícia Civil colheu mais material mostrando excessos de Alberan e um parceiro de violência (Fotomontagem Web)

Polícia Civil colheu mais material mostrando excessos de Alberan e um parceiro de violência (Fotomontagem Web)

A repercussão nas redes sociais, imprensa do RN e país começou a segunda-feira (13), mas o episódio ocorreu no sábado (11), no centro da cidade – veja AQUI.

Alberan foi preso em seu comércio, o “Mercadinho Eduarda”, pelos delegados Inácio Rodrigues e Cristiano Gouvêa da Costa, além de policiais civis lotados em Portalegre e na Regional de Pau dos Ferros.

Nos últimos dias, eles fizeram apuração dos fatos e levantamento de uma série de elementos que justificaram o pedido de prisão preventiva, determinado pela juíza Mônica Maria de Andrade da Comarca de Martins, em substituição na Comarca de Portalegre.

Na investigação, novos vídeos, áudios e outras evidências reforçaram argumentos contra o comerciante, além do surgimento de outro personagem. Seria André Diogo Barbosa, 39, servidor público em Viçosa-RN, que não aparece no vídeo que viralizou, mas teria participado diretamente da violência contra Simplício.

Mais vídeos e áudios

O quilombola foi amarrado, surrado e arrastado pela rua. Os maus-tratos teriam durado cerca de trinta minutos, com várias pessoas pedindo aos agressores que parassem, sempre tendo de ambos reação verbal grosseira, reiterando a tortura.

André está foragido até o momento, apesar de existir também um mandado de prisão contra ele. Alberan Ferreira, que já responde por injúria racial, foi encaminhado para o sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

Os dois devem responder por crime de tortura.

“Fiz e faço quantas vezes for preciso”

“Nada demais, isso é só movimento, movimento. Isso aí já era esperado, não estou arrependido não. Para defender o que é meu, é construído em cima de amparo legal, não é com droga, com coisas ilícitas, eu faço isso. Fiz e faço e quantas vezes for preciso”, falou Alberan em áudios que foram prospectados pela investigação.

O convencimento judicial à expedição dos mandados de  prisão de Alberan e André foi cimentado, principalmente, por imagens de câmeras de segurança na área do fato delituoso. Além desse material, depoimentos de testemunhas e áudios feitos e propagados pelo próprio Alberan de Freitas Epifânio. Em um deles, sua voz textualmente reitera não ter se arrependido da violência (veja em boxe acima), ao comentar reação pública e justificar a pancadaria.

Com a repercussão extremamente negativa e incessante contra si, Alberan antes de ser abordado pela polícia tratou de tirar do ar seus endereços nas redes sociais. Porém, estava normalmente em seu comércio no dia de hoje, ao ser preso.

No dia do acontecimento, a vítima e Alberan de Freitas chegaram a ser levados  Polícia Militar à Delegacia de Pau dos Ferros, onde o delegado de plantão, Paulo Pereira, autuou o comerciante por lesão corporal e o quilombola por tentativa de depredação de patrimônio privado (teria jogado uma pedra na porta do Mercadinho Eduarda).

Porém, depois veio à tona o enredo mais realista,  o que levou inclusive a governadora Fátima Bezerra (PT) a determinar investigação rigorosa do fato.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. François Silvestre diz:

    É a “cultura” bolsonarista. Arrota valentia, diz que faria de novo; aí, ao ser preso declara arrependimento e mente sobre a motivação da brutalidade. Babaca covarde, conheço a espécie. As famílias Epifânio e Freitas de Portalegre merecem meu respeito e admiração, esse sujeito não as representa.

  2. Amorim diz:

    Tenho “certeza certa” que tá obrando fino agora.
    Um bom dia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.