Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD) ministrou palestra na manhã deste sábado (21), no Hotel Vitória, em Mossoró. Foi durante reunião para reativar e escolher nova direção da Associação dos Municípios do Polo Costa Branca (AMUCOSTA), do qual Mossoró faz parte.
Em sua palestra para prefeitos, vereadores, secretários municipais e outros agentes públicos, Francisco José falou aos presentes sobre a atual situação dos municípios, o trabalho e as metas da nova gestão da Femurn em busca das soluções mais urgentes.
Abordando o tema “Panorama da realidade nos municípios”, o presidente da Federação destacou as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e demonstrou alternativas que estão sendo buscadas pela entidade junto aos governos estadual e federal. FPM, piso nacional dos professores, dívidas da saúde e a questão da seca são as principais preocupações dos gestores.
Na palestra, ele mostrou números comprovando as quedas no FPM, principal receita dos municípios, que em 2014 havia encerrado com crescimento zero em comparação a 2013. Em 2015, o Fundo já iniciou em queda. Em janeiro, caiu 8% em relação à janeiro de 2014. Em fevereiro, a queda já chega a 5%.
Eficiência
“O desafio constante de nós gestores é focar cada vez mais em gestão eficiente. Administrar mais demandas com menos recursos. Multiplicar a eficiência dos investimentos”, declarou Francisco José, lembrando que hoje uma das principais preocupações da Femurn é a seca, a maior dos últimos 50 anos.
Ele relatou que mais de 95% dos municípios do RN encontram-se em estado de emergência. E alertou que quase 160 deles estão sem abastecimento adequado de água.
“Na reunião com o governador Robinson, pleiteamos ações de combate à seca, como perfuração de poços e ativação dos inativos, operação carro-pipa e a definição de um plano de apoio para os municípios. O governador assegurou atendimento aos nossos pleitos”, destacou.
Sobre educação, Francisco José ressaltou que o gasto das prefeituras com os professores aumentará proporcionalmente mais do que a arrecadação. E orientou atenção para o equilíbrio das contas e à obediência aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC101/2000 LRF), que é de 54% da receita corrente líquida para gastos com o pessoal do Executivo.
Na saúde, o presidente da Femurn informou que os municípios têm a receber R$ 73 milhões de repasses atrasados do Governo do Estado referentes aos programas da Farmácia Básica e Atenção Básica, defasados desde 2010. “Além do pagamento destes atrasados, o Governo do Estado deverá investir forte na melhoria dos hospitais regionais”, disse Francisco José.
A Amucosta elegeu seus novos dirigentes, numa articulação que foi desencadeada pelo deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, há quase um mês. Ele é fundador da entidade, época em que era prefeito de Areia Branca, em 2005.
O prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza (PSD), o “Naldinho”, foi escolhido como presidente, por aclamação.
Participaram do evento prefeito de vários municípios como Areia Branca, Mossoró, Tibau, Porto do Mangue, Assu, Serra do Mel, Grossos, além do presidente do presidente da Câmara de Mossoró e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), Jório Nogueira (PSD), bem como vereadores de outros municípios, secretários municipais e outros agentes públicos.
Saiba mais sobre a reunião da Amucosta em matéria mais abaixo ou clicando AQUI.
Esse Silveirinha que pensa que é estrela kkkkkkkkkkkkkkk estáa descobrindo o BRASIL.
Que os professores fiquem atentos a esta declaração do prefeito de Mossoró:
“Sobre educação, Francisco José ressaltou que o gasto das prefeituras com os professores aumentará proporcionalmente mais do que a arrecadação. E orientou atenção para o equilíbrio das contas e à obediência aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC101/2000 LRF), que é de 54% da receita corrente líquida para gastos com o pessoal do Executivo.”
Zé Buchudinho diz que isto é mais do que um aviso.
O que eu não entendo nesta choradeira toda é o prefeito JÁ TER ANUNCIADO APLICAÇÃO DE oito milhões de reais na construção de um templo religioso, dinheiro que será deslocado da infraestrutura. Se está achando que terá dificuldades de cumprir a Lei do Piso Salarial dos Professores, como anunciar gastos MILIONÁRIOS na construção de um Santuário se o Estado é Laico e isto não é permitido?
Como sempre, a corrente rebentará no seu elo mais fraco. E na adminsitração este elo sempre foi e será o FUNCIONALISMO PÚBLICO.
Que Deus proteja os professores de Mossoró.
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
QUANDO A OPERAÇÃO VULCANO, JÁ CONCLUÍDA, SERÁ JULGADA?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
Seu Inacio nao é que o Senhor me deu uma GRANDE ideia: O Presidente da CMM, O Jório Nogueira invocou o povo mossoroense com a seguinte pérola:
A Camara quer te ouvir.
Nao seria melhor ele começar explicando a tal LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES QUE O SENHOR TANTO FALA.
Seu Cinquentinha
Isto ele morre não fala.
Esta LMV é intocável.
Nem o boi lambe nem a galinha belisca.
Você, Seu Cinquentinha, sabia que além da LMV ainda existem outros absurdos que nós pagamos através dos impostos para estes vereadores?
ASSISTÊNCIA JURÍDICA.
ASSISTÊNCIA MÉDICA.
ASSISTÊNCIA CONTÁBIL.
ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA.
Só falta incluir Personal Trainers para estes vereadores.
Até quando o mossoroense aguentará tudo isto caladinho?
Até quando o PSOL, PC do B e PSDC continuarão sem dar um pio sobre este assunto?
Atente, Seu Cinquentinha, que tudo isto é fora a IMORALÍSSIMA Lei da Mordomia dos Vereadores.
Seu Cinquentinha, conte aqui prá nós como foi a reunião com o vereador dito de oposição, Genivan Vale, no sábado. Reunião que foi realizada a mando do prefeito.
As propostas foram boas?
Zé Ruela se dana a rir e Zé Buchudinho diz que se proposta aconteceu não foi visando o bem da cidade…
Estes dois…
/////////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
QUANDO A OPERÃÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO, SERÁ JULGADA?
EM QUE FICOU O CASO DA INSULINA/OXIGÊNIO?
POR QUE O PSOL, PSDC E PC do B NUNCA ABORDARAM ESTES PROBLEMAS?
Parafraseando Orígenes Lessa:“Quanto ganha um prefeito? Quase nada, comparável ao que custa (…) a campanha eleitoral. Mas eles estão por tudo.Sacrifício não medem.Querem é servir o povo.” Muitos políticos obsedam a tão almejada comezaina — principalmente para família e fâmulos — e após eleitos verificam “penitência” a que estão submetidos, mas apesar de todas as provações, lá estão candidatos na próxima campanhas candidatos à reeleição.Toda reunião de prefeito — digo de choramingas — é a mesma coisa, desde sempre, reclamam da insuficiência de receita para prestação de serviços básicos à sociedade. E a imprensa — sempre — a publicar as mesmas coisas após o choramingar de S.Exas. o que levou Machado de Assis a asseverar:”A frase — escassez das rendas municipais — há muito tempo que nenhum tipógrafo a compõe; está já estereotipada e pronta, para entrar no período competente, quando alguém articula as suas idéias acerca dos negócios locais.”
Parafraseando Orígenes Lessa:“Quanto ganha um prefeito? Quase nada, comparável ao que custa (…) a campanha eleitoral. Mas eles estão por tudo.Sacrifício não medem.Querem é servir o povo.” Muitos políticos obsedam a tão almejada comezaina — principalmente para família e fâmulos — e após eleitos verificam “penitência” a que estão submetidos, mas apesar de todas as provações, mas na próxima campanha são candidatos à reeleição.Toda reunião de prefeito — digo de choramingas — é a mesma coisa, desde sempre, reclamam da insuficiência de receita para prestação de serviços básicos à sociedade. E a imprensa — sempre — a publicar as mesmas coisas após o choramingar de S.Exas. o que levou Machado de Assis a asseverar:”A frase — escassez das rendas municipais — há muito tempo que nenhum tipógrafo a compõe; está já estereotipada e pronta, para entrar no período competente, quando alguém articula as suas idéias acerca dos negócios locais.”