• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sábado - 25/02/2023 - 09:44h
Energias renováveis

Presidente da Petrobras indica caminho para economia do RN

O presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, participou de solenidade que abriu as comemorações pelos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na sede da entidade, em Natal (RN), na noite desta sexta-feira (24/2). No evento, Prates apresentou palestra sobre as perspectivas para a produção de petróleo e energias renováveis no Brasil.

Prates mostrou direção da Petrobras com energias renováveis e perspectivas para o RN (Foto: João Gilberto/Agência Petrobras)

Prates mostrou direção da Petrobras com energias renováveis e perspectivas para o RN (Foto: João Gilberto/Agência Petrobras)

“O estado do Rio Grande do Norte já fez a transição energética, era o maior produtor de petróleo em terra. E hoje é o maior produtor de energia eólica, autossuficiente em energia renovável. Cabe à Petrobras fazer uma transição energética justa, que não deixe ninguém para trás. A Petrobras já definiu que vai atuar em eólica offshore, hidrogênio, que são novas fronteiras”, detalhou Prates.

Jean-Paul traçou um panorama das operações da Petrobras e afirmou que a companhia seguirá produzindo óleo e gás com baixos custos e redução de emissões de carbono. Ele ressaltou ainda que o principal foco de investimentos em atividades exploratórias da Petrobras nos próximos anos estará concentrado na Margem Equatorial.

Nova fronteira

A nova fronteira exploratória – localizada no litoral brasileiro entre os estados do Rio Grande do Norte e Amapá – tem a previsão de investimentos de US$2,9 bilhões na perfuração de 16 poços nos próximos cinco anos, incluindo reservas na costa potiguar. “Vamos furar o Poço de Pitu, na Margem Equatorial, na costa do Rio Grande do Norte”, afirmou Jean Paul Prates.

Mostrou que a transição energética, com a redução de emissões de carbono e a produção de combustíveis mais sustentáveis são fundamentais para o futuro da Petrobras e do país. Segundo Prates, nos próximos anos a companhia deve intensificar sua atuação nas atividades de biorrefino, com a produção de combustíveis com conteúdo renovável, ao mesmo tempo em que buscará diversificação rentável com novos negócios em energia eólica offshore, hidrogênio e captura de carbono.

Jean Paul encerrou sua palestra elencando uma série de oportunidades que poderão ser desenvolvidas nos próximos anos pela Petrobras no Rio Grande do Norte, potencializando a economia do estado. “A Petrobras fica no Rio Grande do Norte. A empresa não vai sair do estado. Vamos construir juntos. As atividades operacionais de energia eólica offshore estarão sediadas no Rio Grande do Norte. Além disso, temos outras oportunidades possíveis que incluem capilarização e garantia de compra de óleo vegetal da agricultura familiar para Diesel R e parcerias para recuperação e preservação da caatinga e manguezais”, concluiu Jean Paul.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Impressionante a capacidade de conhecimentos administrativos e técnicos do presidente da Petrobrás, realmente tudo que ele expôs neste encontro e comentado pelo Blog do Carlos Santos, é uma verdadeira realidade. Pena é que nossa classe política, desde vereadores, prefeitos, deputados estadual, federal, senadores e governadora e auxiliares diretos, até agora não assimilaram tamanho que é o nosso potencial para trazer os dividendos econômicos para o Rio Grande do Norte, tenho certeza que nenhum deles tem a mínima visão ora exposta pelo Dr Jean-Paul Prates.
    Tudo isto se resume numa única avaliação: falta de qualidade e capacidade para ser político.
    Se algum político desejar se redimir pela incapacidade mostrada, corra e procure o presidente da Petrobrás, pois ele sabe o que estar falando, e com certeza será grato ao Rio Grande do Norte, que até poucos dias o tinha como senador.
    Creio que Dr Jean-Paul Prates, irá saber retribuir através de leis e projetos inerentes ao mercado de valores aquilo que já é do nosso estado potiguar, e que seus “políticos” que foram votados não sabem do que se trata.
    Que logo logo, os dividendos, impostos e royalties sejam pagos ao nosso Rio Grande do Norte sem sorte.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.