Diretor do Presídio Federal de Mossoró, o professor e bacharel em direito Arcelino Vieira Damasceno enunciou palestra à manhã de hoje no Campus Central da Universidade do Estado do RN (UERN). Dissertou sobre o "Sistema Prisional Federal".
Ele rebateu conceitos e conclusões referentes ao Presídio Federal de Mossoró que têm sido publicados por setores da imprensa e da política, atribuindo a esse equipamento a potencialização da violência urbana na cidade.
Com sorriso fino, até evitou esticar a polêmica, diante de tamanho disparate.
– Cada um diz o que quer… afirmou.
Porém lamentou que essa distorção seja vendida à sociedade, sem esforço algum para se entender melhor todos os fatores dessa "animalização do ser humano".
Ponderou, que existe um eterno jogo de "gato e rato" entre o bandido e o Estado. Até pela legislação vigente, é 100% impossível que o apenado não consiga se comunicar com o exterior, para continuar emitindo ordens de comando para eventuais subordinados no crime. O que está dentro da lei, segundo afirmou, é feito, para reduzir ao máximo essa sintonia.
Ele traçou um histórico do sistema penitenciário no país, puxando foco para a política prisional federal. Detalhou como funciona os presídios federais e exibiu vídeos complementares de sua exposição.
Também foram apresentados "in loco" equipamentos em uso à garantia da ordem e segurança máxima nesses equipamentos, como armas e artefatos de monitoramento de presos e visitas.
A promoção de hoje foi de alunos do 2º Período Matutino do Curso de Direito, disciplina de Sociologia Jurídica da Uern, a cargo do professor Vicente Oliveira. Alunos de discentes do curso congênere da Faculdade Mater Christi, que também prestigiaram a palestra.
Nota do Blog – O diretor Arcelino Damasceno foi até comedido, demais, no tratamento dessa tese absurda que relaciona a matança em escala industrial, em Mossoró, à presença do Presídio Federal.
E, sobre o tema, este Blog já se manifestara outras vezes.
Veja AQUI a postagem "Rosalba distorce realidade e não assume seu papel".
* Siga o Blog também pelo Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos.
Seria interessante que as obras do Presidio Federal fossem todas montadas e que podessem ser desmontadas quando bem desejarem. Como a ex-governadora Wilma e o ex Secretário Leonardo Arruda bem que seria interessante colocar dois Presidios pertinhos de onde eles moram. Lembro que Wilma vibrou quando o calderão do diabo foi fechado e nos deu esse presente de grego. E ainda diz que é de Mossoró. Quem faz isso pela sua terra, imagine pela terra que não é a dela…
Tem cada comentário inteligente que dá gosto.
Aí Zé, tais viajando.
mais perigoso eh a DP lotada.