A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) ingressou nessa segunda (24), com uma representação na Justiça Eleitoral, contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Alega propaganda eleitoral antecipada.
Segundo a representação, a senadora teria utilizado uma mensagem dirigida ao Dia das Mães, para realização de propaganda subliminar de seu nome e postulação ao governo do Estado.
Para o procurador eleitoral auxiliar, Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, "o dia das mães serviu de álibi aparentemente perfeito para justificar a promoção da representada enquanto futura candidata a governadora do estado, na medida em que utilizou a data como motivo para se expor aos futuros eleitores, vinculando seu nome à imagem do seu partido e do número que será utilizado para votação".
Até o número "25", do DEM, partido da senadora, ganhou projeção especial no VT exibido na televisão. "Em assim agindo, a representada realizou propaganda de cunho não apenas pessoal, mas sobretudo eleitoral", diz.
A procuradoria está atenta ainda ao uso de palavras específicas, que teriam finalidade de fixar ideias e associar-se à postulação de Rosalba: "(…) acalentar o novo", "criando e cuidando do futuro" etc.
"Todas as expressões utilizadas não foram escolhidas à toa, ao contrário, elas serviram para criar um ambiente de preparação ao processo eleitoral mediante a clara vinculação da imagem da demandada ao seu partido, ao seu número e ao seu pretenso objetivo de realizar mudanças no governo de estado", sustenta a procuradoria.
A senadora pode sofrer sanções pecuniárias e outras implicações.
Com informações da PRE/RN
Bote moral justiça eleitoral.
Discordo. Todos os anos anteriores houve a mensagem de parabéns referindo-se ao dia das mães. Isto se chama jogo da oposição para prejudicar de qualquer forma e custo o sensacionalismo prestado à candidata Rosalba.