segunda-feira - 25/07/2011 - 10:18h
De mal a pior

Professor-enfermeiro aponta submundo do Tarcísio Maia

Mais um desabafo incisivo, vindo de profissional com atuação no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Dessa feita é do enfermeiro do pronto-socorro e professor universitário Rafael Soares.

Através do Twitter, ele dá vazão às suas queixas e desapontamentos.

Leia abaixo:

– Ontem foi um dos plantões mais estressantes que já trabalhei no  HRTM. Estamos em uma situação em que se escolhe qual paciente vai ser atendido. Falta estrutura, corpo funcional, material de uso diário, profissionais qualificados e hoje digo sem medo: Faltam profissionais motivados.

– É irritante ver a falta de compromisso e competência administrativa do Governo do RN e da direção do HRTM para com os usuários. O que mais me chateia é o estelionato eleitoral que é feito usando o hospital. Como? Respondo: inaugurar um repouso masculino e só depois de 2 meses colocá-lo em funcionamento. Agora inaugurado, não se monta escala profissional.

– Mas o pior é a “imoralidade e falta de ética” de quebrar um dos princípios basilares do SUS: Equidade. Por que  digo isso?? Respondo também. Durante o dia, quando tinha um paciente apadrinhado político do grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o diretor-geral moveu céus e terras para resolver. Durante a noite, quando o paciente já não era do grupinho, o mesmo diz que não pode fazer nada e que esperemos outro mês para as coisas melhorarem.

– Isto é quebrar a “equidade”, que é princípio do SUS. Sugiro que o secretário da Saúde, Domício Arruda,  mande capacitar os gestores sobre o sistema que eles representam. Até quando o HRTM será usado como cabide político para que determinados grupos (ou seria ‘corja’) ganhem status eleitoral.

– Vidas são ceifadas, humilhadas, marginalizadas ao passo que trabalhadores são massacrados, injustiçados por uma gestão que é incompetente.

Rafael Soares – Enfermeiro Dermatologista – especialista em tratamento de feridas. Enfermeiro do Pronto-Socorro do HRTM/SESAP/RN. Professor da FACENE/RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. william diz:

    Igualzinho nas escolas, muda nada,

  2. antonio pedro da costa diz:

    É incrível como há queixas de um governo que está só começando.
    Grande parte desses queixosos, fizeram campanha pra Rosalba, na esperança de dias melhores e se encontram decepcionados com o desprezo que têm recebido.
    Esse quadro é preocupante, pois acaba com a autoestima dos potiguares que observam, sem poder de reação, os serviços públicos, que aliás sempre foram muito ruins, se desmilinguindo completamente.
    Imaginem, se de repente, precisarmos dos serviços do Hospital Tarcísio Maia e encontrarmos na hora da dor, do sofrimento, da urgência inadiável a precariedade da estrutura física como um todo e a desmotivação dos seus servidores!!
    E o que dizer da educação pública, onde os professores acabaram de ser derrotados numa queda de braço com o Governo do Estado? Mas pior que a derrota, foi a humilhação, o desdém dispensados aos professores e servidores da educação estadual como um todo. Minha mulher é professora, concursada, há 25 anos e vejo que o tratamento de desprezo, que a categoria recebeu durante esse movimento reivindicatório fez mal a ela, refletindo na sua vida pessoal e até na família como um todo. Acho que outras famílias vivem hoje com essa indignação.
    Os professores da UERN clamam por atenção do Governo noutra greve sem perspectiva de solução minimamente respeitosa.
    Os servidores da segurança pública saíram igualmente derrotados de uma busca por melhores condições de trabalho.
    A cultura também fez sua primeira greve. Também teve que encerrar o movimento sem conquistar o que pretendia.
    O que esperar então de tudo isso?
    Pena que somente o Governo não percebe para onde está levando o Estado.

  3. Rafael Soares diz:

    Gostaria primeiramente de agradecer ao editor deste blog que é um dos melhores que acesso diariamente. Homem inteligente e para o qual o dom da escrita lhe faz muito jus. Agradecer pelo fato de que deu a oportunidade de “dar vazão” a um sentimento que é de grande parte dos profissionais comprometidos com a produção de cuidado efetivo e humanizado no HRTM. Não sou mossoroense de naturalidade e não tenho vínculos políticos com esta terra. Aliás, vínculos políticos tenho, pois busco o bem-estar da população e cobro a boa aplicação do dinheiro público, mas não tenho vínculo eleitoral. Meu interesse é o da construção de um SUS de qualidade, universal, integral e equânime, como reza a constituição e o próprio sangue dos sanitaristas que idealizaram e deram suas vidas pela construção deste sistema. Não tenho objetivo de fazer oposição à atual gestão ou a qualquer gestão, mas também não posso ser conivente com uma gestão que prima pelo status político em detrimento daquilo que é mais valioso no mundo. A vida.
    Novamente muito grato, Carlos. Sou seu leitor diário e torço por seu sucesso.
    Atenciosamente,
    Rafael Soares.

    • Líria Nogueira Alvino diz:

      Rafael,
      São poucos os que tem sua coragem. Sendo enfermeira, e por vezes, frequentado aquele hospital com pacientes vindos do SAMU, confirmo tudo o que você disse. O problema pode agravar-se se observarmos o destino dado aos pacientes em crise de sofrimento psíquico. Receba meu abraço,
      Líria.

  4. Carlos Andre diz:

    Boa tarde carlos Santos!

    Mais pessoal num se preocupem não, pois a grande providencia para solucionar tudo isto, segundo a cabeça da “ROSA” ta chegando. A COPA DO MUNDO com seu imenso ELEFANTE BRANCO, foi garantida pelo belo e humano governo do estado, segundo a revista Veja, a ROSA deu em garantia para a viabilidade do ELEFANTE DA DUNAS, termo utilizado pela Veja, a cifra de 1,26 BILHÃO de reais. Como vcs podem ver, o grande esforço que a nossa querida governadora esta fazendo para garantir a “redenção” do RN, com esta fantastica obra a ARENA DOS ELEFANTES, ops, DUNAS DOS ELEFANTES, desculpe novamente, num sei mais, só sei que a ROSA acha que esta obra vai solucionar todos os problemas do RN.

  5. Simone diz:

    Faço minha as suas palavras Rafael… verdade pura e cruel.

  6. Herbenia Ferreira diz:

    CERTAMENTE O DESABAFO DE RAFAEL, NÃO DIFERE EM NADA DO QUE PENSA HOJE, MAIS DE 90% DOS SERVIDORES DO HRTM! AS DIFICULDADES QUE ERAM GRANDES, HOJE SÃO EXTREMAS! SE ERA RUIM,HOJE ESTÁ PIOR!NÃO SE PERCEBE A CURTO PRAZO NENHUMA SOLUÇÃO, NADA QUE APONTE PARA UMA MUDANÇA QUE ERA ESPERADA E TIDA COMO CERTA NA NOVA GESTÃO DO GOVERNO ESTADUAL QUANTO AS MELHORIAS QUE TERIAM A EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SOBRETUDO A SAÚDE. O DESÂNIMO É VISÍVEL E GERAL, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER. A IMPRENSA CALA-SE, FICA MUDA E /OU AMORDAÇADA TALVEZ PELAS BENESSES QUE AUFERE DE ALGUNS PODERES CONSTITUÍDOS! VIVA O BLOG DO CARLOS SANTOS QUE PERMANECE ABERTO A TODAS AS VOZES!PARABÉNS!

  7. HENRIQUE diz:

    É UM DEUS NOS ACUDA!!!!…A SAÚDE DE MOSSORÓ E DO RN…PEDE SOCORRO!!!!…FALTA DE TD NOS HOSPITAIS!…VERGONHA ESTADUAL!…

  8. zeroberto diz:

    Peraí! Perai!

    Isso tudo,não são brincadeiras.
    Vejam aí,o doutor/professor,enfermeiro dermatologista,dentre outras doenças,ele deve está qualificado,para cuidar de chanha,bilros,caiau-pacupacu,impinge,sinal,etc,nestes termos ele tem razão,o atendimento demora,daí,imagine,um cara com um caiau danado,se coçando,nada de atendimento,e haja se coçar,quando for atendido,já deve mudar o profissional,pois,ele ja deve está em carne viva.
    Saúde,educação,segurança,TRANSPORTE,caos puro,tanto aqui,como alhures,é só ver e ouvir,rádio e televisão,jornais,de outros estados e cidades,os políticos,só cuidam em se locupletar,vejam o vice governador daqui,não tá nem aí pra nada,apenas,se prepara para vôos mais altos,o resto,que se exploda.Homi,vão cagar!

  9. Carlos cruz diz:

    Srs médicos e enfeimeiros essas coisas não aconteciam em governos passados ?

    • Rafael Soares diz:

      Na medida em que estão acontecendo agora não.
      Não estou aqui para defender gestão A ou B. Não tenho porquê e nem pra que.
      O que tem incomodado é o fato de se fazer estelionato eleitoral e da aparente falta de planejamento da atual gestão. Vejo inclusive boas intenções em muitos membros da diretoria e sei da qualidade pessoal que cada um tem. Alguns deles são inclusive meus amigos pessoais. O grande problema é que as perspectivas que foram dadas não tem correspondido em nada e não se vê postura para melhorias. E como disse nos twwets que escrevi. O que mais me irrita é este jogo eleitoral que se faz com o hospital. Alguns cargos estratégicos que são ocupados, digo, aparelhados politicamente. Em algumas situações percebe-se nítida falta de preparo e de planos para a melhoria do cuidado.
      Por mais que eu criticasse a antiga gestão por fazer muito mais propaganda do que mesmo ação e melhorias, não se via a direção tentando “facilitar” as coisas para apadrinhados. Infelizmente tem sido uma constante.
      O grande problema (agora não falo da gestão) é que a população precisa pensar o HRTM como SUS e não como grupo A ou B e como tal deveria ser alvo de intensas mobilizações e defesas por parte de todos, independente do credo ou das posições político-partidárias.

    • Líria Nogueira Alvino diz:

      Sr. Carlos Cruz,

      Acontecia senhor, a saúde de Mossoró nunca foi exemplo, mas agora está em um estado jamais visto.

  10. Gilmar Henrique diz:

    É revoltante!!! Colhemos os frutos do nosso sistema educacional. Esse sistema é perfeito. Foi elaborado para ser essa realidade. Repito quantas vezes for necessária> É O CURRÍCULO OCULTO QUE EDUCA. Em síntese hegeliana, nosso comportamento social é o resultado disso. Nos (sic) agregamos em partidos e somos, como qualquer fanático chinfrim, indiferentes aos fatos que se nos são apresentados como consequência de irresposabilidades administrativas.

    O povo tem que reagir e exigir mudanças de attitudes, principalmentos dos setores responsáveis pela fiscalização dos serviços públicos.

    Nosso alvo não deve ser os contraventores, mas aqueles que os dão pleno laissez-faire (permissão para fazer).

    Nosso sistema educacional é tão perfeito que mesmo que a própria realidade dos fatos comprove a veridicção (o dizer-verdadeiro) do enunciador, este será intrepretado como um sujeito frustrado e recalcado. TEMOS QUE MUDAR ESSA REALIDADE POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS, POIS AÇÕES FALAM MAIS ALTO DO QUE PALAVRAS. CRIMINOSOS DE TODOS OS TIPOS E PRINCIPALMENTE OS CONTRAVENTORESOS SÃO IMUNES ÀS PALAVRAS ……..

    Gilmar Henrique (Like me like my DOG)

  11. fernando fla diz:

    Se na cidade da Mulher o Hospital tá dessa maneira.Imagin, em Natal, no hospitaldos doidos.

  12. Adriana Maria Alves diz:

    Rafael tenho orgulho de ser enfermeira quando vejo profissionais como vc que não perderam a capacidade de se indignar frente a tantos erros na saúde e que tem a coragem de denunciar e lutar por melhorias no atendimento a população como preconiza o SUS. Meu forte abraço e meu apoio amigo. O mundo precisa de pessoas como vc para sair do caos que está.

  13. Luzia Bessa diz:

    Rafael, estivemos juntos naquele plantão onde fomos instigados( por um profissional do SAMU que não teve a mesma coragem que você) a denunciar na imprensa o caos pelo qual passa o Nosso querido Tarcísio Maia, olha colega, quando retornei do plantão ao entrar em casa larguei a bolsa e fui direto para o computador formalizar uma denúncia ao nosso Conselho de Classe – COREN/RN e ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. Fiquei um trapo depois daquele plantão e outros anteriores é claro, porém ainda tenho forças e lucidez para lutar por dias melhores, na DEFESA DE UM SUS PÚBLICO E DE QUALIDADE onde seus princípios constitucionais seja respeitados na defesa pela vida.
    abraSUS,
    Luzia Bessa – Enfermeira do Pronto Socorro do HRTM.

  14. Luzia Bessa diz:

    Rafael,
    Esqueci de dizer que precisamos de muitos, muitos, muitos mesmo RAFAELssssssssssssssssssss.
    Parabéns pela coragem e conte comigo, só a luta nos libertará.
    abraSUS,
    Luzia Bessa – Enfermeira do Pronto Socorro do HRTM.

  15. Rafael Soares diz:

    Minha querida amiga Luzia Bessa. Somos parte de um mesmo grupo que defende um SUS acima de desejos eleitorais ou de grupos políticos. SUS enquanto direito dos brasileiros e não enquanto moeda eleitoral de grupos políticos oligárquicos que dominam o estado do RN como um curral eleitoral. O RN não é do grupo da governadora. Ele é do povo do RN. O SUS não é moeda eleitoral é o maior direito de cidadania desta país.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.