• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 07/11/2023 - 05:44h
Mossoró

PT admite ‘terceirização’ de candidatura temendo vexame

Isolda teve votação acanhada em 2020 e, novo projeto, precisa ser repensado (Foto: BSV)

Isolda até o momento não se apresenta como pré-candidata e evita tocar no assunto (Foto: BSV)

O Partido dos Trabalhadores do RN (PT-RN) vive o momento mais diferenciado em termos de poder no estado, desde que engatinhou nas urnas no distante 1982, há 41 anos. Tem a Presidência da República com Lula e o Governo do RN com Fátima Bezerra.

Mas, para 2024, seus sonhos de Natal ao interior estão aquém de tanto capital político. São ínfimas as perspectivas, principalmente no interior, de avançar em conquistas de prefeituras.

Mossoró talvez seja o caso mais emblemático. Existe a hipótese do PT não apresentar candidatura própria à prefeitura, preferindo “terceirizar” eventual desgaste. Esse plano alternativo foi trabalhado de forma mais sistemática nos últimos meses, mesmo perdendo força recentemente.

O alvo obsessivo era Lawrence Amorim (SDD), presidente da Câmara Municipal e aliado do governismo local. Ele não foi convencido a mudar de lado e projeto político pessoal.

A ‘candidata natural’ – deputada estadual Isolda Dantas (PT) – ainda não se apresentou até hoje com o vigor de postulante. Foi apresentada.

A razão é simples: o temor de passar vexame e comprometer seu projeto para 2026, quando aspira concorrer à Câmara dos Deputados. Porém, é provável que acabe indo pro sacrifício.

Compreensível o temor da parlamentar estadual. Situação com certas semelhanças ocorreu com a campeão de votos e pré-candidata à Prefeitura de Natal em 2020, deputada federal Natália Bonavides (PT). Na campanha 2020, cotadíssima para concorrer à Prefeitura de Natal, esquivou-se.

Poupou-se para ir à reeleição em 2022 e ganhar musculatura à contenda municipal de 2024. Está em campanha desde que acabaram as eleições do ano passado.

Avalanche

Em 2020, a deputada estadual Isolda Dantas foi apenas terceira colocada na corrida municipal, com modestos 8.051 votos (5,86%). Já o vencedor, então deputado estadual Allyson Bezerra (no Solidariedade, hoje UB), somou 65.297 (47,52%).

A avalanche do fenômeno Allyson Bezerra encobriu a petista com maioria de 57.246 votos.

Se mantiver alta aprovação pessoal e administrativa até a campanha, o prefeito Allyson Bezerra será um contendor ainda mais difícil de ser batido. O PT e Isolda sabem bem disso.

Veja AQUI como foram os números finais das eleições municipais de 2020.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Heytor George diz:

    Há mais tempo, CAERN ” pinta e borda” em Mossoró, a Deputada Estadual com residência nesta cidade não toma providencias, não fala sobre o assunto do desabastecimento de água, só quer viver de cultura, é projeto pra cá, é projeto de lei pra lá,. faça-me o favor deputada, eu fosse a senhora, nem pensaria em se candidatar a prefeitura de Mossoró, só assim não passará vergonha, segundo mandato na assembleia Legislativa, mas disse para quê veio, leis aprovadas : Cultura, pelo amor de Deus, o povo precisa de outras coisas, cultura não enche bucho do povo.

  2. barbosa Gomes diz:

    Perguntar não ofende: Será que a Deputada vai fazer o “L”. Deveria fazer, até pq como justificar os sufragios recentes…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.