O Ramal Apodi integra o Eixo Norte do Projeto de Transposição de águas do Rio São Francisco (PISF), com extensão de 115,3 quilômetros, e levará água a 54 municÃpios: 32 do Rio Grande do Norte, 13 da ParaÃba e 9 do Ceará, beneficiando 750 mil pessoas. A infraestrutura contará com três áreas de controle, 23 trechos de canais, sete aquedutos, oito rápidos e o túnel visitado neste dia 01 que terá 6,3 quilômetros de extensão.
A obra é executada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). O valor é de R$ 1.613.717.780,74 (valor de referência) e R$ 974.094.000,00 (valor contratado). A implantação exige a aquisição de terras, realocação populacional, linhas de transmissão e subestações, canais e obras de drenagem.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf), maior obra de infraestrutura hÃdrica do Brasil, tem como objetivo levar água a 12 milhões de habitantes, em 390 municÃpios, nos estados de Pernambuco, Ceará, ParaÃba e Rio Grande do Norte.
A obra promove a geração de emprego e inclusão social com oferta de água para consumo humano, atividades agrÃcolas e industriais. No total, os dois canais principais de transferência de água — Eixo Norte e Eixo Leste — têm 477 quilômetros de extensão. A obra engloba a construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios.
As infraestruturas do projeto integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas Açu e Apodi (CE/RN/PB) por meio de canais, estações de bombeamento e adução. Também inclui a infraestrutura hÃdrica por ramais associados que envolvem canais, túneis, aquedutos, estações de bombeamento, linhas de recalque, estrutura de deságue, barramentos, estruturas de controle e derivação.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário