segunda-feira - 14/07/2025 - 15:38h
Economia

Risco de grande inadimplência ronda mercado interno com tarifaço

Silvano Boing, CEO da Global, maior recuperadora de crédito B2B do Brasil (Foto: Divulgação)

Silvano Boing, CEO da Global, maior recuperadora de crédito B2B do Brasil (Foto: Divulgação)

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para o mercado americano, com implementação prevista para 1º de agosto, amplia significativamente o risco de inadimplência entre empresas exportadoras brasileiras e suas fornecedoras, alerta Silvano Boing, CEO da Global, maior recuperadora de crédito B2B do Brasil.

O mercado financeiro reagiu rapidamente ao anúncio das tarifas, com quedas nas bolsas e alta do dólar, refletindo as dificuldades esperadas para empresas brasileiras expostas ao mercado norte-americano.

Segundo o executivo, uma tarifa em patamar tão alto compromete seriamente a receita e o fluxo de caixa das exportadoras brasileiras. “O aumento da tarifa para 50% gera um choque direto no capital de giro das empresas exportadoras nacionais, que precisam escolher entre reduzir preços e perder margem ou sair do mercado americano”, explica Boing.

“Isso provoca um efeito em cadeia: empresas fornecedoras de insumos, transportadoras e serviços logísticos enfrentam atraso nos recebimentos, com forte pressão sobre o caixa operacional.”

“Setores de commodities têm a possibilidade de redirecionar vendas para outros mercados, mas bens manufaturados e agrícolas podem sofrer com perda de espaço nos EUA, gerando excesso de oferta interna e pressão sobre os preços no Brasil”, explica Boing. “O capital de giro das empresas exportadoras será pressionado pela redução de receita, aumento de estoques e possível cancelamento de contratos.”

Efeito cascata

Uma quebra de contratos de exportação pode virar calote aos fornecedores locais, transmitindo o choque a múltiplos elos da cadeia produtiva. Empresas de transporte, por exemplo, que contavam com fretes para os EUA podem ficar sem receber; produtores de matérias-primas ficam com pedidos cancelados e pagamentos atrasados.

Os EUA representam o segundo maior destino das exportações brasileiras, absorvendo cerca de 12% dos produtos vendidos pelo Brasil, o equivalente a aproximadamente US$ 20 bilhões no primeiro semestre de 2025. A nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos afeta setores brasileiros de forma desigual, mas alguns segmentos têm exposição maior e são mais impactados, especialmente siderurgia, aeronáutica, agronegócio e indústria de transformação.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.