• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 24/09/2010 - 08:37h

Rosalba e Agripino sobrevivem a Lula no RN – Eleições 2010


A pesquisa do Instituto Ibope para o Governo do Estado, divulgada ontem à noite em sua quinta rodada, através da InterTV Cabugi, mostra novidades residuais. São números que precisam ser esclarecidos.

Pelos dados do Ibope, o governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB) cresceu 6% em 12 dias. Saiu de 23% para 29%.

A vantagem que a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tinha para ele e os demais candidatos caiu de 14% para 10%.

Entretanto nas filigranas dos números é visível que a elevação de Iberê praticamente não afetou, diretamente, o cabedal de intenções de votos da adversária. Numericamente, ela decaiu de 50% para 49%, dentro da margem de erro de 3%.

Nota-se, que Rosalba tem um altíssimo índice de cristalização de votos. A pesquisa revela a "engorda" de Iberê em cima do manancial de eleitores de adversários nanicos, o próprio Carlos Eduardo (PDT), que perdeu 3% (caiu de 12% para 9%) e na faixa de indecisos/branco/nulo.

Os indecisos eram 5% e baixaram para 3%; os votos branco/nulo desceram de 8% para 4%.

Como não ocorreu qualquer fato novo de alta relevância, que justificasse a elevação de Iberê, o entendimento é de melhoria em sua performance a partir das aparições do presidente Lula da Silva (PT) em seu programa eleitoral. Contudo num sentido inverso, a imagem e voz do presidente não tiraram votos de Rosalba.

Também é óbvio que a mudança de tom dos programas de Iberê e Carlos Eduardo, com denúncias e críticas contundentes à senadora como política e gestora, não abalaram seu capital eleitoral.

Para forçar o segundo turno, não basta Iberê se nutrir com predileção dos indecisos e daqueles que pensam em anular o voto. Se todos os indecisos/branco/nulo mudarem em sua direção, ele reduzirá de 10% para 3% o caminho para o segundo turno.

Iberê terá de abocanhar intenções de votos da própria Rosalba e esperar que Carlos não continue a queda livre. Se "comer" a base de Carlos, é como se estivesse engolindo o próprio rabo. Se não tirar votos de Rosalba, morrerá na praia.

Senado

Em relação à disputa ao Senado, há outra demonstração de que as inserções da propaganda eleitoral com a presença de Lula, não causaram erosão direta nos adversários dos governistas.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) subiu de 35% para 37%, mas seu principal contendor, senador José Agripino (DEM), galgou mais 4%. Partiu de 54% para 58%.

Hoje, conforme espelha o Ibope, Agripino vê Wilma pelo retrovisor e seu foco é quem está um pouco à frente com 60%: o senador Garibaldi Filho (PMDB), que manteve a mesma pontuação da pesquisa anterior.

Os dois, Agripino e Garibaldi, estão lutando pela primeira colocação.

A performance de ambos, que estão coligados à Rosalba, com 58% e 60%, revela um "casamento" quase perfeito entre os três.

Demonstra, ainda, que a entrada em cena do presidente Lula em favor de Iberê e Wilma, certamente foi salutar. Mas não é o bastante.

Rosalba e Agripino continuam, a princípio, fora do alcance do fenômeno Lula.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Carlos Gomes de Moura diz:

    Essa pesquisa do Ibope está furada…
    Aguardemos a do Vox Populi…e as urnas dia 03 de outubro…
    Aposto na base de Lula!!!
    Vote 12, Carlos Eduardo…Sávio, 651, Wilma, 400

  2. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Jornal O Mossoroense de hoje, sexta-feira: PESQUISA IBOPE MOSTRA POSSIBILIDADE REAL DE REALIZAÇÃO DE SEGUNDO TURNO NO RN.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.