A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) defendeu na Comissão de Infraestrutura que os recursos para o saneamento básico sejam repassados diretamente para os municípios. Ponderou que não deve existir intermediação dos governos estadual ou federal.
Falando de sua experiência como prefeita de Mossoró, propôs que o Ministério da Saúde amplie os recursos para o esgotamento sanitário.
– O saneamento básico traz saúde e qualidade de vida à população – argumentou a senadora, conceituando essa como a mais importante das ações de governo.
Quando era prefeita, assim afirmou, conseguiu com o programa de saneamento reduzir em 81% o índice de mortalidade no município. “Escolhemos os bairros Santo Antonio e Barrocas, uma das áreas mais críticas que tinha também muitos casos de cólera, e conseguimos esse êxito”, afirmou.
Salientou ainda que com emendas do deputado Betinho Rosado (DEM) e recursos do município, conseguiu elevar de 6% para 60% o índice de esgotamento sanitário nos bairros.
A senadora sugeriu, ainda, ao presidente da CI, senador Fernando Collor de Melo, que a Comissão destine para a área emenda ao projeto de lei do Orçamento da União de 2010.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora.























Muito interessante, quem no passado não desejava a adutora para Mossoró, hoje luta pelo controle da verba do saneamento gerado pelas águas consumidas da ADUTORA.