A Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, terá um momento decisivo na edição deste ano de 3 a 13 de dezembro.
Apesar de menos recurso e sem a presença do seu principal condutor, monsenhor Américo Simonetti, recentemente falecido, parece que sobram boa vontade, disposição e bom senso. Portanto, há muito em mãos.
O vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, conduz a programação ao lado de outros colaboradores. De saÃda é tomada a mais importante e lógica decisão: os festejos vão se concentrar em torno da Catedral de Santa Luzia.
Desde que a Prefeitura de Mossoró passou a influir diretamente na organização, que o evento decaiu em participação popular. Não é para menos.
Por influência do prefeito de fato, agitador cultural Gustavo Rosado (PV), a festa pagã foi transformada numa promoção carnavalizada, a começar da birutice de dispersá-la para longe da catedral. Ineditismo próprio dos estúpidos, que se acham gênios.
Não faltou até mesmo a criação de corredores para simples bebedeiras, como se a Avenida Augusto Severo fosse uma espécie de "Broadway", principal artéria de Canoa Quebrada (CE), com bares temáticos e festim sem medida.
Há um lado bom no fato do Governo "Da Gente" (deles) ter tirado apoio de R$ 70 mil (antes seriam R$ 100 mil) à festa deste ano: pelo menos não metem o bedelho como antes, para causar tantos estragos. Nem a padroeira escapa de tanta incompetência.
E viva Santa Luzia!
P.S – Mirem-se na mais harmônica festa religiosa-social do Rio Grande do Norte, a de "Sant´anna" (Caicó): limpa, organizada e emocionalmente densa.
Fizeram os buracos no asfalto da av. augusto severo para fixar as barracas do ano passado e até hoje não ajeitaram. Podem observar que ao chegar próximo do colégio das irmãs até perto da center plantas o asfalto (próximo mas nem tanto) da calçada é todo esburacado. Um absurdo e uma irresponsabilidade. Cavaram os buracos e deixaram lá. Ainda bem que a festa vai voltar para os proximidades da Catedral. Alguém pensa em Mossoró!
Em outras conversas com minha avó, detectamos outro ineditismo proporcionado pelo gooverno da Gente (deles), a retirada da festa do entorno da igreja. Nunca, nesse pais de Mossoró, a festa de Santa Luzia tinha sido deslocada do entorno de sua Matriz. Concordo com Carlos, é melhor que a prefeitura não disponibilize dinheiro e também não opine. Que os (“as”) “promouters” culturais deixem a festa de “Tia Luzia” (como chamavamos respeitosamente na adolescência… rsrs) acontecer como nos seus tempos clássicos.
Abraço
Pelo amor de Deus não deixemos duas coisas acontecerem na Festa de nossa Santa Padroeira, em nome do santo nome do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti e sua bonÃssima alma: Não permitamos q a beleza da festa e sua tradição ultrapasse a dimensão do entorno da catedral ; nem q utilizem da encenação, em fazer um mega espetáculo !
Decisão mais do que acertada, uma vez que concentra todo o festejo em um determinado local, muito embora o trânsito naquelas imediações fique cada vez mais caótico, mas espero que o pessoal do GETRAN consiga fazer um “malabarismo”, afim de não prejudicar nem uma parte (os comerciantes e profissionais liberais), nem outra (os que de alguma forma se beneficiam dos festejos à Santa Luzia. No mais… Viva Santa Luzia!!
A festa vai voltar a ter cara de festa de padroeira.
daqui de caicó fico satisfeito que a festa de Santa Luzia volte a ser como era na minha infância…espero que um dia chegue perto do que hoje é a festa de Sant´Ana…
Mirem-se na feira da fé,a “Profé” dos anos 70,expulsem os polÃticos da festa e da procissão e assim se fará como deseja qualquer santo.Ave!Ave!
FORA A CAMBADA DE GENTE DANÇANTES DE UMA DETERMINADA COMPANHAI Q NADA SABE OQ É SER CATÓLICO PQ SÓ VER FE$$$$$$$TA!!!!!
Carlos, esse convite não é motivado pelo elogio justo a Festa de Santana.Olha cara, no próximo domingo será lançado em Caicó o livro “50 anos do Bar de Ferreirinha” A apresentação é de Moacy Cirne.Se puder, venha será muito bem vindo.Em tempo:O livro foi escrito pelos irmãos Carlos Roberto e Clóvis Pereira(Pituleira) e editado pelo Sebo Vermelho.Animação do Fuzuê,Orquestra do Bloco do Magão ,presença da atriz cearence Nina Rizzi.Um abraço…
até que enfim vou poder mostrar ao meu filho o que é realmente a festa de santa luzia.