• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 28/10/2009 - 09:48h

Santa Luzia volta a ter festa sem carnavalização

A Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, terá um momento decisivo na edição deste ano de 3 a 13 de dezembro.

Apesar de menos recurso e sem a presença do seu principal condutor, monsenhor Américo Simonetti, recentemente falecido, parece que sobram boa vontade, disposição e bom senso. Portanto, há muito em mãos.

O vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, conduz a programação ao lado de outros colaboradores. De saída é tomada a mais importante e lógica decisão: os festejos vão se concentrar em torno da Catedral de Santa Luzia.

Desde que a Prefeitura de Mossoró passou a influir diretamente na organização, que o evento decaiu em participação popular. Não é para menos.

Por influência do prefeito de fato, agitador cultural Gustavo Rosado (PV), a festa pagã foi transformada numa promoção carnavalizada, a começar da birutice de dispersá-la para longe da catedral. Ineditismo próprio dos estúpidos, que se acham gênios.

Não faltou até mesmo a criação de corredores para simples bebedeiras, como se a Avenida Augusto Severo fosse uma espécie de "Broadway", principal artéria de Canoa Quebrada (CE), com bares temáticos e festim sem medida.

Há um lado bom no fato do Governo "Da Gente" (deles) ter tirado apoio de R$ 70 mil (antes seriam R$ 100 mil) à festa deste ano: pelo menos não metem o bedelho como antes, para causar tantos estragos. Nem a padroeira escapa de tanta incompetência.

E viva Santa Luzia!

P.S – Mirem-se na mais harmônica festa religiosa-social do Rio Grande do Norte, a de "Sant´anna" (Caicó): limpa, organizada e emocionalmente densa.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Anna diz:

    Fizeram os buracos no asfalto da av. augusto severo para fixar as barracas do ano passado e até hoje não ajeitaram. Podem observar que ao chegar próximo do colégio das irmãs até perto da center plantas o asfalto (próximo mas nem tanto) da calçada é todo esburacado. Um absurdo e uma irresponsabilidade. Cavaram os buracos e deixaram lá. Ainda bem que a festa vai voltar para os proximidades da Catedral. Alguém pensa em Mossoró!

  2. Bruno Sérvulo diz:

    Em outras conversas com minha avó, detectamos outro ineditismo proporcionado pelo gooverno da Gente (deles), a retirada da festa do entorno da igreja. Nunca, nesse pais de Mossoró, a festa de Santa Luzia tinha sido deslocada do entorno de sua Matriz. Concordo com Carlos, é melhor que a prefeitura não disponibilize dinheiro e também não opine. Que os (“as”) “promouters” culturais deixem a festa de “Tia Luzia” (como chamavamos respeitosamente na adolescência… rsrs) acontecer como nos seus tempos clássicos.

    Abraço

  3. Francisco Ribamar diz:

    Pelo amor de Deus não deixemos duas coisas acontecerem na Festa de nossa Santa Padroeira, em nome do santo nome do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti e sua boníssima alma: Não permitamos q a beleza da festa e sua tradição ultrapasse a dimensão do entorno da catedral ; nem q utilizem da encenação, em fazer um mega espetáculo !

  4. Camilo Paula Barros diz:

    Decisão mais do que acertada, uma vez que concentra todo o festejo em um determinado local, muito embora o trânsito naquelas imediações fique cada vez mais caótico, mas espero que o pessoal do GETRAN consiga fazer um “malabarismo”, afim de não prejudicar nem uma parte (os comerciantes e profissionais liberais), nem outra (os que de alguma forma se beneficiam dos festejos à Santa Luzia. No mais… Viva Santa Luzia!!

  5. Ivana diz:

    A festa vai voltar a ter cara de festa de padroeira.

  6. marcos batista diz:

    daqui de caicó fico satisfeito que a festa de Santa Luzia volte a ser como era na minha infância…espero que um dia chegue perto do que hoje é a festa de Sant´Ana…

  7. ze roberto diz:

    Mirem-se na feira da fé,a “Profé” dos anos 70,expulsem os políticos da festa e da procissão e assim se fará como deseja qualquer santo.Ave!Ave!

  8. Aline Veras de Souza Amorim diz:

    FORA A CAMBADA DE GENTE DANÇANTES DE UMA DETERMINADA COMPANHAI Q NADA SABE OQ É SER CATÓLICO PQ SÓ VER FE$$$$$$$TA!!!!!

  9. pituleira diz:

    Carlos, esse convite não é motivado pelo elogio justo a Festa de Santana.Olha cara, no próximo domingo será lançado em Caicó o livro “50 anos do Bar de Ferreirinha” A apresentação é de Moacy Cirne.Se puder, venha será muito bem vindo.Em tempo:O livro foi escrito pelos irmãos Carlos Roberto e Clóvis Pereira(Pituleira) e editado pelo Sebo Vermelho.Animação do Fuzuê,Orquestra do Bloco do Magão ,presença da atriz cearence Nina Rizzi.Um abraço…

  10. Rodrigo diz:

    até que enfim vou poder mostrar ao meu filho o que é realmente a festa de santa luzia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.