“Os recursos da saúde poderiam ser melhor aplicados. Contudo, reconhecemos que a grande quantidade de pacientes de outros municípios que são atendidas em Mossoró causa significativo impacto nos investimentos na saúde”. A declaração foi feita hoje pela manhã na Câmara Municipal, pelo vereador Genivan Vale (PDT), durante audiência para prestação de contas da Saúde municipal, referente ao 3º quadrimestre de 2015.
“É preciso que haja uma pactuação com esses municípios. Além disso, é preciso chamar o Governo do Estado à responsabilidade para repassar os recursos devidos a Mossoró”, frisou o parlamentar.
Invasão
Ainda durante a audiência, o vereador solicitou da Secretaria Municipal de Saúde a relação detalhada das cidades que “invadem” o serviço de saúde, ou seja, municípios que encaminham seus munícipes para Mossoró, mas não encaminham os recursos equivalentes a estes serviços.
O próprio governo municipal parece ter chegado ao seu limite, em termos de paciência, com o Governo Robinson Faria (PSD), que também não dá a devida contrapartida à Saúde Municipal.
Apesar de aliado do governador, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) está entregue à própria sorte. Na Saúde e Segurança, pontos mais críticos dos serviços públicos, em Mossoró, o Governo do Estado praticamente lavou as mãos e tomou distância.
Secretária
“Muitos não sabem, mas desde 2010 que Mossoró não recebe os repasses corretamente”, reagiu a secretária municipal da Saúde, Leodise Cruz.
“Esse fato tem nos levado a situações difíceis no setor. Sem os recursos, dificulta a ação do município, mas mesmo diante dessa circunstância, o município tem investido em uma série de serviços”, informou Leodise.
Acompanhe também nosso Twitter AQUI com notas e comentários mais ágeis.
Faça um Comentário