• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 27/03/2017 - 17:04h
Operação Candeeiro,

Senador e dois deputados federais são citados em delação

Do G1RN

Um senador da República e dois deputados federais do Rio Grande do Norte foram citados em delações premiadas celebradas entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público potiguar, o ex-diretor administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e uma professora universitária.

Gutson prestou depoimento (Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)

As citações são relativas ao esquema de desvios dentro do Idema que resultou na deflagração da Operação Candeeiro, em setembro de 2015. As delações, que ainda estão sob sigilo, foram homologadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux em 3 de março passado. O G1 teve acesso ao documento.

Com a homologação por parte do Supremo Tribunal Federal, as delações passam a servir como base para novos pedidos de inquérito e investigações das Operações Dama de Espadas e Candeeiro. A partir de agora, os autos dos processos resultantes das duas ações seguem para o STF.

Fraudes

Em novembro passado, o advogado e ex-diretor administrativo do Idema Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra assinou termo de colaboração premiada se comprometendo a delatar outras pessoas envolvidas em fraudes ocorridas no próprio Idema e na Assembleia Legislativa, inclusive “políticos que tenham praticado ilícitos”.

Luiz Fux lembra, no documento, que a Operação Candeeiro investigou “esquema de corrupção desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do Idema”.

O texto da homologação não traz os políticos citados por Gutson Reinaldo e Vilma Rejane nas delações, mas o ministro esclarece que “em face da menção dos colaboradores ao envolvimento de parlamentares federais, especificamente dois deputados federais e um senador, nos fatos delituosos, configura-se a competência do Supremo Tribunal Federal para a homologação dos acordos”.

O ministro ressalta que os termos de acordo de colaboração premiada homologados foram conduzidos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e que as delações se baseiam na Lei 12.850/2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Angelo diz:

    Depois das operações “Sinal Fechado” e “Sal Grosso”, percebi que a justiça quando chega na fronteira do estado, bate e volta pra outro lugar. De quantos outros escândalos precisaremos no RN para que tenhamos justiça? Vão deixar prescrever todos os crimes cometidos por esses bandidos?

  2. Marcos Pinto. diz:

    Não precisa nem ser expert em cartas de tarô para saber que o Senador é o José Agripino Gripado e os Deputados Federais são o Henriquinho riquinho Alves, que pegou rios de dinheiro da desapropriação de mais de 10 mil hectares de terras para implantação do Perímetro irrigado na Chapada do Apodi, cujas obras com preços superfaturados teve somente tímido início feito pelas famosas Empreiteiras OAS, EIT e Odebrecht, que bancaram a campanha do HENRIQUE ALVES ao governo do estado em 2014. O segundo Deputado Federal é o famoso Rogério Saco Preto, que é o mesmo Rogério Marinho. Acreditar em punição ? Quem há de ???. Uma lástima, pois.

  3. João Claudio diz:

    Sei não, viu? O que eu sei é que o braço direito do Zé Ladrão Dir$eu, Roberto Gonçalves, acaba de ser preso.

    Vôtis! Tem PTralha ladrão que nem presta. Né não?

    Lembrando que o Zé Ladrão Dir$eu que está preso, é o mesmo que veio a Mossoró e cobrou caro para ser visto e ouvido; é o mesmo que ”encantou” os presentes que pagou para vê-lo; é o mesmo ladrão que foi aplaudido calorosamente de pé por uma plateia que se diz ”letrada”; é o mesmo ladrão que alguns mossoroenses fizeram fila para serem fotografados ao lado dele; é o mesmo ladrão que foi convidado a vir outras vezes à Mossoró, pois as portas da cidade, segundo os ‘letrados” estariam sempre escancaradas à ”intelectuais” do naipe do… dele.

    PS- Alguns mossoroenses, além de aplaudi-lo de pé, ainda se disseram em off estar interessados em ficar de quatro, caso o ladrão viesse a solicitar.

    Eu conheço muitos mossoroenses que pagaram para ver o pulha. Inclusive, alguns que comentam no blog.

  4. George Duarte de Lima diz:

    Decifra-me ou te devoro!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.