• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 12/05/2014 - 10:51h
Mossoró e região

Setor do petróleo tem crise bastante agravada

Continua muito delicada a situação de trabalhadores que atuam em empresas terceirizadas, integrantes da indústria do petróleo, na região de Mossoró. Desemprego continuado e em massa, salários atrasados, quebradeira em série.

Um caso emblemático é da empresa Empercom – Empresa de Montagem e Serviços Gerais Ltda, criada no ano de 1997.

Empregados formulam apelo, através do Blog, para que consigam apoio ao atendimento de suas necessidades salariais e outros benefícios, que não estariam sendo atendidos. Atrasos no pagamento de salários chegariam há três meses.

Há alguns meses, a Sertel – também terceirizada da Petrobras –  deu um calote em mais de 400 trabalhadores. Encerrou atividades e deixou para trás um rastro quase infindável de problemas para empregados, fornecedores e prestadores de serviço.

Outros casos se multiplicam, numa cidade que teve a Câmara Municipal homenageando a presidente da Petrobras, Graça Foster, com título de cidadã mossoroense, sem que ela sequer conheça a região.

Nota do Blog – Até aqui, a classe política tem feito algum barulho, tirado algumas fotos com autoridades da Petrobras etc., mas sem qualquer resultado prático.

Há um desmanche nas atividades petrolíferas na região, algo irreversível e continuado.

A economia local sente bem essas consequências.

Muitas empresas em dificuldades e outras no mesmo caminho.

Efeito cascata, abalo em cadeia.

Infelizmente.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Marc diz:

    Que nada! ta tudo tudo ótimo segundo Dilma e sua quadrilha! a petrobras daqui de mossoró é otima!esses funcionarios estão doidos ! a Petrobras nunca esteve tão solida! investimos bem é pasadena,cuba,vamos investir em uma usina hidroelétrica na Nicarágua,pois aqui temos energia sobrando! O povo do brasil reclama de mais!

  2. Rui Nascimento diz:

    Para bons entendedores, isso seria esperado, cedo ou tarde e com a descoberto do Pré-Sal, foi apenas um pouco antecipado. A sociedade e a classe política apenas não deu valor a algo obvio. Todo o petróleo produzido hoje na Bacia RN-CE tem o mesmo volume facilmente extraído com uma pequena plataforma na região do Pré-Sal a um custo infinitamente menor, então cabe uma perguntinha básica: em qual dos dois lugares a lógica desse mercado de altíssimas cifras recomenda investir? Os intelectuais da política do RN devem achar que aqui é mais rentável, certamente!

    • Fred diz:

      Isso sendo pessimista em relação a uma plataforma. Entrou em operação a P-62 que sozinha vai produzir 180 mil barris ( mais de 2 vezes) e 6 milhões de m³.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Interessante é tudo isto acontecendo, DESEMPREGO se agigantando e ninguém cobrar os quase 2 mil empregos prometidos pela empresa de terceirização de Belo Horizonte.
    Esta empresa recebeu um terreno avaliado em DEZENAS DE MILHÕES DE REAIS a título de doação e mais isenção de IPTU e ISSQN.
    Mossoró só é ruim para os seus filhos.
    Fosse algum grupo aqui da terra e a doação deste terreno, um ESCÃNDALO, já estaria sendo revista, uma vez que a empresa NÃO cumpriu a sua parte no acordo.
    Querem diminuir o desemprego em Mossoró?
    Basta estender aos empresários mossoroenses a isenção de IPTU e ISSQN concedida a esta empresa de terceirização.
    Muitas empresas voltarão a contratar funcionários.
    Achando pouco o desemprego existente, agora estão tramando a troca do terreno onde está o NOGUEIRÃO por um campinho de futebol a léguas de distância de Mossoró.
    Vão acabar com o futebol mossorense e de quebra aumentar ainda mais o desemprego, já que no local onde hoje está o NOGUEIRÃO será instalado um megasupermercado que irá levar à falência todas as lojas do centro de Mossoró, já que atuará em todas as áreas, indo de miudezas, confeções, calçados, pneus, peças de carros e até mesmo alimentos.
    A quem interessa esta “troca” do NOGUEIRÃO pelo campinho de futebol?
    Por que a empresa de terceirização recebeu de graça um terreno, prometeu 2 mil empregos, não empregou ninguém e todos se calam?
    Mossoró precisa reagir.
    ////
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
    PEDIMOS UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ.

  4. NÓBREGA diz:

    Pelo que consta neste post, não é hora de os petroleiros pleitearem aumento salarial e sim regularidade dos pagamentos e a permanência no emprego.
    Aqui se verifica a grande diferença do trabalhador da iniciativa privada comparado ao servidor público que desfruta da estabilidade e tem seus ganhos assegurados mesmo que a economia ande aos trancos e barrancos e, mesmo assim, se acha no direito de fazer greves na base do “ou dá ou desce” prejudicando a população que os paga mediante a cobrança de pesados tributos.

    • Gilvandro Alves da Silva diz:

      Só a título de esclarecimento, os funcionários da PETROBRÁS, assim como os do Banco do Brasil, não são funcionários públicos, submetem-se às leis da CLT e podem ser demitidos a qualquer tempo. Aliás, todo mês temos demissões tanto na PETROBRÁS quanto no BB, por variados motivos.
      As citadas empresas são federais e de ECONOMIA MISTA, ou seja, são sociedades anônimas de capital aberto a qualquer brasileiro que queira comprar suas ações.

  5. LUIZ TRINDADE diz:

    CARLOS não é isso que o “Tião do Petróleo” demonstra em Mossoró, a tirar por sua mansão recém-construída em Tibau, pelo menos pra ele, o magnata, a coisa tá de vento em popa no seu captador de energia eólica instalado na sua “casinha” de praia… Ou ele é PT???

    • Marcos diz:

      Luiz,tião e um investidor,veja se os negócios dele hoje concentra-se no PETRÓLEO.A vida e um ciclo,e o do petróleo em nossa cidade já foi, passou.

      • AVELINO diz:

        Agradeço, prezado MARCOS, por você ter me atualizado no tema… Pois então cuidem logo em “pular fora” da atividade porque a megera da Dilma conseguiu quebrar a PTrobras e o pinguço do Lula conseguiu ficar milionário, coincidentemente no mesmo período da superfaturada compra da Refinaria de Pasedena com um ágilzinho de cerca de 25 vezes a maior do que o seu preço real de mercado… A exemplo, você compraria um ovo que suponha custar R$ 1,00 pela bagatela de R$ 25,00???
        Pois foi isso o que aconteceu com a megera da Dilma, em gratidão pela sua eleição, transformando o pinguço do Lula hoje num milionário, dono do FRIGORÍFICO FRIBOI e da TELEFÔNICA Oi… Enquanto você está sujeito a perder o seu emprego!!! PARTICIPE DO PROJETO NACIONAL “XÔ PT” NÃO VOTANDO EM NENHUM PTRALHA EM 2014… OS BRASILEIROS HONESTOS QUEREM O SEU PAÍS DE VOLTA!!!

  6. Jacqueline Amaral diz:

    Todos sentimos na pele as consequências dessa triste situação, principalmente quem tem filhos jovens que ao se formarem, precisam ingressar no mercado de trabalho. A minha filha Raíssa, funcionária da Halliburton, há mais de cinco anos foi transferida para Macaé-RJ, depois de ter passado por Catu-BA. Uma grande empresa como a Halliburton, organizada, uma das maiores do mundo, quase que está sendo obrigada a sair de nossa cidade. Graças à enorme dedicação profissional de Raíssa e o reconhecimento por parte da empresa, não entrou nas estatísticas do desemprego.
    Já meu filho Rommel, Engenheiro de Produção, também migrou para Macaé, onde está se especializando em Petróleo e Gás, tendo ingressado no mercado de trabalho, em Campos de Goytacazes-RJ, na empresa NOV, também uma grande e poderosa empresa. Eu fico me perguntando, o que faltou nessa trajetória? Porque a Petrobras está oferecendo PDV e ao mesmo tempo abrindo concurso público? Muita coisa precisa ser explicada.
    Precisamos unir forças para os investimentos voltarem a acontecer em Mossoró.

Trackbacks

  1. […] situação (desemprego na indústria do petróleo em Mossoró e região – Veja postagem AQUI), principalmente quem tem filhos jovens que ao se formarem, precisam ingressar no mercado de […]

  2. […] abordado pelo Blog Carlos Santos. Matérias foram postadas nessa segunda-feira (12) – Veja AQUI e AQUI. Tomaz vê audiência como palanque sem resultado (Foto: Câmara de […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.