Galinha suicida
O professor Vingt-un Rosado esparrama-se numa rede na casa de praia de um genro. Entre folhas de um livro que devora, observa uma galinha amarrada, pronta para ser sacrificada.
– O que é que a bichinha está fazendo ali? – pergunta a uma filha.
Ela explica. O destino da "penosa" é a panela.
"Solte a galinha", apela Vingt-un por duas vezes.
– Papai, ela acaba voltando – argumenta a mesma filha.
De tanto pressionar, Vingt-un consegue o intento. Só que, como previsto, a galinha retorna ao local.
Com seu corpanzil, Vingt-un por três vezes se levanta – às escondidas – para afungentá-la. Mas a galinha volta serenamente. Pronta para o sacrifício.
Na quarta tentativa, Vingt-un apela:
– Essa é uma galinha suicida. E desiste de lhe dar fuga.
O destino dela foi selado aí: panela. Virou uma saborosa galinha à cabidela.
Esse “causo” ocorrido no lazer do saudoso amigo PROF. VINGT-UN ROSADO me remete a outro, em que ele também foi interessante protagonista: Em plena campanha política, em Outubro de 1968, Dr. Vingt-Un disputava o cargo de prefeito de Mossoró tendo como opositor o não menos saudoso Dr. ANTONIO RODRIGUES DE CARVALHO. Essa eleição ficou conhecida como sendo a eleição do TOURO (vINGT-UN) contra o CAPIM (ANTONIO RODRIGUES). Certo dia, o hilário Expedito Bolão convidou Vingt-Un a percorrer a zona rural de Baraúna, com acerto para encerrarem a busca de votos parando no sítio “Vertentes”, espécie de feudo territorial da família BOLÃO,que tinha Expedito como representante da família na Câmara Municipal. Por volta do meio dia pararam o Jeep defronte a mercearia de “Priminho”, parente de Expedito e avô do colega Marcos Artur. Ao adentrar a mercearia, o lépido Vingt-Un vislumbra um grande queijo de manteiga pesando 03 quilos. Sem mais delongas, VINGT-UN pediu que Priminho colocasse-o inteiro sobre o balcão de madeira,acompanhado com um quilo de açucar. Pacienciosamente Vingt-Un consumiu todo o queijo, terminando por beber cerca de dois litros de água potável (isso mesmo! – do pote). Cumprida essa faina alimentícia, Vingt-Un despediu-se de Priminho, na certeza de que o Expedito Bolão arcaria com as despesas. Só que Expedito viu como um presente de Priminho ao candidato glutão. Uma semana após, eis que Expedito voltou ao sítio “VERTENTES” e à mercearia de Priminho. Após sentar-se em um surrado tamborete com assento de couro de boi curtido, Expedito solicitou uma dose de cachaça para “esquentar as idéias”. Lá prás tantas o Expedito saiu-se com essa: E aí Priminho, o que achou do nosso candidato e futuro prefeito de Mossoró Dr. Vingt-Un Rosado ? De bate-pronto o Priminho respondeu:” Eu sabia que touro só comia capim, mas o seu touro fez foi comer o meu queijo de manteiga todinho, misturado com um quilo de açucar, e eu que arquei com o prejuízo, pensando que vc iria pagar”. Sem delongas, Expedito replicou: Mas priminho, faz de conta que foi uma cortesia sua ao nosso candidato! . Ambos caíram em estrepitosas gargalhadas. Amenidades que atenuam as apreensões vividas no cotidiano existencial.