• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 07/07/2023 - 23:54h
Alexandre de Moraes

STF abre inquérito contra General Girão por fomentar golpe militar

Do UOL, Blog Carlos Santos e outras fontes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de inquérito para apurar suposta incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro pelo deputado federal General Girão (PL-RN). A decisão atendeu a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e da PF (Polícia Federal).

Em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal, Girão será investigado pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime e abolição violenta do Estado. Tem relação direta com atos antidemocráticos que permearam a cena política do país entre final do ano passado e janeiro deste ano.

A PF e a PGR levaram ao Supremo apuração feita pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, que aponta publicações de Girão incitando a animosidade das Forças Armadas contra os Poderes de novembro de 2022 a janeiro de 2023.

Postagens, entrevistas e vídeos com o General Girão insuflando movimento contra as eleições, mesmo elas já concluídas, ano passado, ficaram evidenciadas e documentadas. No dia 6 de novembro de 2022, por exemplo, ele postou no Twitter que comentários atacando Alexandre de Moraes e insinuando que a saída seria golpe militar (veja AQUI).

Em discurso em frente ao 16 RI – 16° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército -, à noite de 19 de dezembro de 2022, com um megafone à boca, Girão discursou para manifestantes que pediam golpe militar (veja AQUI e vídeo nesta postagem). Chegou a defender a violência, como justa e legal, pelas mãos militares:

– “O Estado brasileiro entrega aos militares o direito de usar a violência, em seu nome, para defesa do Estado Brasileiro, para defesa da democracia, para defesa da soberania. E é o que eu tenho certeza que as Forças Armadas continuarão fazendo“, proclamou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos (Canal BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marcos Pinto diz:

    O grande e dinâmico Ministro Xandão Morais está ficando lerdo. Já está passando da hora dele adotar as medidas legais wue culminação na cassação do Mandato deste milico-bolsobandido, com a comutação da suspenso dos Direitos Políticos por, no mínimo, oito anos de inelegibilidade. Canto de bolsibandido é na prisão.

  2. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    O vídeo é uma prova incontestável, o que será que o senhor Alexandre de Moraes pretende fazer com o deputado Giral? Ainda bem que eu não votei nele.

  3. Marcos Pinto diz:

    Em adendo ao ordeiro comentário: ….Medidas legais que culminarão na cassação do seu mandato de Deputado Federal. Eita lascanhêta !.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    A impunidade que campeia desde priscas eras, sobretudo quando diante de crimes de militares atuantes na política ou não, seja em que esfera, precisa, mais que precisa ser vista e revista pelo Supremo Tribunal Federal, MORMENTE quando constatamos militares atuando POLITICAMENTE como agentes EXTRA-LEGAUS.

    No caso do General Girão, suposto Deputado Federal, basta observar a vida pregressa do.elemento, que durante toda sua vida profissional e pública, manifestamente atuou contaminado pelo anti-comunismo cego, pela ignorância,.pelo obscurantismo político e pela obtusidade.

    Esse elementos da extrema direita, em especial originário da caserna, firmados em sua cegueira social e seu fundamentalismo político e de modus operandi claramente GOLPISTAS e anti- democrático, necessariamente precisa ser expurgados da vida pública e se for preciso, da vida em sociedade.

    O Girão que nunca girou bem , apenas um dentre centenas e milhares que temos nesse Brasilzao Neo- Nazifascista , ainda latente em pleno século XXI.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.