sexta-feira - 27/07/2012 - 15:16h
Natal

Juíza mantém decisão favorável a Carlos Eduardo

Tribuna do Norte On Line

A juíza convocada Welma Maria Ferreira de Menezes manteve a decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal que suspendeu a decisão da Câmara Municipal do Natal que reprovou as contas do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). A decisão, publicada hoje (27), é referente à desaprovação de contas do período de 2008, quando Carlos Eduardo era o prefeito de Natal.

Após a decisão do juiz de primeira instância, que deferiu a antecipação da tutela para suspender os efeitos do Decreto Legislativo nº 1078/2012, que refeitou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), reprovando as contas de Carlos Eduardo, a Câmara recorreu à Justiça e o processo foi distribuído ao desembargador Vivaldo Pinheiro. Porém, coube à juíza Welma Maria Ferreira de Menezes decidir sobre o pedido.

No relatório, a magistrada decidiu pelo indeferimento do pedido da Câmara para o efeito suspensivo sobre a decisão, o que reverteria o posicionamento do juiz de primeira instância e faria com que as contas de Carlos Eduardo voltassem a ser consideradas rejeitadas.

Com o indeferimento, a decisão de primeira instância está mantida. Caberá ao juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Geraldo Antônio da Mota, decidir sobre o mérito da questão. Até lá, o decreto da CMN que desaprovou as contas de Carlos Eduardo segue sem efeito.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quinta-feira - 26/07/2012 - 06:16h
Natal

Rogério diz estar pronto para vencer “arrogância e soberba”

O candidato do PSDB para prefeito de Natal, deputado federal Rogério Marinho, fez mais uma caminhada seguida de comício relâmpago na tarde desta quarta-feira (25), dessa vez no bairro Nordeste.

Mais uma vez, o parlamentar mexeu com o adversário e primeiro lugar em todas as pesquisas de opinião pública, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), a quem trata apenas por “Carlos Alves”.

Dsse que está pronto para vencer a arrogância e a soberba”

“Existem pessoas que nem campanha estão fazendo, porque acham que a eleição já está ganha. São pessoas com arrogância e soberba, que acham que a consciência das pessoas está comprada. Mas nós vamos derrubar a arrogância e a soberba”, disse Rogério diante dos moradores do bairro e dos militantes que participaram da caminhada.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 22/07/2012 - 09:52h
Sucessão natalense

Rogério Marinho não renega apoio de Rosalba

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), candidato a prefeito do Natal, concedeu entrevista ao jornal Diário de Natal, publicada pelo impresso no dia de hoje. Articulado, Marinho falou sem subterfúgios às perguntas mais incisivas.

Interessante, é que ele trata o ex-prefeito e adversário Carlos Eduardo Alves (PDT) por “Carlos Alves”. Veja abaixo trechos dessa conversa dele com o jornal:

Diário de Natal – O senhor acredita que o fato de ter apoiado a candidatura da prefeita Micarla de Sousa (PV) em 2008, assim como o grupo político que o apoia, pode prejudicar sua campanha no pleito deste ano?

Rogério Marinho – Quem tem esse sentimento são vocês que entendem do processo político e são observadores mais privilegiados. A população não tem esse sentimento. A população está vendo o processo eleitoral à distância. Depois, 51% do eleitorado de Natal votou com Micarla de Sousa. Não estou só. Mais da metade de Natal fez a mesma coisa. Nós tínhamos naquela oportunidade um quadro completamente diverso. As pessoas que estiveram no palanque de Micarla estão apoiando a candidatura de Hermano Morais (PMDB) e a de Carlos Alves também. É importante lembrar isso. Essas pessoas todas repensaram seu apoio em função da performance que ela apresentou no decorrer da administração. Errar é humano. Persistir no erro é burrice.

E acrescentou: “O quadro na época era um quadro que de um lado nós tínhamos uma imposição, que eu diria autoritária, arrogante, ditatorial, feita de cima para baixo, pelo governo federal, o estadual e o próprio prefeito da cidade da época, Carlos Alves, que inclusive foi contra o próprio partido em função de uma carreira solo. Então, tínhamos como opção aceitar a candidata imposta de cima para baixo ou votar em alguém que não tinha passivo, pois não havia exercido cargo público, nem passado. Tinha sim uma boa imagem perante à opinião pública por ter sido durante 15 anos âncora de um telejornal. Nós optamos, na ocasião, politicamente nos contrapor contra essa imposição que ceifou uma série de candidaturas que hoje estão aí: Mineiro (PT), Hermano e Rogério Marinho, que paradoxalmente são candidatos hoje.”

Diário de Natal – A sua candidatura é vinculada ao governo Rosalba Ciarlini (DEM)?

Rogério Marinho – A nossa candidatura tem uma vinculação muito clara. Isso é facilmente perceptível. Ela tem vinculação com o sentimento que a cidade tem de que precisa, necessita de profissionalismo, gestão e responsabilidade com o futuro. A governadora Rosalba e o seu partido, o Democratas, nos apóiam. Se é esta a vinculação, sim ela existe. Agora, nossa candidatura foi gestada de maneira muito árdua, diferente das candidaturas tradicionais. Minha candidatura não nasceu de um gabinete, nem por imposição nem por indicação desse ou daquele chefe político. Nós fizemos um trabalho de buscar, desde o início, sentir a realidade de Natal, com um diagnóstico desenvolvido por meio de reuniões, seminários, avaliações. A partir daí, apresentamos um projeto que queremos ver testado pela população da cidade nessas eleições.

Diário de Natal – A governadora e o senador José Agripino participarão do seu programa eleitoral? Estarão presentes no seu palanque?

Rogério Marinho – Eles já estão. Estiveram na minha convenção, inclusive. No momento oportuno, conversaremos a respeito. Não há qualquer constrangimento, pelo contrário.

Diário de Natal – Por qual característica o senhor pretende marcar seu nome nessa campanha, para que o eleitor identifique sua candidatura?

Rogério Marinho – Gostaria de ser identificado como alguém que estudou para ser candidato, se preparou para ser candidato, estudou sobre o tema. Não foi fácil. Subimos uma ladeira. Sinto-me preparado para administrar minha cidade. Agora, é claro que minha linha principal, minha bandeira, o que acho mais importante na educação pública é a educação. Para mim, é um grande constrangimento verificar que Natal ostenta o índice de ser o pior município nessa área. Isso me constrange, me incomoda e vou lutar bastante para mudar essa situação.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
quarta-feira - 18/07/2012 - 11:47h
Pesquisa Sinduscon/Consult

Mineiro tem maior rejeição, Carlos Eduardo a menor

Veja os números da Pesquisa Sinduscon/Instituto Consult sobre Rejeição à Prefeitura do Natal. A sondagem foi divulgada hoje.

A pesquisa foi registrada sob o protocolo 00033/2012 TSE-TRE e realizada de 12 a 14 deste mês, ouvindo 1000 eleitores. A margem de erro é de 3%.

Rejeição:

Fernando Mineiro (PT) – 20,3%

Robério Paulino – (Psol) – 19,8%

Roberto Lopes (PCB) – 17,7 %

Rogério Marinho (PSDB) – 15,9%

Hermano Morais (PMDB) – 15,2%

Carlos Eduardo (PDT) – 9,7%

Todos – 11,7%

Não sabe – 40,5%

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 18/07/2012 - 10:51h
Pesquisa Sinduscon/Consult

Carlos Eduardo mantém larga folga à Prefeitura do Natal

A 5ª e última rodada de pesquisas Sinduscon/Instituto Consult foi divulgada esta manhã em Natal. Mostra cenário político e administrativo aos olhos dos eleitores da capital.

A pesquisa foi registrada sob o protocolo 00033/2012 TSE-TRE e realizada de 12 a 14 deste mês, ouvindo 1000 eleitores. A margem de erro é de 3%.

A pesquisa Sinduscon/Consult ratifica o que as outras cinco sondagens anteriores apontaram: liderança folgada do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) na sucessão municipal de 2012. Rogério Marinho (PSDB) é o segundo colocado na Estimulada. Veja abaixo, também a pesquisa na Espontânea:

Estimulada:

Carlos Eduardo (PDT) – 57,8%

Rogério Marinho (PSDB) – 8,3 %

Hermano Morais (PMDB) – 6,8 %

Fernando Mineiro (PT) – 3,4 %

Robério Paulino (Psol) – 0,3%

Roberto Lopes (PCB) – 0,1%

Nenhum – 10,7%

Não sabe 12,6%

Espontânea:

44,4% – não sabe ou não souberam responder

9,9% – não vota em nenhum dos candidatos

34% – Carlos Eduardo

3,2% – Wilma de Faria

2,5% – Hermano Morais

2,3% – Rogério Marinho

1,4% – Fernando Mineiro

0,8% – Fátima Bezerra

0,6% – Micarla de Sousa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
sábado - 14/07/2012 - 22:55h
Pesquisa Certus/Tribuna

Carlos Eduardo mantém primeiro lugar folgado

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a intenção de votos Estimulada (quando o entrevistador cita o nome do candidato), na pesquisa Instituto Certus/Tribuna do Norte à Prefeitura do Natal. Ele sobra também na Espontânea.

Em ambas modalidades de pergunta, Carlos tem dianteira folgada, seguido de Rogério Marinho (PSDB) na Estimulada e Hermano Morais (PMDB) na Espontânea.

O candidato tem sobra para vencer no primeiro turno.

Veja abaixo:

Veja os números da Estimulada:

Carlos Eduardo (PDT) – 55,71%
Rogério Marinho (PSDB) – 7,43%
Hermano Morais (PMDB) – 7,29%
Fernando Mineiro (PT) – 5,14%
Roberto José (PCB) – 0,43%
Robério Paulino (Psol) – 0,14%

Veja os números da Espontânea:

Não sabe – 42,71%
Carlos Eduardo (PDT) – 33,29%
Nenhum – 13%
Hermano Morais (PMDB) – 3%
Fernando Mineiro (PT) – 2,43%
Rogério Marinho (PSDB) – 1,71%
Outros – 3,71%
Não respondeu – 0,14%

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 04/07/2012 - 10:31h
Política

Primeira Página (Quarta-feira, 4 de Julho de 2012)

Nazareno – O vereador José Nazareno de Lemos (DEM) vai retornar à Câmara Municipal de Areia Branca, com amparo legal de decisão obtida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que possa concluir seu quinto mandato consecutivoto. Ele fora cassado por infidelidade partidária no dia 17 de maio, em decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), refeita pelo TSE esta semana. Sua posse ocorre na manhã de hoje em sessão extra da Câmara Municipal. Nazareno era do PP e migrou para o DEM, sofrendo processo de cassação. Em seu lugar tinha assumido o suplente Roberto Gonçalves (PP).

“Marquinhos de Sônia Lanches” – Antônio Marcos Rodrigues Alves, filho de minha querida amiga “Sônia Lanches”, é candidato a vereador pelo PV de Mossoró. Soube ontem do seu registro. Barrocas, Santo Antônio e bairros adjacentes são áreas que definem geopoliticamente o seu reduto. Fico na torcida por seu sucesso, Marquinhos. E um abraço na minha amiga, a quem devo uma visita para demorar muito.

Carlos Eduardo – O ex-prefeito e candidato a prefeito do Natal pelo PDT, Carlos Eduardo Alves, é um dos 45 gestores públicos listados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em relação enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com “bronca” nessa corte técnica. A relação foi endereçada ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, além do procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade”, fez questão de ponderar o presidente do TCE, ex-deputado estadual Valério Mesquita. Veja a lista completa AQUI.

Emílio – A ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Maria Lúcia Ferreira, está representada na campanha deste ano em Mossoró através de um de seus filhos. Emílio Ferreira é candidato a vereador pelo PSD,  em coligação que apóia a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à prefeitura.

Goreti – A prefeita Goreti Pinto (PMDB) do Apodi, incluída na listagem ficha-suja do TCE, é candidata à reeleição. Mas seu futuro será decidido mesmo pelo TRE. A sucessão em Apodi está mais efervescente do que nunca.

Goreti: TRE com decisão

Ministério Público – Pela primeira vez, uma eleição no Rio Grande do Norte contará com promotores eleitorais em todas as 69 zonas. O procurador Regional Eleitoral Paulo Sérgio Rocha esteve reunido com todos os titulares dessas zonas, para afinar atuação, em reunião na segunda-Feira (2), em Natal. O prazo para que os partidos requeiram o registro das candidaturas termina às 19h da quinta-feira (5). Com a publicação do pedido de registro, o Ministério Público Eleitoral terá cinco dias para produzir eventuais ações de impugnação. Um volume de trabalho enorme e sempre muito delicado.

Largada – Oficialmente, a campanha municipal em todo o país terá início na sexta-feira (6). A partir daí, os partidos políticos e candidatos têm autorização legal para fazerem propaganda eleitoral, sair às ruas pedindo voto, colocar carros-de-som e até mesmo realizar comícios. Entre 8 e 22h, o pede-pede de votos é permitido nas sedes partidárias, carros-de-com etc. Comício podem ocorrer de 8 às 24h.

Cláudia Regina – Conversei demoradamente com a candidata a prefeito de Mossoró pelo DEM, vereadora Cláudia Regina. Trocamos impressões sobre convenção municipal, estrutura de campanha e a corrida eleitoral em si no município. Admitiu dificuldades, mas asseverou que não lhe faltará fôlego à contenda. Outros e outros detalhes da prosa não posso adiantar, porque não tive autorização para tal. Respeito à fonte.

Entrevista – O Blog do Carlos Santos propõe-se a fazer entrevista com todos os cinco candidatos a prefeito de Mossoró, no curso da campanha que se avizinha. Espaços equânimes. Prioridade em aspectos de gestão pública, longe de tititi, picuinhas. Interesse em ideias, conteúdo, biografia pessoal.

Quatro – Quatro candidatos disputam a Prefeitura de Macau este ano. Quando se articulava uma coalizão de oposicionista para enfrentar o grupo do prefeito Flávio Veras (PMDB), esse entendimento se volatizou com a morte à semana passada do então pré-candidato Zé Filho (DEM). Por isso que o cenário tem a vereadora Odete Lopes (DEM), Eduardo Lemos (PSB) e Wilson Roberto (PT) na corrida eleitoral, enfrentando Kerginaldo Pinto (PMDB), apoiado por Flávio Veras.

Compartilhe:
Categoria(s): Primeira Página
segunda-feira - 02/07/2012 - 09:44h
Lupa

Rogério Marinho encontra o “ruim” e o “péssimo” em Natal

O candidato a prefeito de Natal pelo PSDB, deputado federal Rogério Marinho, acha que foi enganado por Micarla de Sousa (PV), atual prefeita. Sente-se vítima, ao lado de mais de 50% do eleitor que votou nela em 2008.

Ele apresentou essa visão hoje, em entrevista a Rádio FM 96, no “Jornal 96”.

Para ele, as dificuldades enfrentadas por Natal na atual gestão têm origem mais remota. “São frutos dos últimos 10 anos e não apenas da administração Micarla”.

Juntou Micarla e o ex-prefeito e também candidato a prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) num mesmo balaio. “A pré-campanha foi a comparação do ruim com o péssimo”, numa referência ao ex-prefeito e à prefeita, nessa ordem.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 23/06/2012 - 14:33h
Convenções

Carlos e Wilma sacramentam chapa à Prefeitura do Natal

O PDT e o PSB estão unidos para a campanha sucessória municipal do Natal e corrida à Câmara de Vereadores. Convenções municipais neste sábado marcaram a formalidade da aliança.

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) é o candidato a prefeito e a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) desponta como vice. Com eles, além de PDT e PSB, PSD, PCdoB, PPS, PRB, PPL e PTC.

Ambos os partidos realizaram convenções com participação popular expressiva. Na Assembleia Legislativa do Estado foi o espaço do PSB e no Palácio dos Esportes esteve a convenção do PDT. Ruidosas, com a participação de convenionais, candidatos e representantes de vários outros partidos que devem marchar juntos à chapa majoriária.

Uma presença ilustre foi do ex-ministro do trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. No tom dos discursos, a palavra de ordem foi “reconstrução”, numa crítica direta e sem rodeios à gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV), que já foi vice-prefeita na segunda gestão Carlos Eduardo (2005-2009).

Uma situação patética foi a presença dos vereadores Adenúbio Melo e Bispo Francisco de Assis, ambos do PSB, entre os convencionais e candidatos a vereador. Os dois, desobedecendo orientação do partido, votaram por desaprovação de contas da gestão de Carlos Eduardo – em processo recente na Câmara Municipal.

“Nós dois não estamos movidos a ódio, mas não perdoaremos os incompetentes e irresponsáveis que arrasaram e destruíram Natal”, avisou ambiguamente Carlos Eduardo Alves.

– Tivemos uma Borboleta que prometeu céus e terras, e uma rosa que prometeu mudar o Estado. A Borboleta pousou na rosa, e gerou prejuízo para Natal e o Rio Grande do Norte”, ironizou Wilma, numa referência à Micarla e à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), sob intenso aplauso e outras manifestações de apoio da plateia.

– Falam muito dos problemas de Natal, mas o Rio Grande do Norte está tão ruim quanto a capital – mediu o vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD), que rompeu ano passado com a governadora e seu grupo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 23/06/2012 - 01:55h
Natal

Micarla desiste e escala Luiz Almir contra adversários

A chapa Carlos Eduardo Alves (PDT)-Wilma de Faria (PSB) começou a fazer estrago. Anunciada à manhã dessa sexta-feira (22) em Natal, para concorrer à prefeitura, causou tsunami no governismo.

A prefeita Micarla de Sousa (PV), que a princípio tinha escolhido a própria sexta-feira para proclamar que tentaria a reeleição, resolveu adiar o anúncio para a segunda-feira (25). Mas antes do final da noite, em reunião com auxiliares, familiares e algumas lideranças políticas do seu grupo, chegou à decisão de não concorrer.

Seu possível substituto, é o ex-deputado estadual e ex-candidato a prefeito Luiz Almir (PV).

Aguardemos o ex-deputado Luiz Almir e sua verborragia.

É provável que ele reedite personagens como “Boneco de Olinda” e a vilã “Nazaré” (novela ‘Senhora do Destino’, papel da atriz Renata Sorrah), respectivamente Carlos Eduardo e Wilma. Era assim que Almir jocosamente os tratava há alguns anos, num intenso processo de linchamento da imagem de ambos.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 22/06/2012 - 12:10h
Chapa de peso

Wilma confirma que será vice de Carlos Eduardo

“Estamos unidos por Natal. Hoje a prefeitura está de costas para o povo e a cidade precisa ser resgatada.”

Essa foi uma declaração emitida pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB) há poucos minutos, em Natal, para confirmar que vai ser mesmo companheira de chapa  (como vice) do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), na campanha eleitoral deste ano na capital do Estado.

Ex-prefeita três vezes (a primeira nas eleições de 1988), além de ter viabilizado a vitória à prefeitura de Aldo Tinoco (PDT) em 1992 e o próprio Carlos Eduardo em 2004, Wilma assume uma inédita posição em sua carreira política. Já fora candidata a prefeito, deputado federal e governadora. Vice, não.

Ela que vinha sempre aparecendo em segundo lugar nas pesquisas à prefeitura, agora soma suas intenções de voto e liderança ao largo favoritismo de Carlos. É uma vice de peso decisivo.

A chapa, com ambos, é praticamente uma nomeação, diante do quadro sucessório em que os potenciais adversários aparecem com pífio desempenho em pesquisas. O governo municipal passa dos 93% de reprovação e o estadual já rompeu a barreira dos 75%.

Carlos Eduardo Alves e o vice-governador Robinson Faria (PSD) prestigiam o evento. Também acompanha a ex-governadora o deputado federal Fábio Faria (PSD).

Os vereadores Júlio Protásio (PSB) e Raniere Barbosa (PRB) resolveram prestigiar “in loco” o pronunciamento de Wilma de Faria, bem como o ex-deputado estadual Wober Júnior (PPS). Além deles, vários outros políticos e ex-auxiliares de Wilma.

“Poucos aceitariam ser vice (…). Ela aceitar é um gesto de desprendimento, espírito público”, avaliou Carlos Eduardo, assinalando que a postura da ex-governadora, ex-prefeita e ex-deputada federal constituinte é uma atitude edificante.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 22/06/2012 - 09:52h
Hoje, às 11h30

Wilma de Faria anuncia seu rumo em sucessão natalense

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) dará declaração oficial às 11h30 de hoje, no Hotel Maine (Natal), sobre o posicionamento pessoal que vai adotar na sucessão natalense.

Prefeitos do PSB, vereadores, assessores e próceres políticos ligados à ela devem prestigiar o evento, que será seguido de uma entrevista coletiva.

É provável, que Wilma – (que teve três mandatos como prefeita) – apresente-se como companheira à prefeitura, em chapa encabeçada pelo seu ex-vice-prefeito e ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 21/06/2012 - 09:09h
Natal

Wilma de Faria deve anunciar hoje que será vice

Ainda não existe local definido. Também não há uma hora previamente acertada. Mas é hoje que a ex-prefeita do Natal e ex-governadora Wilma de Faria (PSB) define seu rumo na sucessão natalense.

Cá de minha banda, ouço tendência para que ela se coloque como indicação do seu partido a vice de Carlos Eduardo Alves (PDT). Uma chapa praticamente imbatível. Pura nomeação.

Ontem, Wilma recebeu diversos colaboradores e aliados e o assunto foi recorrente. Manteve o clima de mistério.

Nota do Blog – Nos bastidores, também foi possível captar que a eterna assessora Graça Mota e a vereadora Júlia Arruda (PSB) seriam opções a vice, caso a ex-governadora não se apresente para esse posto na chapa majoritária da aliança com o PDT.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 20/06/2012 - 07:10h
Natal

As três vias à disposição de Wilma de Faria em 2012

A ex-deputada federal (uma vez), ex-prefeita de Natal (três vezes) e ex-governadora (duas vezes) Wilma de Faria (PSB) tem pelo menos três opções postas à mesa no ambiente político natalense. Nada decidido até o momento, que se diga.

Pode ser candidata a vice-prefeito de Carlos Eduardo Alves (PDT);

Pode ser candidata a vereador para fortalecer a chapa oposicionista, puxando numerosa bancada;

Pode não ser candidata a nada, apenas referendando a aliança PDT-PSB, preservando-se para as eleições de 2014..

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 19/06/2012 - 22:33h
Enildo Alves

Vereador prova do ‘veneno’ imposto a Carlos Eduardo

Por Dinarte Assunção (Nominuto.com

Após impor ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), através de seu relatório na Câmara Municipal de Natal, o caminho da via judicial para garantir sua candidatura a prefeito, o vereadora Enildo Alves (DEM) terá que fazer o mesmo.

Ele está na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) entre os gestores que tiveram contas desaprovadas. Enildo, no caso, teve sua contabilidade pública reprovada no período em que foi secretário de Saúde de Natal.

Agora, pela lei da Ficha Limpa, se quiser ser candidato, ele terá de obter na Justiça uma decisão que suspenda ou anule a decisão do TCU para disputar a eleição.

Nota do Blog – Quem com ferro fere…

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 18/06/2012 - 15:18h
Sparring

Carlos Eduardo vibra com candidatura de Micarla

A prefeita de Natal, jornalista Micarla de Sousa (PV), deverá anunciar ainda esta semana sua postulação à reeleição à prefeitura. Para muitos, um suicídio.

É um Harakiri (suicídio oriental) para sacramentar seu ocaso, que na verdade ocorreu há muito tempo.

Com mais de 92% de reprovação de governo, mais de 75% de rejeição à própria sucessão e números ínfimos em termos de intenção de votos à reeleição, Micarla desenha um final tétrico para si e, talvez, ajudando a quem tanto deseja impor uma derrota.

A presença de Micarla na campanha municipal é um ‘reforço’ supimpa para o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Ela foi sua vice vice (2005-2008), transformada logo em adversária e inimiga pessoal.

Micarla é o sparring (pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista) perfeito para Carlos numa campanha. A própria prefeita foi seu melhor cabo eleitoral nos últimos anos, com uma gestão catastrófica.

Sem Micarla na campanha, Carlos passaria a ser o único alvo do canhoneio verbal de adversários, devido sua posição privilegiada em todas as pesquisas, de primeiríssimo colocado. Com ela na disputa, digamos assim, ele não tem do que reclamar.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 18/06/2012 - 14:12h
Tudo no "Retrovisor"

Rosalba repete discurso e aumenta associação à Micarla

Senhores marqueteiros, guros, conselheiros, bufões, cortesões, próceres, bajuladores, borra-botas e gente de outros matizes próximos à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), acordem logo. Passa da hora de jogar no acostamento o discurso do “retrovisor”.

A insistência obsessiva com que Rosalba continua culpando governos passados por moléstias da sua gestão, só remete o povo ao comparativo com a pecha em que se transformou a prefeita natalense Micarla de Sousa (PV).

Mesmo que não queira, a associação é instantânea e por força do inconsciente. É uma manifestação alheia à vontade do cidadão de forma individual e coletiva. O inconsciente faz um link direto de uma para outra, o que é péssimo para a governadora.

Parte da própria carga de reprovação do governo na capital ocorre por vinculação, numa transfusão de parte do desgaste da prefeita para a governadora.

Piora esse mimetismo político, justamente a insistência com que a governadora repete Micarla. Até hoje, lembremos, a prefeita justifica seu fracasso com o dedo indicador na direção do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT.

O resultado nós conhecemos: Carlos não para de crescer na intenção de votos à prefeitura.

Acorde, Rosalba, ô!

Mude o discurso.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
terça-feira - 12/06/2012 - 11:45h
Pesquisa Sinduscon/Instituto Consult

Carlos Eduardo se aproxima de 60% a prefeito do Natal

A pesquisa Sinduscon/Instituto Consult revelada hoje também mostra cenário à sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). Não há mudança em relação a outras sondagens. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) aproxima-se numericamente de 60% na Estimulada e na Espontânea atinge 35,40%. Rogério Marinho (PSDB) é, de muito longe, a segunda opção.

Veja abaixo os números:

Estimulada:

Carlos Eduardo Alves (PDT) – 59,2 %
Rogério Marinho (PSDB) – 8,5%
Hermano Morais (PMDB) – 5%
Fernando Mineiro (PT) – 3,2 %
Micarla de Sousa (PV) – 1,8%
Nenhum – 12,3%
Não sabe – 10%

Espontânea:

Não sabe ou não souberam responder – 5,9%;
Não vota em nenhum dos candidatos – 8,5%;
Carlos Eduardo (PDT) – 35,40%;
Wilma de Faria (PSB) – 5,9%;
Rogério Marinho (PSDB) – 1,7%;
Fátima Bezerra (PT) – 1,1%;
Hermano Morais (PMDB) – 1%
Fernando Mineiro (PT) – 1%
Micarla de Sousa (PV) – 0,7%.

Nota do Blog – A estratégia da prefeita Micarla de acuar Carlos Eduardo, usando bancada na Câmara Municipal, deu o efeito previsto por este Blog: o ex-prefeito ganha mais musculatura, vira vítima aos olhos da massa e ganha maior distância dos potenciais adversários.

Sendo realmente candidato, Carlos  tende a praticamente ser nomeado.

No quesito “Espontâneo” isso fica muito claro. A pesquisa de hoje aponta que 43% dos eleitores natalenses ainda não sabem em quem votar. Em maio, o mesmo Instituto Consult tinha encontrado o percentual de 56%.

Num comparativo com maio, o crescimento de Carlos Eduardo foi de quase 13%. A redução dos indecisos provocou ‘deslocamento’ em seu favor, além do anúncio de desistência da postulação de Wilma de Faria.

De uma pesquisa p ara outra, também não houve melhora na intenção de votos de Micarla e quem ganhou algum nutriente foi Rogério Marinho.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 11/06/2012 - 17:06h
Natal

Juiz derruba decisão e favorece Carlos Eduardo Alves

A Câmara Municipal de Natal “violou o devido processo legal”, ao reprovar contas do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Esse é o entendimento basilar do juiz Geraldo Mota, para suspender os efeitos da decisão dessa Casa, que rejeitou contas de Carlos, tornando-o inelegível às eleições deste ano.

“A reprovação das contas nos moldes em que foi realizada implica em supressão da garantia do contraditório e o consequente desrespeito ao amplo direito de defesa (…). Não se reconhecendo tal direito, evidentes prejuízos serão impostos ao autor, sobretudo no âmbito eleitoral, em face das consequências resultantes da inelegibilidade para o pleito deste ano”, assinalou o magistrado.

O juiz foi claro em seu despacho: “Entendo que, no caso, a Câmara Municipal pode não concordar com o exame feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), reprovando o que foi objeto de aprovação e vice-versa, mas não pode dispensar o parecer prévio e específico a respeito do que está decidindo, conforme determinado no Texto Constitucional, porque, assim agindo, viola o devido processo legal”, escreveu na decisão.

Geraldo Mota atestou também, que a Câmara não poderia reprovar contas amparado em fatos que não foram analisados pelo Tribunal de Contas do Estado. “Não houve, portanto, exame pelo TCE dos pontos abordados pela Câmara Municipal do Natal, que resultaram, inclusive, na reprovação das contas do autor, para o exercício de 2008.”

A matéria ainda terá seu mérito julgado posteriormente.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
sábado - 09/06/2012 - 20:52h
Natal

PDT e PSB têm um pacto quase inquebrantável

A aliança entre o PDT do ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves e o PSB da ex-governadora e ex-prefeita Wilma de Faria não deve recuar na campanha deste ano.

Existem forças externas e cassandras internas, que querem pregar a cizânia. É pouco provável que consigam.

A composição interessa a Carlos e Wilma. Um precisa do outro. Sendo materializada, deve transformar a eleição municipal de Natal numa espécie de nomeação – com sonoridade acachapante.

As forças adversárias trabalham com a judicialização e o fomento de um racha, entre ambos, para sonhar com algum fio de esperança à vitória. Muito pouco.

A repulsa que Natal manifesta contra o governismo estadual e municipal é tão expressivo, que a aliança entre Carlos e Wilma deve eleger até um “poste”, se o ex-prefeito foi inviabilizado legalmente à disputa.

Anote.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 06/06/2012 - 11:32h
Instituto Certus/Nominuto.com

Carlos Eduardo amplia mais ainda vantagem a prefeito

Do portal Nominuto.com

O pré-candidato do PDT à Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo Alves, apareceu com 59,63% das intenções de voto na última rodada de pesquisa do Instituto Certus/Nominuto realizada nos dias 2 e 3 deste mês. Ele subiu 10 pontos na pesquisa estimulada após ter recebido o apoio da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que desistiu da disputa.

Na pesquisa Certus/Nominuto divulgada em abril, Carlos Eduardo aparecia com 49,50% das preferências seguido por Wilma com 19,26% das intenções de voto.

Carlos continua muito à frente (O Jornal de Hoje)

Sem Wilma de Faria, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) assume a segunda posição na recente pesquisa com 9,84% das citações. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) obteve 7,28% das preferências e Fernando Mineiro (PT) ficou com 4,42% das intenções de voto.

A atual prefeita Micarla de Sousa (PV) amarga a última posição com 2,14% das citações, um pouco abaixo dos 2,43% da pesquisa de abril. Segundo a Certus/Nominuto, nenhum dos candidatos somou 13,84%. Não souberam responder totalizaram 2,85%.

A Certus buscou saber se a posição do eleitor é definitiva ou pode mudar. De acordo com os dados, 59,74% dos entrevistados disseram que “é definitiva”; 40,12% admitiram mudar o voto; e apenas 0,15% não respondeu.

Espontânea

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) cresce também na pesquisa espontânea. Na recente rodada da Certus/Nominuto, o pedetista obteve 36,38% das preferências e manteve boa margem de distância dos demais concorrentes.

Mesmo fora do páreo, Wilma de Faria (PSB) ainda foi citada por 2,71% dos entrevistados da Certus. Micarla de Sousa (PV) apareceu com 2,14% das preferências seguida por Rogério Marinho (PSDB) com 1,57%.

Hermano Morais (PMDB) foi citado por 0,71% dos entrevistados; Fernando Mineiro (PT) por 0,57%; e Felipe Maia (DEM) por 0,14%. Outros nomes somaram 2,71%; ninguém totalizou 12,84%; Não souberam 39,94%; e não respondeu 0,29%.

Rejeição

A atual prefeita de Natal lidera o bloco dos rejeitados com 75,54% das citações. Carlos Eduardo (PDT) aparece com 4,34% de rejeição seguido de Fernando Mineiro (PT) com 3,47% e de Rogério Marinho (PSDB) com 3,47%.

Hermano Morais (PMDB) é rejeitado por apenas 2,46% dos entrevistados da Certus/Nominuto. Outros nomes foram rejeitados por 1,16%; Nenhum somou 2,46%; Não soube responder 2,60%; e rejeitaram todos 4,49%.

Nota do Blog – Não é apenas o apoio de Wilma que fez Carlos Eduardo crescer. A manobra entre prefeitura e Câmara Municipal, para desaprovar contas do ex-prefeito, para tentar inviabilizar sua postulação, também concorre para essa “engorda”.

Dos ouvidos, 55,15% discordaram dos vereadores; 34,83% concordaram; 9,50% não souberam responder; e 0,53% não respondeu.

Agora o Certus ficou devendo uma amostragem, sem a presença de Carlos Eduardo, caso se confirme sua inelegibilidade.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 02/06/2012 - 09:10h
Em Natal

Prefeita delira com obsessão em relação a Carlos Eduardo

A prefeita de Natal, jornalista Micarla de Sousa (PV), surtou de vez. E não falta quem lhe incentive a acreditar que poderá ser reeleita.

Ela deverá anunciar nos próximos dias que tentará a reeleição.

Seu maior trunfo: a hipotética eliminação do ex-prefeito e desafeto Carlos Eduardo Alves (PDT) do processo sucessório, após sua manobra para reprovação de contas dele na Câmara Municipal.

Esse é mais um caso típico de delírio pessoal, que encontra amparo na “corte”. A rainha está nua e ninguém tem coragem ou distanciamento crítico para lhe avisar. Deixam-na pagar mico, para tirar proveito do que resta de poder.

Uma avaliação sem muito esforço mostra, claramente, que a estratégia de “amputação” do nome de Carlos não ajuda em nada à prefeita. O caso de reprovação de seu governo e rejeição pessoal que conseguiu atrair são tão superlativos, que Micarla precisa ser candidata única – e olhe lá – para vencer. Seria por “W.O”.

Qualquer nome representativo da oposição à prefeita, ligado a Carlos e à ex-governadora Wilma de Faria (PSB), se ele realmente não puder ser candidato, tem condições de causar um estrago desmedido na postulação de Micarla. A prefeita não percebeu que seu problema não é Carlos Eduardo ou Wilma: é ela mesma.

Quem chegou a ter mais de 90% de repulsa popular, não pode continuar procurando explicações e justificativas nos outros.

Para Micarla, tirar Carlos  de cena é muito mais uma obsessão pessoal do que uma estratégica político-eleitoral. Falta muito mais para granjear a simpatia – novamente – dos natalenses. A governante perdeu o tempo e o bonde da história. Agora, apenas esperneia e delira com o aplauso de sua entourage que vive os últimos meses de poder.

Veja adiante, também, que Micarla aposta no crescente desgaste da ex-aliada Rosalba Ciarlini (DEM) para crescer nas pesquisas, transferindo responsabilidades.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.