terça-feira - 07/04/2020 - 12:46h
Boletim

RN chega ao 8º óbito e registro de 254 casos de Covid-19

O Rio Grande do Norte possui 254 confirmados, 2.430 suspeitos em 135 municípios, 809 descartados e 8 óbitos confirmados para Covid-19. Os dados estão atualizados até às 7h desta terça-feira (7).

O mais novo registro de morte ocorreu com origem em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN confirma, na manhã desta terça-feira (7), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no município. A vítima é um homem de 58 anos, cardiopata e hipertenso.

O paciente deu entrada em uma unidade de saúde da cidade e foi encaminhado, na sexta-feira (3), ao Hospital Giselda Trigueiro em Natal, que é referência no acompanhamento de pacientes da Covid-19, onde foi a óbito no último domingo (5).

Municípios com registros

Natal e Mossoró seguem liderando ocorrências. A capital com 116 e Mossoró com 63.

Os municípios com casos confirmados do novo coronavírus são: Assu (8), Apodi (1), Areia Branca (1), Baía Formosa (1), Caraúbas (1), Carnaubais (1), Ceará-Mirim (3), Extremoz (5), Luís Gomes (1), Macaíba (2), Monte Alegre (1), Mossoró (63), Natal (116), Parnamirim (28), Passa e Fica (1), Santo Antônio (1), São Gonçalo do Amarante (11), São José de Mipibu (1), São Pedro (1), Taipu (1), Tenente Ananias (1), Tibau (1). Além destes, o Estado possui quatro confirmações de residentes em outras regiões do país, mas que foram atendidos no RN. Os óbitos confirmados são de residentes em Mossoró (3), Natal (2), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1) e Tenente Ananias (1). ⠀

O boletim anterior apontava total de 246 casos com sete óbitos (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 07/04/2020 - 10:46h
Crise

Veja como se cadastrar para receber o “Auxílio Emergencial”

Da Exame e Blog Carlos Santos

Começou, nesta terça-feira (7), o cadastro de potenciais beneficiários do programa de renda emergencial para trabalhadores que não são protegidos por vínculos formais de emprego.

O aplicativo e o site onde o auxílio pode ser solicitado está disponível desde a manhã desta terça-feira. Para baixar o aplicativo, basta procurar na App Store ou no Google Play por “Caixa | Auxílio Emergencial.”Serão pagos 600 reais por mês, durante três meses, para diminuir a perda de renda desses trabalhadores com a súbita paralisação da atividade econômica no país por conta das iniciativas de distanciamento social que visam a reduzir o contágio pelo novo coronavírus. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse na sexta-feira, 3, esperar que os depósitos comecem a ser realizados antes da Páscoa.

O auxílio irá para trabalhadores que se enquadrarem nas seguintes exigências:

  • Ter mais de 18 anos;
  • não ter emprego formal (em regime CLT ou como servidor público) ou ter contrato de renda intermitente ativo
  • não receber benefícios, como aposentadoria, seguro-desemprego ou programas de transferência de renda do governo, com exceção do Bolsa Família;
  • ter renda familiar mensal por membro da família de até meio salário mínimo (522,50 reais) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (3.135 reais);
  • não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 reais.

Os candidatos devem ainda cumprir uma das seguintes exigências:

  • Prestar serviços como Microempreendedor Individual (MEI);
  • contribuir para a Previdência Social individualmente ou de forma facultativa;
  • ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 20 de março;
  • ter cumprido o requisito de renda média até o dia 20 de março.

Será permitido que até duas pessoas de uma mesma família acumulem benefícios (Auxílio Emergencial e Bolsa Família). Caso o Auxílio Emergencial seja maior do que o do benefício do Bolsa Família, o trabalhador vai receber o maior.

Parlamentares acreditam que o benefício será essencial para quem está impedido de trabalhar, para que os trabalhadores não se arrisquem nas ruas e também para que famílias de baixa renda consigam alimentar seus filhos, que estão em casa em tempo integral em consequência do fechamento das escolas.

O benefício será interrompido no momento em que houver o descumprimento de exigências necessárias para ser elegível a ele.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 07/04/2020 - 07:42h
Pandemia

Nova Betânia e Abolição concentram mais casos da Covid-19

Do Blog Diário Político

Segundo dados levantados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS- da UFRN, o Abolição e o Nova Betânia, são os dois bairros com maior quantidade de casos confirmados de Coronavírus em Mossoró com 20,83% dos testes positivos, o que corresponde a algo em torno de 12 casos confirmados cada.

Bairro Nova Betânia é uma das áreas mais valorizadas de Mossoró (Foto: autor não identificado)

Importante destacar que pelo que é observado no mapa não existe distinção entre os Abolições 1, 2,3, 4 e 5.

Até esta segunda-feira, 06/04, a cidade conta com 59 casos confirmados para Covid-19.

De quase 30 bairros de Mossoró, pelo menos 12 possuem confirmações da doença. Com 8,33% dos casos, ou seja quase 5 confirmações, aparecem: Paredões, Santo Antônio, Aeroporto e Santa Delmira.

Confira abaixo a lista de bairros mossoroenses com casos de Coronavírus confirmados.

Abolição – 20,83 %
Nova Betânia – 20,83 %
Paredões – 8,33 %
Santo Antônio – 8,33 %
Aeroporto – 8,33 %
Santa Delmira – 8,33 %
Alto de São Manoel – 4,17 %
Boa Vista – 4,17 %
Belo Horizonte – 4,17 %
Ilha de Santa Luzia – 4,17 %
Bom Jardim – 4,17 %
Dix-Sept Rosado – 4,17 %

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 06/04/2020 - 21:20h
Ônibus

Transporte público encolhe e pede socorro para não parar

As restrições no cotidiano da vida em Mossoró, com o advento do coronavírus, agravaram a crise do segmento de transporte público na cidade. A empresa concessionária do serviço, Cidade do Sol, revela que sua receita caiu em 90% desde o início das medidas de isolamento social.

A despesa com combustível, salários e insumos só aumenta, mas a tarifa (R$ 3,30), continua inalterada há dois anos, e não há passageiro pagante em quantidade suficiente para equilibrar o serviço de ônibus.

Como o fluxo de passageiros não reage, e nem há previsão de melhora, o setor necessita de auxílio financeiro e redução de impostos para evitar o colapso.  Se não, pode chegar ao seu limite e parar.

Saídas

Na esfera municipal, segundo a Cidade do Sol, esse suporte pode ser materializado através da isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS), que já recebeu parecer favorável da Secretaria Municipal de Tributação.

Também defende revisão do subsídio público sobre a gratuidade parcial da tarifa para estudante e instituição de subsídio municipal para idoso, haja vista a grande quantidade de idosos/usuários de baixa renda no serviço; criação de vale transporte para servidor público municipal, como em outros municípios Brasil afora.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 06/04/2020 - 15:50h
Entrevista

Governo reforça necessidade de isolamento social

Em entrevista coletiva à imprensa, o Governo do Estado atualizou as ações que estão em andamento no Rio Grande do Norte para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19). Na Escola de Governo nesta segunda-feria (6), os secretários de Estado Cipriano Maia (Saúde/Sesap), Fernando Mineiro (Gestão de Metas e Projetos/Segepro) e o controlador Geral Pedro Lopes (Control) falaram das iniciativas nas áreas da saúde, economia e assistência social, reforçando ainda a importância do isolamento e distanciamento social.

Cipriano voltou a defender confinamento social como medida de reforço contra Covid-19 (Foto: Elisa Elsie)

De acordo com Cipriano Maia, está prevista para esta terça-feira (7) a divulgação do cenário de contaminação no Rio Grande do Norte, que explicará a gravidade da situação no Estado. Além disso, o secretário lembrou que o edital de chamamento público para contratação de instituição filantrópica, organização social ou sociedades empresariais hospitalares e de saúde em geral, para gestão do hospital de campanha, está em andamento.

Ele também destacou a necessidade de as pessoas ficarem em casa expondo as informações do boletim epidemiológico da Covid-19 no RN.

“Hoje temos 246 casos confirmados em 22 municípios. Já foram realizados mais de três mil testes. Precisamos da ajuda da população para conter a contaminação comunitária, é necessário o compromisso das pessoas reforçando as medidas de isolamento social, higiene e o respeito às medidas adotadas e indicadas pelo Governo”, disse.

Com informações do Governo do RN.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 06/04/2020 - 10:48h
Virtual

O sono profundo do parlamento em plena pandemia

A cidade não parou e as necessidades da população não estão de quarentena em Mossoró.

Áreas rural e urbana precisam da intermediação de suas demandas pela Câmara Municipal.

Existe muito a ser feito, questionado, proposto e fiscalizado pelos vereadores.

E há meios. A Internet e aplicativos que se ambientam nela dão vida a parlamentos e outros grupos de trabalho, públicos ou não, por todo o mundo.

Nem só formação de nominata e outros interesses político-eleitorais devem mover os parlamentares locais.

Esse poder, que muitos consideram dispensável (não é o que pensamos), pode se tornar realmente virtual – quase inexistente – em plena pandemia e depois dela.

Os eleitores vão se lembrar.

Ah, se vão! Se vão, vão!

P.S – 19h34Nota de Esclarecimento da Câmara Municipal de Mossoró

O expediente presencial está suspenso e feito por teletrabalho, tendo em vista a gravidade da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo, conforme recomendações do Ministério da Saúde e a existência de vereadores e servidores da Casa com suspeita de Covid-19.

Entretanto, o Legislativo Municipal está engajado contra a doença. Vereadores (a) propõem medidas, muitas já adotadas pelo Poder Público, estão engajados em campanhas e em outros trabalhos, como a inspeção da Comissão de Saúde à UPA do bairro Belo Horizonte, sexta-feira (3).

A Casa está preparada para sessões virtuais, assim que for demanda. É que as ações do Município, até agora, não necessitaram de aval do Legislativo, segundo a Lei Orgânica de Mossoró, ao contrário de Natal e do Rio Grande do Norte, onde os Parlamentos já precisaram deliberar matérias.

Portanto, a suspensão do expediente interno e presencial não significa que o Legislativo esteja alheio à pandemia. Pelo contrário. Os (a) vereadores (a) têm feito o que lhes cabem e continuarão a atuar em defesa da população mossoroense nesse momento crítico e em todas as situações.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 06/04/2020 - 08:12h
Apelo

Fique em casa

Fique em casa!Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
segunda-feira - 06/04/2020 - 07:48h
Pandemia

Humanidade sairá pior

Vejo várias teorias, umas com base espiritual, outras que engendram argumentos filosóficos, mas nenhuma me convence que sairemos melhores desse ataque do novo vírus.

Sairemos pior, porque em plena pandemia já estamos péssimos.

O ser humano teima em não dar certo.

Leia também: Nós, os egoístas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 05/04/2020 - 21:28h
Covid-19

Pandemia tem menor número de mortos desde março

Jornalista residente na Itália, onde atua profissionalmente, Thaís Cunha faz um balanço da pandemia do coronavírus no país, um dos mais atingidos no mundo.Segundo ela, os números cederam mais. Mesmo assim, já chegaram a 15.887 óbitos desde 19 de março.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, onde tem ocorrido um sério crescimento da pandemia, em 24 horas houve registro de mais 18.906 caos, com 9.441 mortos.

Brasil

No Brasil, neste domingo, dados oficiais apontaram até o fim da tarde, o total de 486 óbitos. São 11.311 casos oficiais em todo o país.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sábado - 04/04/2020 - 18:02h
Eleições 2020

Tião Couto dá um tempo na política e prioriza empresas

O ex-candidato a prefeito de Mossoró em 2016, Tião Couto (PSDB, hoje no PL), ensarilhou armas. Pelo menos por enquanto. Em relação à campanha municipal que se aproxima, ele sinaliza equidistância. Prioridade são seus negócios.Em uma postagem à tarde deste sábado (4) em redes sociais pessoais, Tião Couto declara: “Há algum tempo tenho estado impossibilitado de conciliar minhas atividades empresariais e políticas”. Agora, em face da pandemia do coronavírus, ele se vê inclinado a tratar de suas empresas como foco principal e “total dedicação”.

Veja o que ele postou no boxe abaixo:

Meus amigos e minhas amigas,
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há algum tempo tenho estado impossibilitado de conciliar minhas atividades empresariais e políticas, o que me impede inclusive de interagir com vocês, como eu gostaria.

O momento também não é fácil. A crise provocada pelo coronavírus (covid-19) exige atenção. Mais do que nunca as minhas empresas precisam da minha presença e total dedicação, pelo bem dos meus colaboradores e da economia do município.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dessa forma, é com pesar que comunico a todos o meu desligamento das redes sociais (Instagram, Facebook) que tenho utilizado para mantermos um debate com objetivo comum: melhor para Mossoró. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agradeço a cada um de vocês pelo apoio, confiança e amizade. Inspirados por vocês e por todos os mossoroenses, continuarei a lutar por uma Mossoró melhor.

Obrigado e até breve!⠀

Tião Couto

Quando debutou na política como candidato em 2016, Tião obteve 51.990 votos, o que corresponde a 39,39% dos votos válidos, tendo o também empresário Jorge do Rosário (PL) como vice. Ficaram em segundo lugar, com a vitória da chapa Rosalba Ciarlini (PP)-Nayara Gadelha, que empalmou 67.476 votos (51,12%).

Em 2018, Tião foi candidato a vice-governador na chapa do então governador Robinson Faria (PSD). Ficaram em terceiro lugar, com 192,037 votos (11,85%).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 04/04/2020 - 10:28h
Vida

Previna-se

A grande tarefa individual de cada um de nós, nessa pandemia, é se prevenir.Assim, também somos importantes a outras vidas.

Cuide-se.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 03/04/2020 - 07:24h
Saúde

Alto risco que vem sendo ignorado

Em SP prevenção tenta evitar mais mortes (Foto ilustrativa)

Os sistemas de saúde público e particular de São Paulo afastaram, desde fevereiro, mais de 600 profissionais devido suspeita/confirmação da infecção por coronavírus (veja AQUI).

No RN, até 1º de abril, 37% dos casos confirmados de Covid-19 eram de gente da saúde.

Já tem um óbito.

Faleceu ontem à noite em Mossoró, o técnico de enfermagem do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) e com atuação também na Prefeitura de Areia Branca, Luiz Alves de Brito Sobrinho.

Nota do Blog – Esse risco vem sendo ignorado pelas autoridades no RN. Não seria interessante o afastamento preventivo de todo aquele servidor da área que estivesse elencado no contingente de maior risco?

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 02/04/2020 - 04:38h
Em casa

Vivo

Meu isolamento por livre arbítrio passa dos 15 dias.

Saídas são episódicas para reposição de mantimentos e outras necessidades, com escassas interlocuções.Nada de BBB, Netflix, bater panelas ou vomitar xingamentos em redes sociais.

Não vi reprise de qualquer jogo e tenho trabalhado muito.

Leitura, rádio, documentários e aulas por diletantismo no YouTube, videoconferências por labor, muitas e muitas horas sem ouvir uma voz, nenhum sintoma de angústia ou depressão.

Não vi fantasmas, não desejei morrer nem fiquei indiferente às dores alheias.

Estou vivo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
quarta-feira - 01/04/2020 - 16:40h
RN

Decreto estica restrições até o dia 23 deste mês

Em comunicação através de redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) adiantou nesta quarta-feira (1º) que decreto que trata da suspensão de atividades de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte será prorrogado.

Disse que o novo decreto com essa medida esticará a restrição até o dia 23 próximo.

O isolamento social segue mantido, além de aulas suspensas em redes públicas e privadas. Da mesma forma em relação a comércio e espaços públicos, conforme o decreto do último dia 21 de março.

“Os bares, restaurantes e oficinas nas estradas, fora do perímetro urbano, continuarão aberto para atender o segmento dos caminhoneiros”, acrescentou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 01/04/2020 - 13:24h
Relexão

Nós, os egoístas

Nesses tempos de pandemia, não tenho ocupado muito minhas redes sociais (pessoais) para botar o focinho por lá, ou expor mesa com vinho e queijos. Não tenho vinho nem queijos em casa.

Posso comprar, mas não os tenho.

Opção, coisa de prioridade mesmo. Eles não o são.

Prefiro gente à coisa. Uma eu gosto; a outra, uso.Onde moro, quase nada que ocupa espaço é acessório, cumulativo ou dispensável. Tudo tem serventia, inexiste penduricalho – inclusive o imã com escudo do Fluminense à porta da geladeira.

Tenho visto muita gente berrando, cobrando, esperneando, apontando o dedo para políticos e poderes públicos, exigindo providências contra efeitos imediatos e, outros que se avizinham, derivados da Covid-19.

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente, mas realmente…” Uso trecho de uma música que fez muito sucesso nos anos 80, como preâmbulo de uma reflexão. Não seria a hora de perguntarmos: “E o que eu posso fazer por quem não tem nada ou está prestes a fazer parte de uma manada famélica e desesperada?”

Fui confrontado em recente entrevista à TCM-Telecom, se não considerava o coronavírus um divisor de águas à reflexão da humanidade e, do ser humano, quanto ao seu papel em sociedade.

Fui absolutamente sincero, sem rodeios ou utilização de qualquer tipo de alegoria filosófica: “Não acredito, não creio. O ser humano continuará sendo o que sempre foi. Teimamos em não dar certo!”

Passamos por pestes que dizimaram multidões incalculáveis na Idade Média, Gripe Espanhola com mais de 50 milhões de cadáveres no século XX, duas guerras mundiais, matança urbana sem fim, mas até hoje milhões de pessoas morrem de fome e desprezo, em todas as partes do mundo “civilizado”.

Para o neodarwinista Richard Dawkins, autor dos célebres e encorpados “O Gene egoísta” e “Deus, um delírio”, somos geneticamente predatórios, competitivos e estamos em permanente luta pela sobrevivência – numa seleção natural sem fim, que é replicante a todo tempo e hora, ad infinitum (ao infinito).

Com vinho e queijos à mesa, não acredito que essa quarentena, confinamento, isolamento social e qualquer outro termo que adotem à segregação compulsória, sejam capazes de mudar o indivíduo e essa humanidade. Continuaremos individualistas e pequenos.

Isso é tão comum, que ser solidário, altruísta e ter compaixão por quem sofre, acabam virando notícia, manchete e dão belas reportagens à mídia. Nos levam ao choro. Por quê? Por que são exceções, situações estranhas até.

O Covid-19, doença espalhada pelo coronavírus, vai passar e deixará para trás lições que de novo não vamos aprender. Sobreviveremos.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
quarta-feira - 01/04/2020 - 08:52h
Covid-19

A morte de um jovem

A morte de um jovem, com 23 anos, alcançado pelo Covid-19, machuca a gente.

É antinatural pai enterrar filho.

Matheus era empreendedor, com negócio próprio na área de sua formação acadêmica (Foto: Instagram pessoal)

Ontem (terça-feira, 31), a vítima (veja AQUI) foi Matheus Aciole, 23, em Natal.

Era uma pessoa cheia de vida, esperança, com formação em gastronomia e profissional liberal nesse setor.

Rapaz de bem, do bem, promissor.

A gripezinha precisa ser tratada com seriedade.

Tentemos salvar o máximo de vidas.

Amém!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 31/03/2020 - 23:02h
Em Natal

RN tem o segundo óbito causado pelo coronavírus

Um jovem de 23 anos, Matheus Aciolle, é a segunda vítima do Covid-19 no Rio Grande do Norte. Ele veio a óbito em Natal nessa terça-feira (31). As secretarias de Saúde de Natal e do RN deram o registro em nota conjunta:

O primeiro óbito tinha acontecido no sábado (28), em Mossoró. Foi o professor universitário Luiz di Souza (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 31/03/2020 - 22:28h
Mossoró

Primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 está curado

Inavan: recuperado (Foto: arquivo)

Do Mossoró Hoje e Blog Carlos Santos

Primeiro paciente com diagnóstico positivo para Covid-19 em Mossoró, o obstetra Inavan Lopes já se curou da doença, de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

– Estou muito bem, sem sintomas há oito dias – assegura Inavan Lopes.

O infectologista Alexandre Motta lembra que não existe tratamento específico para a doença e que o paciente com sintomas leves deve permanecer em isolamento domiciliar, assim como fez Dr. Inavan.

Somente deve procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas mais fortes da doença.

Cuidados e volta

No último 23 de março, Inavan Lopes tornou público através de comunicado em redes sociais, lançado a amigos e comunidade em geral, que estava com o Covid-19 – veja AQUI.

Ele ficou recluso em seu apartamento em todo esse período, sem apresentar maiores alterações no quadro clínico. “Procurei tomar todos os cuidados preconizados e orientados pela comunidade científica e recomendações médicas, a partir da suspeita da doença”, relatou ao Blog.

“Estarei retornando ao trabalho nos próximos dias, conforme orientação médica”, antecipou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 31/03/2020 - 21:30h
AL

Presidente anuncia doação de R$ 2 milhões contra Covid-19

Ezequiel: equipamentos (Foto: João Gilberto)

O combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte recebe apoio financeiro de R$ 2 milhões. Foi anunciado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Em seu pronunciamento – exibido nas redes sociais do Legislativo – o presidente comenta a pandemia e os efeitos no mundo, dirigindo as ações aos norte-riograndenses.

“O mundo vive a maior crise dos últimos tempos por causa do Coronavírus. A sociedade merece ações responsáveis e rápidas no combate à pandemia e por isso, como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, juntamente com os 24 deputados estaduais e servidores, anunciamos a destinação de R$ 2 milhões e noventa mil reais para leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar e milhares de equipamentos de proteção individual para atender os profissionais de saúde, segurança e a população nos hospitais regionais, referenciados para a Covid-19”, destaca.

Com informações da AL.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 31/03/2020 - 18:37h
Coronavírus

Deputado aponta necessidade de um Hospital de Campanha

O deputado estadual Allyson Bezerra (SDD) defendeu a instalação urgente de um Hospital de Campanha em Mossoró para tratar os pacientes acometidos com o novo Coronavírus (COVID-19). A defesa foi feita em transmissão ao vivo nas redes sociais do parlamentar, nesta segunda-feira (30).

No Ceará, o Presidente Vargas tem o campo aproveitado para rápida montagem de hospital (Foto: O Povo)

“Mossoró não possui condições de atender à demanda que lamentavelmente está prevista, sem a instalação de um Hospital de Campanha com capacidade de atender, não apenas a população local, mas de uma vasta região com mais de 50 municípios. Em condições normais, a estrutura de saúde de Mossoró já fica saturada. Por maior que tenhamos o esforço das equipes de Saúde Pública e seus gestores, não vem sendo possível atender à procura normal pelos serviços em Mossoró”, disse Allyson.

Ele falou de várias experiência já em andamento no país, como uso dos estádios Pacaembu em São Paulo-SP, Mané Garrincha em Brasília e Presidente Vargas, o “PV”, em Fortaleza-CE. “Podemos ter o Estádio Nogueirão, o Expocenter ou Ginásio Pedro Ciarlini como local”, citou.

Justificativa

Argumentou que o Hospital de Campanha é uma unidade de atendimento que fica desacoplada de estruturas hospitalares já existentes, podendo servir como ponto de cobertura para casos menos graves, enfermaria etc. “Assim, pacientes não ficariam no mesmo espaço em hospitais que têm outros tipos de pessoas internadas, com outras patologias”, justificou.

Lembrou que recursos advindos do Mossoró Cidade Junina, que foi cancelado, podem ser investidos com apoio do governo estadual, na montagem de estrutura com tendas e salões, como acontece no Ceará, Brasília e São Paulo. “Empresas que fazem o Cidadela e a Arena de Quadrilhas têm os mesmos meios e equipamentos para esse uso e tudo pode ser feito de forma muito ágil”, apontou.

Com informações da Assembleia Legislativa e Assessoria de Allyson Bezerra.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 31/03/2020 - 18:01h
Fiern

Mais RN lança Painel de Acompanhamento do Covid-19

O Mais RN ganha uma versão digital e uma nova missão nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Considerado o principal plano de desenvolvimento estratégico de longo prazo do Rio Grande do Norte, o programa Mais RN lançou nesta terça-feira (31) nova iniciativa.

É o “Mais RN 4.0 Covid-19”, com o Painel de Observação do Covid-19 no Rio Grande do Norte (Power BI) e o canal de diálogo com a indústria –  Sala de Situação.

A plataforma é aberta ao setor produtivo e qualquer internauta (veja AQUI).

Ela irá atuar no tratamento de dados da evolução do Covid-19 no Estado, por meio da tecnologia Power BI, bem como ser um espaço de interação com empresários e de proposição de ações. O Mais RN, em sua versão digital, é de fácil navegação com forte apelo à interatividade. Uma ferramenta para uso nos desafios diários de empresários, gestores públicos, políticos e estudiosos.

Saiba mais informações clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Saúde
terça-feira - 31/03/2020 - 17:32h
RN

TRT libera R$ 1,3 milhão para combate ao coronavírus

Herculano: decisão (Foto: TRT-RN)

Em decisão publicada nesta terça-feira (31), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) autorizou o desbloqueio e a consequente devolução de R$ 1,3 milhão ao Governo do Estado para ações de combate ao novo coronavírus. O valor é referente a uma segunda parcela de março de 2020 de Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

A decisão foi assinada pelo presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano, em atendimento a ofício do executivo estadual, para que o valor seja repassado diretamente à pasta da saúde do Estado.

O presidente Bento Herculano justificou a decisão com o argumento de que “o direito à vida é o bem mais relevante de todo ser humano”.

Motivações

Segundo ele, foram considerados ainda outros dois aspectos: a inesperada eclosão do estado de calamidade sanitária que vive o Rio Grande do Norte e as limitações financeiras do Estado.

Ainda de acordo com a decisão, o Governo deve honrar com os pagamentos das RPVs, de maneira que, ao final do exercício 2020, os valores firmados no termo de compromisso com o TRT-RN tenham sido quitados, para que possam chegar aos beneficiados por meio do Tribunal.

Com informações do TRT.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.