terça-feira - 31/03/2020 - 11:55h
Pandemia

Calendário universitário 2020 da Uern é suspenso

Fátima Raquel: decisão (Foto: reprodução)

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu, por tempo indeterminado, o calendário universitário 2020, previsto para ter início no próximo dia 6 de abril. A decisão ocorreu durante reunião realizada por videoconferência, nesta terça-feira (31), conduzida pela reitora em exercício, Fátima Raquel e com participação de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, representante do Fórum dos Chefes de Departamento, e o Diretório Central dos Estudantes.

A proposta da suspensão foi apresentada pela reitora em exercício, Fátima Raquel, na abertura da reunião, e endossada pelos participantes, que haviam feito consulta aos departamentos e categoria estudantil, que também se posicionaram pela suspensão do calendário.

A decisão levou em consideração o estado de pandemia do novo coronavírus, as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e decretos federais e estaduais sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo vírus, bem como a portaria da Fuern que estabeleceu orientações acadêmicas e administrativas quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia.

Morte

Nesta segunda-feira (31), o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UERN orientou a suspensão do calendário universitário, levando em consideração a expectativa do pico de contaminação no Brasil ser esperado para os meses de abril e maio, e a dificuldade de acesso às tecnologias educacionais por grande parte dos estudantes da UERN.

No dia 15 de março, a UERN suspendeu as atividades presenciais, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Na época, a Instituição encerrava o semestre 2019.2, já havendo cumprido mais de 90% do semestre, restando somente o fechamento de notas e os casos em que havia pendências.

A primeira vítima do coronavírus no RN foi justamente um professor da instituição Luiz di Souza (veja AQUI), falecido no sábado (28).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais / Saúde
terça-feira - 31/03/2020 - 09:18h
Torcida e ação

“Flu Mossoró” participa de enfrentamento à pandemia

WhatsApp serve à divulgação (Print BCS)

Criado no dia 14 de agosto de 2014 com o intuito de falar apenas e tão somente sobre o Fluminense Futebol Clube, o grupo “Flu Mossoró” abriu uma exceção depois de tanto tempo de atividade intensa, diariamente, na Internet: prestar esclarecimentos na prevenção e combate ao coronavírus, pandemia que se alastra pelo mundo.

– O grupo nasceu para conversarmos, noticiarmos e debatermos sobre essa paixão comum. Começamos reunindo pessoas apenas de Mossoró e o WhatsApp hoje é uma grande família com pessoas também de várias partes do país – comenta Ronaldo Vale, criador do Flu Mossoró.

Preocupação

Segundo ele, o coronavírus se tornou um assunto diário e preocupação de qualquer pessoa, a qualquer hora. “A gente não poderia ficar indiferente e numa bolha”, justifica.

No grupo, Ronaldo e outros componentes divulgam agora material referente à prevenção, notícias da luta que se empreende no país e alentos à superação dessa pandemia.

Nota do Blog – Muito bacana a iniciativa desencadeada por Ronaldo. Eu faço parte do grupo. A enorme maioria não conheço e mesmo assim percebo um ambiente sempre muito interessante, fortalecendo laços, mesmo em meio a alguns arranca-rabos. Fluzão!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Gerais / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 23:40h
Coronavírus

Comércio fica com restrições por mais uma semana

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO) e Associação Comercial de Mossoró (ACIM) se reuniram nesta segunda-feira (30) com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), para discutir medidas de contenção e prevenção ao coronavírus.

Decreto alarga decisão anterior (Foto: Blog do Barreto)

Foram informados sobre o novo Decreto municipal nº 5.638, cujas determinações prorrogam os prazos do Decreto 5.631, permanecendo as orientações de fechamento do comércio até a próxima segunda-feira, dia 6 de abril.

Art. 2º determina que “fica prorrogado até 6 de abril de 2020 o prazo de que trata o art. 2º do Decreto n. 5631, de 23 de março de 2020”.

Essenciais

O Decreto 5.638 ainda traz novas recomendações aos serviços essenciais, tais como farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares e congêneres.

Outra inclusão no documento contempla como essenciais estabelecimentos como de oficinas mecânicas e borracharias, em especial para o suporte de transporte de carga de serviços essenciais nas estradas e rodovias, incluindo o comércio de autopeças e ferramentas.

Férias

A prefeita também baixou decreto antecipando as férias escolares. Estabeleceu a data o período de 17 a 30 de abril.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política / Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 23:26h
Crise-coronavírus

Empresariado e governo fecham entendimento

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e representantes do setor produtivo estiveram reunidos durante mais de três horas em videoconferência, nesta segunda-feira (30), para debater as medidas que estão em curso no enfrentamento à pandemia da COVID19.

Governadora, alguns auxiliares e lideranças empresariais fecharam entendimento (Foto: reprodução)

As seguintes medidas foram anunciadas pela Governadora, em atenção às reivindicações apresentadas pelas entidades empresariais:

Postergação do prazo do Simples Nacional por 90 dias, assim como as licenças ambientais e do Corpo de bombeiros;

Prorrogação dos parcelamentos tributários ativos por 90 dias;

Isenção para doações de mercadorias destinadas aos órgãos públicos e assistenciais;

Medidas específicas para os setores que tiveram suas atividades mais fortemente impactadas ou paralisadas temporariamente (turismo);

Ampliação da validade de Certidão Negativa para 90 dias;

Credenciamento automático dos contribuintes para fins de postergação do prazo de pagamento do ICMS antecipado até o dia 25 do mês seguinte;

Suspensão dos prazos dos Processos Administrativos Tributários (PAT);

Prorrogação do prazo para entrega de Informativos Fiscais;

Facilitação de acesso a crédito e remanejamento de mais recurso para a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte;

Reforço na segurança pública visando a manutenção da integridade das empresas;

Que sejam priorizadas, nas aquisições públicas, as empresas sediadas no Estado;

Que o setor produtivo participe do comitê de crise na construção de um plano de reabertura dos empreendimentos.

Algumas dessas medidas dependem do aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e do Comitê Gestor do Simples Nacional e já foram enviadas para análise de viabilidade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 22:50h
Mossoró

Governadora e prefeita tratam de medidas contra coronavírus

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve reunida por videoconferência na manhã desta segunda-feira (30) com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.  O objetivo foi tratar do aumento da capacidade do sistema de saúde no município, com a implementação de 170 novos leitos, e também alinhar ações de isolamento social, medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Fátima explicou o Plano de Contingência para Mossoró e a expansão dos leitos que deve atender a população do município e região.

Fátima (na tela) e Rosalba conversaram por videoconferência (Natal-Mossoró) nesta segunda-feira (Foto: PMM)

“A perspectiva é que possamos criar 170 novos leitos. Mas uma das principais pendências é o efetivo de médicos e equipes de enfermagem que possam dar conta da demanda. Convocamos os aprovados no último concurso e, devido à gravidade da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar a contratação temporária de novos profissionais e suprir a necessidade dos hospitais”, disse.

Quanto aos novos leitos para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), ela adiantou que estão sendo firmados os últimos preparativos para que as unidades estejam funcionando, no máximo, até a próxima segunda-feira (6).

A prefeita de Mossoró solicitou apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), para aquisição de material hospitalar que possibilite montar uma ala de 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Raimundo Benjamim Franco, também conhecida como UPA do Belo Horizonte.

De acordo com a prefeita, o espaço, de iniciativa municipal, seria destinado aos pacientes que precisam ficar em observação mas que ainda não necessitam estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ela também solicitou reforço nas divisas com o Ceará, estado que soma alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.

Novos leitos

No Hospital da Polícia militar serão criados 25 novos leitos. O Hospital São Luiz está em negociação para a criação de 20 leitos de UTI e mais 20 enfermarias.

Já no Hospital Rafael Fernandes serão 18 leitos, enquanto que na Casa de Saúde Dix Sept Rosado (CSDR)/Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) serão 10 UTIs e 40 Unidades de cuidados intermediários (UCI/enfermarias).

No Hospital Regional Tarcísio Maia serão 20 novos leitos de UTI e 7 UCI, além de mais 10 leitos de estabilização nas UPAs.

Nota do Blog – Esses números apresentados por Estado e Prefeitura de Mossoró como “novos” sinceramente fogem à realidade. Boa parcela desses leitos já existe e sob ocupação. Como novos?

Parece que elas subdimensionam o problema. Torço para estar muito errado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 18:02h
Prevenção ao coronavírus

PRE redobra atenção sobre uso eleitoreiro de medidas

Caroline: cuidados redobrados (Foto: arquivo)

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RN) remeteu uma orientação técnica a todos os promotores eleitorais do estado estabelecendo diretrizes para a atuação na fiscalização dos atos adotados pelos gestores públicos, durante o enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Para a procuradora regional Eleitoral, Caroline Maciel, é fundamental que se evite o uso das contratações ou distribuição de bens em prol de futuros candidatos, irregularidade que pode levar os beneficiados a serem alvo de ações do Ministério Público.

O documento enviado aos promotores eleitorais reforça que configura “conduta vedada a agentes públicos fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público, ficando proibida ainda, no ano em que se realizar a eleição, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto em casos de calamidade pública, estado de emergência ou de programas sociais já em execução”.

Nota do Blog – Raimunda Nilda – vereadora de Parnamirim, conhecida como Professora Nilda (PSB) – e Robson Carvalho (PMB) – vereador de Natal – estavam distribuindo álcool em gel e sabonete líquido à população, com propaganda pessoal e divulgação de redes sociais em panfletos e rótulos das embalagens. A prática já foi suspensa por iniciativa do Ministério Público Eleitoral (MPE.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 14:20h
Doentes renais

Grupo de risco faz alerta temendo mortes com pandemia

Atendimento é preocupante (Foto ilustrativa)

A Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (ABRASRENAL) alerta para a necessidade de o Ministério da Saúde e os governos estaduais adotarem medidas especiais para atender o paciente renal durante a pandemia do coronavírus. A solicitação principal é que sejam montados nos hospitais de campanha de todo o Brasil um serviço especial para concentrar os doentes renais infectados pelo COVID-19.

O diretor-geral da Abrasrenal, Gilson Silva, esclarece que além de ser grupo de risco para agravamento do coronavírus, os doentes renais estão mais expostos porque precisam circular pela cidade para receber o tratamento de diálise de três a cinco vezes por semana.

De acordo com o último Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia , há mais de 130 mil pessoas realizando diálise no país, em cerca de 700 clínicas. Até o momento, há um caso confirmado de paciente renal com COVID-19, nove suspeitos e um óbito entre os aguardando confirmação.

Preocupação

“A falta de realização de exames de diagnóstico de coronavírus em todos os pacientes suspeitos é um fator que aumenta ainda mais a nossa preocupação. Esses pacientes frequentam clínicas e dividem salas de diálise com outros 30, 40 doentes; todas as semanas. Em algumas clínicas, chegam a circular 400 até 500 pacientes”, reforça Gilson Silva.

“Precisam ir a postos de saúde para buscar medicamentos para anemia e doença óssea e também terão que ir para vacinação para gripe comum. Além disso, de acordo com o censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) 66% tem hipertensão ou diabetes, a idade média do renal é de 58 anos; sendo 35% deles acima de 65, ou seja, tem a maioria tem mais de um motivo para estar no grupo de risco”, reforça o diretor-geral da Abrasrenal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 12:44h
Prevenção

Hotel Thermas suspende seu funcionamento por um mês

O Hotel Thermas de Mossoró, após mais de 41 anos ininterruptos de funcionamento, vai suspender temporariamente suas atividades.Inaugurado em 12 de Janeiro de 1979, o Thermas comunica que em face da ameaça crescente da pandemia do coronavírus, considerou mais prudente que seus serviços para hóspedes, promotores de eventos e usuários do Cartão Passaporte (acesso a área de lazer) fiquem desta segunda-feira (30) a 30 de abril deste ano sem operacionalização.

– Espero que sejam apenas 30 dias – desabafou Gabriel Barcelos, um de seu dirigentes.

“Agora é hora de ficar em casa, precisamos fazer nossa parte”, prega o Hotel Thermas.

A empresa conta atualmente com 220 empregados.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 10:36h
Péssimos exemplos

Filas e aglomerações ignoram ameaça de pandemia

Caraúbas (a 316 km de Natal e 79,6 km para Mossoró), no Oeste do RN, dá exemplo flagrantes de que a pandemia do coronavírus não é assunto a ser levado com importância no município.

Autoridades, boa parcela da população e instituições privadas que lidam com o público provam que por lá o Covid-19 não é problema.

Lotérica faz pagamento com fila extensa que dobra a esquina em Caraúbas

Pelo menos por enquanto.

Na foto mais acima, na Rua Rafael Fernandes, centro, a Lotérica Talismã – nas proximidades do Banco do Brasil – faz pagamentos do benefício social Bolsa Família, com fila extensa e próxima, sem qualquer orientação e cuidado às pessoas.

Idosos

Outro exemplo é na agência do Bradesco, na Rua Rodolfo Fernandes, centro. Nesta segunda-feira (30) faz pagamentos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Dezenas de pessoas – boa parcela de idosos – se amontoam em calçada e à porta do banco – segunda foto abaixo.

A maioria, nos dois locais, não usa pelo menos máscara de proteção.

À porta do Bradesco o mesmo cenário é reproduzido, numa escala mais perigosa, com muitos idosos

Nenhuma autoridade sanitária de estado e município parece observar a cena.

As duas fotos circulam em redes sociais na manhã de hoje.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 09:46h
"Live"

Diocesano busca proximidade virtual em tempos de Covid-19

Nesta segunda-feira, 30, o Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) de Mossoró inicia uma série de lives no Instagram para interagir com as famílias, alunos e alunas neste período de quarentena.

A primeira conversa tem como tema ‘Família e Escola em tempos de pandemia’, mediada pelo diretor padre Charles Lamartine e a diretora pedagógica Glaudionora Silveira.

“Todos são convidados a participar a partir das 19h30”, informa a Assessoria de Comunicação do CDSL.

Nota do Blog – Excelente inciativa.

O isolamento social pode ser atenuado com proximidade virtual, humanização de algo extremado e excepcional provocado pela Covid-19, que precisa da intervenção de uma instituição mais do que secular e creditada como o CDSL.

Venceremos!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 30/03/2020 - 08:00h
Veja

Orientações importantes para prevenção ao coronavírus

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 30/03/2020 - 07:20h
Pandemia

A saída da “ambulancioterapia”

Converso com algumas fontes da saúde, política e amizades diversas em alguns municípios do interior.

Preocupação comum: não ter como enfrentar o Covid-19.

“Ambulancioterapia” é a saída, sobrecarregando Natal e Mossoró.

“O jeito vai ser mandar o povo para Natal ou Mossoró”, comentou um jornalista amigo.

Oremos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 28/03/2020 - 23:42h
Em Mossoró

RN registra primeiro óbito em decorrência do coronavírus

Souza: morte neste sábado (Foto: web)

O Rio Grande do Norte tem o primeiro registro de óbito, em decorrência do coronavírus. Faleceu agora à noite em Mossoró, o professor Luiz Di Souza,61,  dos quadros da Universidade do Estado do RN (UERN).

Era do Departamento de Química.

O paciente deu entrada em hospital privado (Wilson Rosado) na cidade de Mossoró no dia 21 de março. Na última sexta-feira (27) teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado (28).

Ele teve contato com pessoa suspeita de ter contraído o vírus e possuía histórico de diabetes.

Alerta

O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento”, publica o Governo do Estado do RN, através de páginas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) nas rede sociais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos precisam seguir as orientações das autoridades sanitárias”, alerta a Sesap.

Até à tarde de hoje, a Sesap informava em boletim epidemiológico, o registro de 1.130 casos suspeitos, 323 descartados e 45 confirmados.

Nota do Blog – Nossa solidariedade e um reforço: cuide-se, cuide dos seus e também de quem você não conhece.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sábado - 28/03/2020 - 20:39h
Parábola

A obra de Messias

Disse a um amigo engenheiro que soubera de estresse que ele tem enfrentado numa construção.

– O mestre de obras só faz o contrário do que você manda – provoquei.

Ele reagiu de imediato:

– Não existe isso. Eu demitia na hora”.

Esclareci logo que era brincadeirinha.

Calma, calminha!

Por que o presidente Jair Bolsonaro não demite o ministro Luiz Henrique Mandetta da Saúde?

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 28/03/2020 - 19:27h
Videoconferência

Tribunal Eleitoral realiza trabalho em meio à pandemia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE)-RN) já trabalha normalmente com sistema de videoconferência para realização de seus trabalhos.

Recurso utilizado pelo TRE/RN permite que trabalhos tenham sequência,mesmo com a pandemia (Foto: reprodução BCS)

Na imagem contida nessa postagem, o advogado Caio Vitor Barbosa (última foto à direita, embaixo) faz sustentação oral em processo, diante do plenário virtual da corte.

Os judicantes estão, cada um, em endereço próprio (apartamento/casa)

Seguem, assim como o advogado,  às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), em relação à expansão do coronavírus. Evitam aglomeração humana e estão em confinamento.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política / Saúde
sábado - 28/03/2020 - 19:04h
Reflexão

Da guerra

Entre muitas semelhanças, há uma profunda diferença entre Itália e Brasil na luta contra o coronavírus: eles estão unidos.

Nós, em guerra.

Somos um país fragmentado, rachado pelo ódio e em disputa pelo poder.

Saúde é assunto subalterno para alguns dos principais atores.

A Itália lembra-me campanhas de César na Gália, líder personalista.

Mas hoje, sua gente é guia do próprio destino. Em vez de Vercingetórix e gauleses, derrotarão o Covid-19, mesmo com sérias baixas.

E nós?

Não somos uma nação, seremos estatística.

Morrer gente é normal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 28/03/2020 - 17:24h
À vida

Os infantes

Não vi ainda alguém defendendo reabertura de escolas privadas, com suas salas cheias e condicionador de ar.

Compreendo.

Mesmo com ‘baixo’ risco, ninguém quer seu rebento podendo virar estatística.

Preservação da espécie.

Eu faria o mesmo pelos meus e seus infantes.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
sábado - 28/03/2020 - 09:38h
À luta

Abril nos aguarda

Muito do que fazemos há dias, com avanços e recuos, dirá o que testemunharemos e sentiremos nos primeiros dias de abril.

O novo vírus foi rotulado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março.

Sou iluminista: creio na razão e na ciência.

À luta!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 28/03/2020 - 09:00h
Alerta

Mossoró soma 13 casos de coronavírus com 8 novos registros

Secretaria Municipal de Saúde também investiga um óbito com suspeita do novo vírus, ocorrido dia 25

A Secretaria de Saúde de Mossoró recebeu, na noite desta sexta-feira (27), a confirmação de mais oito casos do coronavírus no município. Veja abaixo um resumo do quadro clínico dessas pessoas e o perfil delas.

Cinco pacientes estão em isolamento domiciliar, encontram-se bem, alguns já não apresentam mais sintomas. Dois em internamento hospitalar, mas estão estáveis.

Uma paciente internada em UTI ainda inspira cuidados, mas está estável.

Pacientes em isolamento domiciliar: três mulheres de 31, 35 e 40 anos. Dois homens de 37 e 65 anos.

Pacientes em internamento hospitalar: uma mulher de 47 anos e um homem de 61 anos; uma mulher internada em UTI de 50 anos.

Em números atualizados, Mossoró conta agora com 13 casos do novo coronavírus. Em breve os números de suspeitos, descartados e confirmados serão atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A Secretaria de Saúde de Mossoró também está investigando um óbito que ocorreu no dia (25), de uma mulher de 67 anos, com comorbidade. Amostras foram recolhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN) para descartar ou não a suspeita do coronavírus.

Assim que os resultados estiverem prontos a Sesap deve divulgar em seu boletim epidemiológico.

Com informações da Prefeitura de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 27/03/2020 - 22:38h
Vìrus

Brasil forte

Brasil deve ter reservas cambiais da ordem de US$ 362 bilhões.

Pagou só de juros da dívida pública cerca de R$ 330 bilhões em 2019.

Se tem esse colchão e, pode pagar tanto a bancos, tem meios para impedir que seu povo morra de fome e setor produtivo quebre.

É o que penso.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 27/03/2020 - 18:16h
Opinião

Fuja da TV – Quarentena televisiva

Por François Silvestre

Ou mude de canais. Onde houver notícias sobre coronavírus, mude. Não há mais nada que não se saiba. É preciso o isolamento? É.

Tudo que já foi dito sobre os cuidados a seguir. Higiene, máscaras, isolamento. Tudo já foi dito sobre os sintomas. E todo mundo já sabe que só deve procurar unidades de saúde com sintomas graves. Mas essa maratona televisiva está fazendo mal. MUITO MAL. Imagine alguém com dor de dente ouvindo o dia todo notícia sobre cárie dental. Ou com dor de cabeça, ouvindo sobre enxaqueca. Ou com diarreia, ouvindo que não coma buchada de bode.Isso tá acentuando para graves sintomas pequenos. Que povinho sadomasoquista. Tudo em nome de audiência e de falsa preocupação com a saúde pública. TERRORISMO televisivo. FUJA. Mude de canal. Tome sol no quintal, na varanda, tome uma pinga, um vinho, uma cerveja e veja esporte na televisão. Eu peguei essa merda.

Controlei bem os sintomas. Mas só comecei a melhorar quando deixei de ver e ouvir esse amontoado de imbecilidades. É uma disputa de putas ignorâncias.

Ouça os médicos. Não os da televisão, que são obrigados a fabricar respostas “inteligentes” para perguntas imbecis.

Faça uma experiência. Continue isolado, mas para de ver noticiários televisivos e veja se você não se sentirá melhor.

Somos todos passiveis de sugestão. Muitos são hipnotizáveis. Esse noticiário massacrante diário é uma hipnose coletiva criminosa. No início prestou serviço, agora presta-se ao sadismo.

Notícia ruim repetida constantemente produz contágio. CHEGA!

Num tem mais ladroagem, nem banditismo, nem falcatrua? Num tem mais mentira politica? Num tem mais falta de saneamento? Num tem mais tráfico de drogas pra noticiar? Tô com saudade de vocês quando eram cretinos sem sadomasoquismo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião
sexta-feira - 27/03/2020 - 14:38h
Tibau

Barreiras sanitárias tentam evitar expansão de vírus

Barreira tenta evitar propagação (Foto: divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Tibau iniciou nessa sexta-feira, 27, uso de barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Trabalho faz parte da prevenção à expansão do coronavírus (Covid-19)

Uma dessas barreiras está acontecendo na divisa com o Ceará, próximo a entrada da Nova Tibau, sendo esta uma das formas de prevenir a transmissão e propagação do coronavírus.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina, as barreiras estabelecidas contam com a participação de funcionários da vigilância sanitária, saúde pública e Polícia Militar que fazem abordagem em todos os veículos que entram na cidade.

Ainda segundo a secretária, motoristas que tentam entrar no município estão sendo entrevistados. Eles respondem de onde vem e se há casos suspeitos na família. “Se a resposta for positiva, nós aconselhamos a pessoa a retornar para sua cidade”, disse a secretária Márcia Cristina.

Até o momento o município de Tibau contabiliza 4 casos suspeitos, que continuam sendo monitorados e aguardando o resultado dos exames.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.