sábado - 21/03/2020 - 11:28h
Mossoró

Em obediência a decreto, Partage Mossoró suspende atividades

Ufa! O Partage Shopping Mossoró emite nota anunciando suspensão de suas atividades a partir deste sábado (21), “em função dos acontecimentos recentes, relacionados a propagação do Covid-19 (Coronavírus) em território nacional”, diz o comunicado.

“O Partage Shopping Mossoró segue as recomendações dos órgãos de saúde competentes e o decreto estadual (Nº29.541 – veja AQUI), e informa a suspensão temporária das atividades do empreendimento, a partir de 21 de março. As operações do shopping (incluindo alimentação e demais setores) com serviço de delivery no período, serão divulgadas nos canais oficias do empreendimento”, informou.

Leia também: Dois exemplos: Midway fecha suas lojas; Partage Mossoró abre até cinema.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Saúde
sábado - 21/03/2020 - 08:26h
Hospital

Mossoró tem paciente com suspeita de coronavírus

Por Márcio Alexandre (Portal do RN)

Uma mulher de 50 anos está internada em estado grave em um hospital privado de Mossoró com suspeita de contaminação por coronavírus. De acordo com informações obtidas pelo Portal do RN, ela esteve recentemente na Itália.

Combate ao coronavírus é planetário com fenômeno da pandemia (Foto: China Daily/Reuters)

A mulher, que é professora, passou mal na última quarta-feira e procurou atendimento médico numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Foi diagnosticada com virose e orientada e volar para casa. Os sintomas aumentaram e ela decidiu ir a um hospital ontem.

Ao chegar na unidade hospitalar onde está internada, apresentava febre elevada, muitas dores de cabeça e dificuldades para respirar, estando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde esta quinta-feira, 19/3, em estado grave.

A família está bastante preocupada pela suspeita da grave doença e também porque a mulher se submeteu a uma cirurgia cardíaca recentemente. Ainda preocupa amigos e familiares que essa paciente tenha tido contato com os pais, idosos, sendo que um deles tem uma doença grave.

O Portal do RN mantém a identidade da paciente, evitando expô-la, bem como do hospital, para evitar pânico. A editoria do portal, no entanto, decidiu publicar essa matéria para mostrar às pessoas a necessidade de prevenção, sobretudo de as pessoas se manterem em casa e evitarem aglomerações.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró está acompanhando o caso e que, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, se enquadra como suspeito, mas aguardando resultado de teste. A expectativa é que o resultado seja conhecido em 7 dias.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 20/03/2020 - 23:28h
FAERN/SENAR

Governo vai receber 10 mil litros de álcool contra coronavírus

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RN (SENAR-RN) anunciaram nesta sexta-feira (20) a doação de 10 mil litros de álcool 70% ao Governo do Estado do RN.

A contribuição é um suporte à luta do poder público e sociedade civil contra a expansão do coronavírus no RN, como parte de uma pandemia que teve início na China.

Zé Vieira, presidente da Faern, e o superintendente do Senar, Luiz Henrique Paiva, fizeram o anúncio oficial da doação.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 20/03/2020 - 22:01h
RN

Exames apontam positivo para 5 pessoas com coronavírus

Maioria dos indivíduos com doença é jovem, conforme relatório levantado por Saúde Pública no estado

Em nota oficial e conjunta, as Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e de Saúde de Natal e Parnamirim atestam cinco novos casos do coronavírus (Covid-19). Assim, o RN chega oficialmente a seis pacientes com esse novo vírus. Leia abaixo:

Quatro das cinco pessoas com o vírus inoculado têm entre 30 e 49 anos (Foto ilustrativa)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e as Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim, na noite desta sexta-feira (20/03), vêm a público informar que os exames laboratoriais realizados constatam cinco casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.

Ressaltamos que no dia de hoje o Laboratório Central de Saúde Pública do RN iniciou a realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19), os quais foram validados pelo Instituto Evandro Chagas e Biomanguinhos. Quatro testes deram resultado positivo para isolamento viral do SARS-CoV-2; desses, três casos são do municípios de Natal e um caso do município de Parnamirim.

O primeiro caso confirmado por Covid-19 é de Parnamirim. Trata-se de paciente com 31 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas.

Três confirmações de munícipes de Natal são respectivamente de paciente de 30 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19; paciente com histórico de contato com caso suspeito, de 49 anos, do sexo feminino; paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino. Os referidos pacientes passam bem e também seguem as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde residem.

O quinto caso é de paciente do sexo masculino, de 70 anos, com histórico de contato com caso suspeito. Ao apresentar sintomas realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. O paciente vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas.

Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim.

Importante destacar que com as confirmações de dois casos acima relatados, evidencia-se transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. Contudo, no dia de hoje, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GM-MS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19). Dessa forma, seguindo orientação do Ministério da Saúde, esclarecemos que a partir deste momento só serão realizados os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus.

As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para a covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news, e principalmente seguindo as recomendações de medidas preventivas decretadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Governo Federal.

Por fim, a Sesap-RN e as SMS Natal e Parnamirim reafirmam que este não é um momento para pânico. O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingência que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde.

Leia também: Ministro prevê agravamento do coronavírus em abril e maio.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 20/03/2020 - 19:52h
Coronavírus

Tudo deve piorar muito mais

O coronavírus está se expandindo de cima para baixo na pirâmide social do Brasil.

Ainda não chegou à base e, quando bater lá, pode ser o pior dos mundos.

Demora em diagnóstico aumenta subnotificações e mascara o avanço.

Governo não tem condições de acompanhar em tempo hábil a demanda.

Sem estrutura, quem o segurará?

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 20/03/2020 - 16:22h
Ceará

Estado registra 1ª transmissão comunitária do coronavírus

Cabeto: mais preocupação (Foto: DN)

Do Diário do Nordeste

O Ceará já registra transmissão comunitária da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em pronunciamento online na tarde desta sexta-feira (20). Nesse caso, a transmissão do vírus é feita por fontes não identificadas e que não estiveram no exterior, ou seja, tem origem desconhecida.

Até as 14h30, o Estado contabiliza 55 casos confirmados.

“Isso faz mudar as estratégias. Pessoas que têm formas leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam procurar as unidades de saúde. É mais importante, do ponto de vista epidemiológico, mapear os casos graves para nos anteciparmos e eles terem melhor evolução”, explica o secretário.

No grupo de maior vulnerabilidade, estão idosos acima de 80 anos, imunossuprimidos, pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e pessoas com problemas cardiorrespiratórios.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 20/03/2020 - 12:22h
Vírus

‘Morte natural’ no porão

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
sexta-feira - 20/03/2020 - 11:18h
Utilidade pública

Veja quais são os sintomas mais claros do coronavírus

A BBC News Brasil divulga postagem em que esclarece, de forma bem didática, as diferenças entre sintomas de coronavírus (Covi-19), gripe e resfriado, por exemplo.Esclarece, ainda, que “em alguns casos, pessoas infectadas não apresentam nenhum sintoma”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 20/03/2020 - 09:44h
Defur/Mossoró

Delegacia cria protocolo próprio para proteção sanitária

Na Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR), a própria equipe de atuação nessa especializada criou protocolo de procedimentos para reduzir hipótese de propagação do coronavírus.

Sistema criado pela delegacia procura evitar aglomeração e maior contato direto com público (Fotos: cedidas)

A pessoa que busca informações, quer formular algum tipo de denúncia/queixa ou procura algum tipo de serviço burocrático, é orientada a seguir uma série de orientações.

Os agentes, estagiários, ASG’s, escrivães e delegados Rafael Arraes e Liana Aragão têm contato direto com indivíduos do submundo, que em boa parcela não está preocupada com cuidado algum no campo sanitário.

Até 9h15 desta sexta-feira (20), a DP estava deserta, sem qualquer ocorrência, “algo incomum”, comenta um agente em conversa com o Blog Carlos Santos.

A Defur fica no Abolição IV, ao lado do Caic.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde / Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 19/03/2020 - 19:38h
Pandemia

Empresariado dá sugestões e pede socorro ao estado

Representantes de entidades empresariais do RN entregaram conjuntamente, nesta quinta-feira (19), pauta reivindicatória e de sugestões ao Governo do Estado. É um documento que chega à mesa da gestão Fátima Bezerra (PT), com eclosão da pandemia do coronavírus e suas consequências sanitárias e para economia estadual.

Liderados pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, representantes das quatro maiores entidades representativas do comércio, serviços e turismo do estado foram recebidos pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do RN, Raimundo Alves Júnior e pelo secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier.

Meio circulante está encolhido devido coronavírus e imagem de clientela nas ruas é só em fotografia (Foto: G1/arquivo)

Junto com Queiroz estiveram o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL RN), Afrânio Miranda; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena; e o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Schiavo Álvares.

Veja abaixo síntese do documento:

1. Incluir a parcela estadual de tributos incidentes sobre as empresas optantes pelo Simples no diferimento de pagamento pelo prazo mínimo de três meses. Vale ressaltar que as 178 mil empresas optantes pelo Simples representam 96% do total dos empreendimentos potiguares e, somente nos últimos quatro anos, abriram 24 mil novos postos formais de trabalho;

2. Instituir o diferimento, por um período mínimo de três meses, do recolhimento do ICMS devido pelas empresas do segmento;

3. Incluir na campanha oficial de esclarecimentos e orientações à população que vem sendo preparada por este Governo, sugestões para que as pessoas mantenham, na medida do possível, vida normal, fazendo suas compras de produtos e serviços desde que atentem para os cuidados básicos já amplamente divulgados para evitar contaminações. Também inserir a sugestão de que, ao fazerem compras pela Internet, as pessoas possam priorizar as empresas potiguares;

4. Manter e ampliar o transparente e agressivo programa de ajuste da política tributária estadual, que assegure às empresas locais condições de igualdade competitiva em relação aos estados vizinhos, seja nas vendas ao próprio governo (em suas três esferas), seja nas vendas diretas ao consumidor. Registre-se que várias medidas neste sentido já foram adotadas por este governo;

5. Apresentar, com urgência, uma proposta detalhada de calendário para pagamento de todos os valores devidos a fornecedores dos segmentos de comércio e serviços do Estado;

6. Redobrar os esforços para manter em dia o pagamento dos salários e benefícios dos servidores públicos, levando-se em conta que tal pagamento responde por um volume mensal da ordem de R$ 450 milhões injetados na economia potiguar, o que representa cerca de 26% de todos os salários formais pagos no RN;

7. Avaliar a conveniência de envolver as entidades signatárias nas incursões que busquem sensibilizar grandes players do mercado a participar, de maneira ativa, do futuro novo leilão de concessão do Aeroporto Aluízio Alves;

8. Reativar a redução do ICMS incidente sobre a energia elétrica dos empreendimentos turísticos, a exemplo do que já ocorre para a indústria. Cumpre ressaltar que este segmento é um dos mais atingidos pelo atual cenário de imposição do isolamento social;

9. Operacionalizar, por intermédio da Agência de Fomento do RN, uma linha de microcrédito com taxas de juros diferenciada e carência mínima de 90 dias para o início do pagamento das parcelas;

10. Permitir que os fornecedores que tenham valores a receber do Governo possam receber cartas garantidoras de crédito, no limite de valor de R$ 80 mil, a ser concedido por intermédio da AGN;

11. Prorrogar, por um período mínimo de 90 dias, todas as licenças e alvarás de funcionamento das empresas, sem ônus para os empresários;

12. Realizar mais e maiores investimentos em inteligência, pessoal e equipamentos na área da segurança pública;

13. Dar prosseguimento e celeridade às reformas estruturantes tão necessárias ao equilíbrio fiscal do estado do Rio Grande do Norte, ampliando-as no âmbito administrativo, tributário e previdenciário.

Por fim, os signatários do documento destacam que “o estado do Rio Grande do Norte precisa também voltar o olhar, com atenção devida, para as pautas, problemas e soluções apontadas pelo documento “Mais RN”, entregue ao Governo do Estado e referendado pelas entidades do setor produtivo potiguar. O documento sugere medidas de médio e longo prazos que são primordiais para evitarmos um mergulho ainda mais profundo em uma crise financeira, fiscal e social, bem como para promoção do desenvolvimento sustentável e longevo do Estado”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 19/03/2020 - 15:55h
Saúde pública

Para enfrentar coronavírus, população faz fila por maconha

O governo holandês anunciou o fechamento de escolas, cafés e restaurantes, além dos famosos coffee shops e bordéis, como providência para conter avanço do coronavírus no país.

Grupo faz fila em um coffeeshop de Amsterdã para estoque de maconha (Foto: Jan Van Dasler-via Reuters)

Porém, por lá, a estratégia do confinamento não é adotada na plenitude. O raciocínio do primeiro-ministro Mark Rutte, é de estímulo à aquisição da “imunidade coletiva”, rejeitando o princípio do confinamento, como decretado em países como Itália e França. Segundo ele, é preciso que um número máximo de pessoas desenvolva naturalmente anticorpos.

Disciplinados, sem correrias, os holandeses fizeram fila nesses dias, principalmente para compra de maconha, que é liberada no país. As farmácias ficaram em segundo plano.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
quinta-feira - 19/03/2020 - 15:30h
Decreto emergencial

Governo Fátima vai endurecer prevenção contra coronavírus

O Governo Fátima Bezerra (PT) deverá endurecer a prevenção contra o coronavírus. Tem sinalizadores que não pode flexibilizar ou baixar a guarda.

Por isso, que a governadora avisou há poucos minutos que espera a Assembleia Legislativa ser convocada extraordinariamente, para tomada de novas medidas.

– Acabei de falar com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), solicitando que ele realize uma convocação extraordinária para apreciação do decreto emergencial que iremos enviar, para que possamos avançar mais ainda nas medidas de contenção e enfrentamento do coronavírus – disse.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 19/03/2020 - 12:08h
Orientação

Assembleia de Deus brinca com a força letal do coronavírus

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado do RN RN (IEADERN) emite Comunicado Oficial para seus fiéis, propondo-se a seguir o Decreto n.º 29.524, do Governo do Estado do RN, que trata sobre o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus.Mas entre suas orientações, a Ieadern parece brincar com a própria sorte de milhares de pessoas, muitas das quais enquadradas no contingente de risco (idosos, em especial).

Orienta que deve haver “limitação da quantidade máxima de 100 pessoas por reunião ou culto”, considerando que esse quantitativo não é visto como “aglomeração”.

Vários dos seus tempos, da capital ao interior, possuem pequenas proporções físicas e 100 pessoas juntas podem resultar numa propagação exponencial do vírus.

Nota do Blog – Pelo visto, os irmãos têm muita fé mesmo, mas os pais de família em defesa de seu rebanho têm o dever de contrariar essa norma. Pelo bem de todos.

Estudos científicos mostram que uma única pessoa infectada pode propagar o vírus por mais 15. Imagine com o ‘rebanho’ todo acomodado num templo, entoando cânticos, falando, tossindo e espirrando.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
quarta-feira - 18/03/2020 - 14:24h
Capital

Cidade tem seu ritmo alterado com medo de pandemia

O movimentado trânsito de Natal em plena quarta-feira (18), às 13h22, mostra bem o alcance de medidas preventivas e o temor popular ao coronavírus.

Ruas quase desertas numa área da cidade do Natal que costuma está efervescente (Foto: BCS)

Na Cidade Alta, Ulisses Caldas com Princesa Isabel, quase ninguém nas calçadas que sempre estão movimentadas no período.

Cena de um “filme noir”.

Na BR-101, saída para Parnamirim, o tráfego de veículos é parecido com um domingo. O trânsito flui com muita facilidade com quantidade de automóveis bem aquém do comum.

Nos meios de comunicação, o grande interesse não é por política ou futebol. Nem mesmo o BBB da Rede Globo desperta tanta atenção. O foco é o coronavírus, prevenção, combate, expansão no Brasil e no mundo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 18/03/2020 - 12:38h
Temor do coronavírus

Assembleia Legislativa suspende suas atividades

Os deputados estaduais da 62ª legislatura aprovaram em Plenário nesta quarta-feira (18) a suspensão das atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A aprovação do requerimento assinado pelos parlamentares médicos foi feita à unanimidade.

Deputados médicos influíram em decisão que é ainda mais restritiva (Foto: AL)

O requerimento assinado pelos deputados Albert Dickson (PROS), Bernardo Amorim (Avante), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rego (DEM) e Vivaldo Costa (PSD), parlamentares e médicos trata da imediata suspensão de todas atividades, administrativas e legislativas, no âmbito do legislativo potiguar diante da “situação de emergência enfrentada pelo Brasil, afetado pela pandemia do novo coronavíms (COVID-19) já declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre a convocação extraordinária, o ato dispõe que o Plenário poderá se reunir “excepcionalmente”, por convocação do Presidente, para a deliberação de matérias que exijam o pronunciamento urgente do Poder Legislativo ou que possuam importância para o Rio Grande do Norte e seus cidadãos.

Semana passada, a AL já tinha baixado série de medidas (veja AQUI) para prevenção de seus parlamentares, funcionários e pessoal em trânsito no prédio-sede desse poder.

Agora, vai mais além.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 18/03/2020 - 12:02h
Coronavírus

Liga de Combate ao Câncer toma medidas preventivas

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) informa algumas medidas que serão adotadas na instituição, com o objetivo de prevenir o contágio da pandemia Coronavírus (COVID-19).

Assim, informamos que:

1-    Pacientes oncológicos serão atendidos normalmente;

2-    Será permitido apenas um acompanhante por paciente;

3-    Pacientes ou acompanhantes que apresentarem sintomas de gripe devem procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro;

4-    Teremos profissionais da saúde (Enfermeira e Assistente Social) na recepção das duas Unidades Hospitalares, informando sobre algumas medidas da instituição e formas de prevenir o contágio;

5-    Qualquer dúvida basta entrar em contato com a atendente do seu médico;

Ressaltamos que nossa Instituição está tomando todas as medidas necessárias para continuar atendendo os pacientes em tratamento, bem como evitar o contágio ou disseminação da doença em suas Unidades Hospitalares.

Telefones para contato: (84)3323-7700/3317-0756.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 18/03/2020 - 11:26h
Saúde pública

Município apresenta série de medidas contra coronavírus

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP), ao lado da vice Nayara Gadelha (PP) e secretária de Saúde Saudade Azevedo, anunciou na tarde desta terça-feira (17), no Salão dos Grandes Atos, durante coletiva de imprensa, uma série de medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) na cidade.

Rosalba apresentou medidas e prefeitura poderá adotar outras, com o passar dos dias (Foto: PMM)

A primeira medida do decreto nº 5611, de 14 de fevereiro de 2020, é a criação de um comitê composto por diversas Secretarias Municipais, o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), que vai funcionar enquanto ocorrer casos suspeitos.

O decreto nº 5611 informa que ficam suspensas na Prefeitura de Mossoró, inicialmente por um período de 15 dias, atividades que reúnam 50 ou mais pessoas nos equipamentos municipais.

O decreto informa também que ficam suspensas viagens a serviços de servidores municipais, excetuadas as necessárias a transporte de pacientes e profissionais de saúde.

Ficam suspensas, pelo prazo de 60 dias, a concessão de férias dos servidores lotados nas Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Rosalba também informou que o Município está estudando e vai criar barreiras sanitárias para ajudar na prevenção do novo coronavírus.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
terça-feira - 17/03/2020 - 22:12h
O dia seguinte

Realidade (muito) pior

Se houver surgimento em massa de casos suspeitos (a confirmar/ou não), o Brasil hoje não tem como realizar exames conclusivos do Coronavírus.

Tudo de pior pode acontecer, inclusive com subregistros longe da realidade.

Mas tem uma manada de imbecis rindo disso tudo.

Acha que é exagero.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 17/03/2020 - 11:18h
Coronavírus

Mossoró tem mais um caso investigado; RN tem 33 em análise

Sesap centraliza ações contra coronavírus no RN (Foto: arquivo)

Do Blog Diário Político

Pelo menos 33 pessoas no âmbito do RN estão com suspeita de terem contraído o coronavírus. De acordo com novo boletim epidemiológico da Secretaria de estado de Saúde do RN (SESAP), divulgado na manhã desta terça-feira (17/03), um novo caso de Covid-19 (novo coronavírus) é investigado pelo Instituto Evandro Chagas no Pará, referência nessas análises. O paciente é de Mossoró.

Outros dois de Mossoró ainda estão no Laboratório Central do RN(LACEM). Estes 3 casos chegaram ao conhecimento da Sesap/RN na semana passada.

Pelo menos 27 casos estão sendo apurados pelo Laboratório Central do RN. Não sendo estes descartados por Covid-19 em até 72h, por meio do Lacem, os casos são enviados para análise do Instituto Evandro Chagas/PA que tem o prazo de até 7 dias para confirmar ou descartar os casos.

No Evandro Chagas outros seis estão em análise, totalizando 33 pessoas sob investigação.

O RN possui apenas um caso confirmado de Coronavírus identificado na cidade de Natal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 17/03/2020 - 08:56h
RN

Combate ao coronavírus mobiliza governos e outros poderes

O Governo do Estado reuniu na tarde desta segunda-feira (16) na Escola de Governo em natal, os representantes dos poderes, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, associações de prefeituras e outras entidades para alinhar a necessidade de ação conjunta para combater o novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

Reunião terá sequência nessa terça-feira para acelerar decisões e ações (Foto: Governo do RN)

A reunião foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra na Escola de Governo. Durante o encontro, a chefe do Executivo potiguar anunciou a criação de um comitê, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), para debater as medidas necessárias no enfrentamento ao vírus.

Nesta terça-feira (17), o comitê terá suas primeiras reuniões para tratar de ações em áreas como a educação e o turismo.

O governo acertou a criação de uma campanha massiva de comunicação para atingir todo o estado.

Fátima assinalou que o Governo Federal  editou medida provisória destinando aos estados e municípios pouco mais de R$ 420 milhões de um valor global de R$ 5 bilhões destinados para o combate ao coronavírus, sendo R$ 7,1 milhões para o RN.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 17/03/2020 - 08:48h
Bolsonaro afirma:

“Se me contaminei, é responsabilidade minha”

Do Canal Meio (Infomoney e Folha)

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus a pleno vapor no mundo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que vê nas precauções uma mobilização contra seu governo. “Se a economia afundar”, afirmou em entrevista a José Luiz Datena, da rádio Bandeirantes, “acaba o governo. Há disputa de poder nisso aí.”

José Luiz Datena estranha comportamento; Bolsonaro desdenha vírus e critica precauções sanitárias (Fotomontagem)

Em geral simpático ao presidente, Datena o pressionou sobre a decisão de cumprimentar pessoas nas ruas, durante as manifestações governistas de domingo.

“Estou sozinho num canto apanhando de todo mundo”, explicou. “Tenho obrigação moral de saudar o povo que ficou na frente do Palácio do Planalto. Se me contaminei, é responsabilidade minha. Está havendo uma histeria.” Bolsonaro foi enfático. “Se resolvi apertar a mão do povo, é um direito meu.”

De novo

“Estou perplexo, até porque ele tem ainda testes para fazer. Ele está se colocando em risco, contrariou norma médica. É um péssimo exemplo contrariar ordem médica no meio de um surto,” comentou Datena à Folha.

Bolsonaro deixou claro que vai ter contato direto com populares, sem medo de transmitir ou ser infectado por vírus: “Se o povo aparecer aqui vou lá para frente de novo”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
segunda-feira - 16/03/2020 - 20:40h
Bispos

Igreja Católica do RN toma medidas por temor do coronavírus

Dom Mariano, Dom Jaime e Dom Antônio: preocupação (Foto: arquivo)

Do Blog Saulo Vale

Reunidos nesta segunda-feira (16), os três bispos do Rio Grande do Norte definiram uma série de orientações aos católicos de todo o estado.

As medidas têm o objetivo de prevenir e combater a disseminação do novo coronavírus.

Dentre elas, a suspensão das procissões no RN e a orientação aos idosos e demais grupos de risco a assistirem as missas em casa até que seja superada a pandemia.

Nas capelas, paróquias e demais locais, as missas serão realizadas, mas com algumas restrições, como mostra a imagem abaixo.

O documento, contendo as orientações, é assinado pelos três bispos potiguares: Dom Mariano Manzana (Mossoró), Dom Antônio Carlos (Caicó) e Dom Jaime Vieira Rocha (arcebispo de Natal).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.