terça-feira - 24/03/2020 - 20:10h
Sem saída

Pessoal da saúde está exposto diretamente ao coronavírus

Equipamentos básicos não existem (Foto ilustrativa)

Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outros profissionais que atuam diretamente na área de saúde em Mossoró estão sem saída.

Precisam continuar trabalhando em seus papeis, mas o fazem sem o devido Equipamento de Proteção Individual.

Faltam máscaras, luvas, toucas etc.

A tendência é que muitos entrem na lista de notificações como pacientes com o coronavírus.

Vários casos já são comentados como “suspeitos”, mesmo carecendo de confirmação oficial.

Infelizmente.

Em períodos normais, a saúde pública já tem carência até de remédios básicos, diante de uma pandemia, tudo tem uma dimensão ainda maior.

Leia também: Médico admite ter coronavírus e reforça luta contra pandemia.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 24/03/2020 - 17:18h
Home Office

Congresso em Foco enfrenta pandemia trabalhando em casa

Por Sylvio Costa (Congresso em Foco)

Esses últimos dias têm sido de muito trabalho, muita tensão e muita correria para quem atua como jornalista. Assim como profissionais de saúde, servidores públicos e tantos outros trabalhadores de serviços essenciais que agora colocam a vida em risco para minimizar os estragos causados pela pandemia, colegas se veem na condição de transitar por áreas de risco ou com aglomeração.

Equipe do Congresso em Foco trabalhando remotamente, sem deixar a produção cair (Fotomontagem)

Daqui enviamos saudações a tais profissionais, nos quais muitas vezes confiamos para entregar a você a melhor imagem ou as informações mais fidedignas, obtidas por quem registra in loco os desdobramentos do quadro sanitário enfrentado pelo país. Sabemos que emissoras de TV, grandes redações, serviços privados e públicos de comunicação, muitas vezes, não têm outra alternativa a não ser manter pelo menos parte de suas equipes “na trincheira”.

Solidariedade

Optamos por outro caminho. Ainda que isso gere prejuízo à qualidade final do que publicamos, desde 12 de março estamos trabalhando em regime de home office.

Curiosamente, tal iniciativa, assim como o empenho de uma equipe de altíssimo nível profissional, gerou correntes de solidariedade e apoio que têm nos ajudado a obter informações ricas, atualizadas, frequentemente exclusivas, obtidas por telefone, videoconferência e diferentes ferramentas digitais.

Apoiados nessa condição privilegiada, que sabemos não poder ser aplicada a todos ou a todos os casos, aderimos, esperamos que com antecedência segura para a nossa equipe e seus familiares, ao #FiquemEmCasa. Assim estamos.

E assim pretendemos continuar até que estejamos livres dos riscos trazidos pela pandemia.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política / Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 24/03/2020 - 15:22h
Veja

Visualizador mostra situação do coronavírus em todo o mundo

A página Visualizador de Coronavírus (veja AQUI) faz um acompanhamento com números sempre atualizados, dos registros diversos relacionados ao Coronavírus (Covid-19) no mundo.O internauta clica sobre o mapa do país que pretende colher informações e elas são projetadas instantaneamente.

Teste.

Às 15h22 desta terça-feira (24) o sistema mostra 18.278 mortos em todo o mundo,  mas também aponta que 107.080 conseguiram se recuperar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 24/03/2020 - 14:56h
Marcos Araújo

Coronavírus mexerá com “relações de trabalho”, diz professor

O Covid-19 “é muito preocupante e revolucionará as relações de trabalho”, analisa o advogado Marcos Araújo, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN).

Araújo: período de exceção (Foto: arquivo)

De acordo com o professor, o Brasil vive um momento de “exceção legislativa” em razão das Medidas Provisórias editadas pelo Presidente da República durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 6/2020.

Com as novidades, foram concedidas alternativas de enfrentamento da crise no sentido de buscar a manutenção do emprego e da renda, como teletrabalho, antecipação de férias, concessão de férias coletivas, dentre outros.

“Os casos de teletrabalho não se sujeitam a formas de controle, exigindo-se produtividade”, explicou o professor.

Quanto ao home office, muito adotado durante este período, “não são devidos o auxílio-transporte, posto que essa verba tem natureza indenizatória em relação a um dispêndio que o empregado teria que fazer”.

Justa causa

Segundo Marcos Araújo, nos empreendimentos que puderem continuar suas atividades, o medo de contaminação não justifica a ausência do empregado ao trabalho.

“Há atualmente dezoito tipos de faltas justificadas previstas na lei. A grande maioria já está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), mas há algumas regras que foram criadas em leis separadas”, diz o professor, citando as hipóteses previstas de falecimento, casamento, doação de sangue etc.

Marcos Araújo salientou que o empregador pode dispensar sem justa causa devido a manutenção, mesmo durante este período, de seu poder potestativo, ou seja, seu poder de admitir, dispensar e organizar a estrutura de seu empreendimento.

Para o professor, deve-se no momento primar pelo bom senso entre empregador e empregado, porque “as disposições puras da lei não resolverão as questões cruciais”.

Com informações da Uern.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 24/03/2020 - 12:12h
Oficial

Sobe para 14 os casos confirmados de coronavírus no RN

Subiu para 14 casos confirmados no RN, a incidência do coronavírus, conforme boletim epidemiológico desta terça-feira (24) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

É uma pessoa do sexo feminino, originária de Parnamirim, com 29 anos e possui histórico de viagem a Fortaleza, no Ceará, onde esteve em contato com estrangeiros.

Leia também: RN tem 270 casos suspeitos; Natal e Mossoró puxam números.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 23/03/2020 - 20:28h
Emergência

Polícia Civil amplia Boletim de Ocorrência para Internet

Foi ampliado o registro de Boletim de Ocorrência (BO) no âmbito da Polícia Civil do RN.A ideia já operacionalizada visa manter a prestação de serviço à sociedade, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.

Veja no banner contido nessa postagem maiores informações sobre esse canal na internet.

O endereço você pode acessar diretamente clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde / Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 23/03/2020 - 18:08h
Sâo Gonçalo do Amarante

Justiça manda Anvisa botar barreira sanitária em aeroporto

O Juiz Federal Magnus Augusto Delgado, titular da 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) instale barreira sanitária e de inspeção nos voos nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Aeroporto: União ignora seu papel (Foto: TN)

A Anvisa terá 24 horas para cumprir a decisão, que atende a pedido do Ministério Público Federal.

O magistrado decidiu que a Agência deverá fornecer todo apoio necessário para que o Estado do Rio Grande do Norte, com auxílio de instituições que repute necessárias como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos municipais, implante barreira nos locais considerados de risco pelo Governo do Estado, inclusive fortalecendo a segurança sanitária no aeroporto.

Nota do Blog – Que país sem comando. Precisar o MPF acionar a justiça para que o Governo Federal cumpra uma obrigação basilar, nesses tempos nebulosos de pandemia.

Francamente!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 23/03/2020 - 14:12h
Calamidade Pública

Município fecha comércio e toma outras medidas

A Prefeitura de Mossoró publica nesta segunda-feira (23), o Decreto nº 5631 que declara situação de calamidade pública no âmbito do município e dispõe sobre medidas temporárias de prevenção, controle e enfrentamento ao contágio pelo coronavírus COVID19.

Dentre as iniciativas estão restrições ao funcionamento do comércio, suspensão das atividades do Mercado Central e mercado do Vuco-Vuco e de eventos públicos e privados.

De acordo com o texto, as medidas são válidas até 30 de março de 2020.

Com o decreto está suspenso o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto agências bancárias, padarias, supermercados, postos de gasolina, clínicas e farmácias veterinárias, pet shops, transporte coletivo, hotéis e serviços fúnebres.

A medida determina que o Mercado Central e Mercado Vuco-Vuco Lindon Johnson Vieira devem permanecer fechados até a data estipulada.

A Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (mercado da COBAL), o Mercado João Félix (Mercado da Carne e Ave) e o Mercado Pedro Freire da Costa (Mercado do Alto da Conceição) funcionarão observando o disposto no art. 10 do Decreto estadual n. 29.541, de 20 de março de 2020, destinadas unicamente para a comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedadas quaisquer outras atividades, e encerrará suas atividades abertas ao público às 12h.

O decreto também suspende por 90 dias a realização e a concessão de licenças para realização de shows, feiras, congressos e demais eventos similares, públicos ou privados, gratuitos ou onerosos, em recinto aberto ou fechado ao público, em Mossoró.

Com isso, o Mossoró Cidade Junina foi cancelado. As medidas definidas neste decreto serão avaliadas periodicamente pelo Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento   e   Gestão   de   Emergência   em   Saúde   Pública.

O Decreto nº 5631 está disponível na edição desta segunda,23, do Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 23/03/2020 - 13:40h
Prevenção

Quem deve usar e como usar máscara cirúrgica

À medida que se confirmam novos casos e mortes no Brasil por causa do novo coronavírus (Sars-Cov-2), alguns itens até então ignorados por boa parte da população ganharam fama. É o caso do álcool em gel e das máscaras cirúrgicas descartáveis. Mas, enquanto a importância do primeiro é incontestável para todos os cidadãos, a necessidade do segundo é relativa. Bem relativa.De acordo com o infectologista Luis Fernando Aranha Camargo, do Hospital Israelita Albert Einstein, da capital paulista, as máscaras são indicadas principalmente para profissionais de saúde e pessoas com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19, a doença causada pelo vírus. Sintomas como tosse, falta de ar, coriza e febre demandam esse equipamento para evitar o contágio.

Outra indicação é para indivíduos que ficam no mesmo cômodo de alguém com confirmação da enfermidade. Assim, o risco de infecção cai. “Essas são as recomendações mais claras”, resume o médico. Mas não custa reforçar que, nesses casos, indica-se sobretudo o isolamento social.

Orientações

Se você estiver no grupo com indicação para recorrer à máscara cirúrgica, a OMS tem dicas essenciais:

+ Antes de colocá-la, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

+ Cubra a boca e o nariz com a máscara e se certifique de que não há espaços entre o acessório e o rosto.

+ Evite tocar a máscara enquanto estiver usando-a. Se fizer isso, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

+ Quando a máscara estiver úmida, troque-a por uma nova. Não é para reutilizá-la!

+ Na hora de removê-la, faça isso por trás. Ou seja, não toque na parte da frente do acessório. Descarte-a imediatamente em uma lixeira fechada. Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Não se esqueça: as máscaras só são eficientes quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos.

* Com informações da Saúde Abril.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 23/03/2020 - 12:46h
Coronavírus

RN tem 270 casos suspeitos; Natal e Mossoró puxam números

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) divulga o mais recente boletim sobre o comportamento do coronavírus no Rio Grande do Norte.

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (23) informa que o Rio Grande do Norte possui 270 casos suspeitos e 13 confirmados, além de outros 43 descartados.

Natal é campeã em registros suspeitos, com 120, mas 27 descartados e 9 confirmados.Em relação a Mossoró, o mesmo boletim esclarece que já são 59 casos suspeitos, um descartado e um confirmado (veja AQUI).

Não se registra qualquer óbito no território potiguar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 23/03/2020 - 12:00h
Mossoró

Centro da cidade tem maioria de lojas fechadas

É crescente o esvaziamento do centro comercial de Mossoró, com a expansão coronavírus.

Imagens de hoje (segunda-feira, 23) pela manhã, do internauta Francisco Vieira, mostra que boa parcela das lojas cerrou suas portas.

Há ínfima circulação de veículos automotivos e de clientela.

Bancos e farmácias estão abertas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Saúde
segunda-feira - 23/03/2020 - 11:16h
Coronavírus?

Restaurante Popular tem fila e aglomeração em Mossoró

Fila, grande aglomeração, num equipamento concessionário do Governo do Estado, do programa “Restaurante Popular”, em Mossoró.

Na Avenida Presidente Dutra no São Manoel, o péssimo exemplo de quem deveria ser exemplo (Foto: BCS)

Flagrante de hoje, segunda-feira (23).

Avenida Presidente Dutra, Alto de São Manoel.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 22/03/2020 - 19:52h
Finalmente

Prefeita cancela Cidade Junina devido coronavírus

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) anunciou na tarde deste domingo, 22, que, em função da pandemia do Coronavírus, o Mossoró Cidade Junina (MCJ) deste ano será cancelado. Os recursos serão destinados para a saúde do município, garante a prefeita.

Prefeitura publica nota confusa "#esclarecendo"que Rosalba "reafirma decisão" de "perspectiva de cancelamento" (Reprodução)

“Com a confirmação do primeiro caso em Mossoró e o pronunciamento do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que haverá um agravamento da doença entre os meses de maio a julho, decidimos cancelar por 90 dias todos os eventos esportivos e artístico-culturais, entre eles o Cidade Junina”, esclareceu.

Deputado sugeriu cancelamento e investimento em Saúde

Na sexta-feira (20), o deputado estadual mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) sugeriu (veja AQUI) à prefeita que cancelasse o evento, com base justamente em declarações do ministro Luiz Mandeta (veja AQUI) e outros fatores de saúde pública.

Também apontou que o momento exigia remanejamento dos recursos para aplicação maciça na prevenção e combate ao coronavírus. Lembrou, por exemplo, que ano passado, em termos oficiais, a gestão Rosalba Ciarlini investiu mais de R$ 6 milhões na festa. Para esse ano, a perspectiva era de muito mais.

– Se esse mesmo montante de dinheiro for destinado à luta contra o coronavírus, será possível comprar 100 respiradores, 300 mil litros de álcool em gel e 20 milhões de máscara de proteção, para serem distribuídos à população”, exemplificou o parlamentar.

Terça-feira (17), a prefeita falou ao Blog Saulo Vale (veja AQUI) que ia avaliar se “seria realizado ou não”. Ontem, em redes sociais, voltou a cogitar que sim ou não. Hoje, cinco dias depois, capitulou à realidade dos fatos.

Cancelou, apesar da barafunda de textos e títulos da municipalidade em suas redes sociais, que mais confunde do que esclarece (veja boxe acima, nesta postagem). Retrato do próprio drama ‘cancela-não cancela’, vivido pela prefeita.

Publicação

O cancelamento do MCJ 2020 será publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) de amanhã, dentro do decreto de calamidade pública que trará outras medidas de prevenção e combate ao Covid-19.

O Mossoró Cidade Junina aconteceria entre os dias 06 e 27 de junho, seguido do campeonato de grupos de quadrilhas juninas Nordestão, nos dias 11 e 12 de julho.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
domingo - 22/03/2020 - 18:26h

O inimigo silencioso que ataca o mundo

Por Gutemberg Dias

O Covid-19, ou Coronavírus, vem causando inúmeros problemas à sociedade mundial. É uma ameaça invisível, que mata, sobretudo, por atingir com muita força as estruturas de saúde, principalmente, as públicas, que tem maior demanda, como é o caso do Brasil.

O surto teve seu epicentro na China e hoje quase todos os países do mundo já registraram casos diagnosticados, muitos já com elevados números de óbitos, como é o caso da própria China e da Itália. Este último país, com uma taxa de mortalidade altíssima, muito maior do que a China.

Diante dessa ameaça, o que fazer? Muitas são as informações que circulam nas redes sociais, mas o importante é se ater as informações oficiais dadas pelas secretarias de Saúde dos estados e, também, pelo Ministério da Saúde. Por incrível que pareça, as fakenews continuam ajudando a desinformar nesse momento crítico.

O ministro da Saúde, Luiz Carlos Mandetta, foi claro em entrevista coletiva no dia 20 de março, que os meses de abril e maio devem ser o auge do pico de contaminação no Brasil, estendendo-se em patamares altos até julho, quando a curva começa a ficar estabilizada, e em setembro deve ocorrer a diminuição de novos casos diagnosticados. Ainda foi enfático em dizer que o nosso sistema de saúde tende a entrar em colapso, se as ações de contenção não forem eficazes.

Não serão tempos fácies. Essa doença, que inicialmente no Brasil atingiu a classe mais abastarda, fará nos próximos dias sua aterrisagem no âmbito da população mais carente de nosso Brasil. E, aí sim, teremos uma grande guerra a ser travada, principalmente, para dar a condição dessas pessoas de acessarem os centros de saúde, que o andar de cima tem mais facilidade.

Por isso, não resta dúvida que devemos aderir a esse grande movimento de quebra da corrente de contaminação. Não podemos ser ignorantes ao ponto de não acreditarmos que nada vai nos acontecer. É uma guerra, e ela só será ganha com estratégias e, sobretudo, nosso comprometimento em acatar muitas ações que estão sendo apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde.

Não pense que você está imune. Todos nós estamos susceptíveis ao adoecimento, sejam os mais idosos, ou mesmo, os mais jovens. É hora de seguir os protocolos e tratar o isolamento social como uma das grandes alternativas para barrarmos o avanço desse inimigo oculto. Vale lembrar que uma interrupção pelo método do isolamento de 14 dias, só se tem seus resultados 28 dias depois. Vejam que o tempo é nosso maior inimigo nesse caso. Por isso, focar no isolamento social, agora, sem nenhuma dúvida, passa a ser nossa maior arma.

Empresas grandes e pequenas começam a trabalhar no regime de home office, ou seja, o serviço passa a ser em regime de isolamento social. Tem dificuldades? Não resta dúvidas que tem, mas tudo pode ser contornado, com gestão para que as nossas empresas não parem e continuem fazendo o Brasil crescer.

Deixo aqui o apelo a todos que leem esse artigo. Não espere fazer algo contra o Coronavírus depois que ele entrar na sua casa. Vamos juntos lutar contra essa ameaça mundial, que poderá deixar um saldo enorme de mortes.

Destaco aqui a pandemia de gripe (H1N1) nos anos de 1918-1919, na época conhecida como Gripe Espanhola. Estima-se que a doença matou entre 50 e 100 milhões de pessoas e que mais de 500 milhões de indivíduos foram contaminados, correspondendo a 27% da população mundial à época. No Brasil, a gripe Espanhola chegou a matar mais de 35 mil pessoas, inclusive, vitimando o presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919. Essa pandemia foi uma das mais letais da história.

Volto a afirmar, para concluir, o que estamos vivendo não é brincadeira. É algo grave e, por tudo que temos hoje de informação, não podemos nos dar à ignorância de achar que o Coronavírus é apenas uma gripe de inverno.

Estou fazendo minha parte junto com minha família. Estou tentando me manter, bem como todos ao meu redor, em isolamento social. Saindo apenas para comprar o básico para a sobrevivência de todos. Conto com cada um de vocês para juntos ajudarmos os guerreiros que fazem a saúde pública e privada no Brasil a ganharem a luta contra esse inimigo oculto, chamado Coronavírus.

Gutemberg Dias é professor da Uern e empresário

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 22/03/2020 - 16:16h
HMAC

Hospital adota medidas preventivas contra o coronavírus

Do Mossoró Hoje

A equipe de intervenção judicial no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), em Mossoró-RN, está adotando uma série de medidas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, para contribuir com o combate à transmissão do Coronavirus (Covid-19).

Os protocolos estão sendo formatados por setores nos diversos setores, como recepção, acolhimento, pré-parto, salas de parto e Centro Obstétrico, assim como no Alojamento Conjunto. O cuidado também se estende à lavanderia, à farmácia, o laboratório, a esterilização, a Nutrição e demais compartimentos da maternidade.

Ainda é imperioso lembrar das orientações ao pessoal da limpeza, da manutenção e da segurança. Vários protocolos já estão prontos e sendo aplicados. Em alguns, está sendo preciso mantê-los em aberto, e atualizá-los conforme as informações que chegam do Ministério da Saúde.

Cuidados especiais

Atenção especial está sendo dedicada pela equipe às unidades de UTI adulto, neonatal, UcincO, UcincA, onde estão internados pacientes que carecem de tratamento intensivo, tanto adulto quanto neonatal.

Em atenção à orientação do Ministério da Saúde, o HMAC está impondo restrições de acesso logo na porta. Visitas, por exemplo, estão suspensas até que a pandemia entre em declínio. Só entra a mulher e a acompanhante.

A diretora geral Larizza Queiroz e a coordenadora de enfermagem Patrícia Oliveira manifestam agradecimento à colaboração de todos os servidores e da população em geral, que precisam dos serviços do HMAC.

“Nesta guerra, agradecemos em especial ao servidor desta casa, que tem dedicado esforços até muito acima do normal para garantir o atendimento à população”, diz Larizza.

Nota do Blog Carlos Santos – As preocupações do HMAC estão ampliadas, depois da oficialização de que um de seus médicos, Inavan Lopes, está com coronavírus (veja AQUI). É um prédio de intensa circulação de pessoas das mais diversas camadas sociais e endereços no município e em dezenas de outros no RN e Ceará, também.

São vigilantes, faxineiros, enfermeiros, médicos, pacientes, acompanhantes, gente para prestar serviços em condicionadores de ar, energia, hidráulica, fornecedores de alimentos etc. Pode ser ponto de partida para expansão em escala geométrica e exponencial da doença.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
domingo - 22/03/2020 - 11:44h
Inavan Lopes

Médico admite ter coronavírus e reforça luta contra pandemia

O médico ginecologista e clínico geral mossoroense, Inavan Lopes, posta em redes sociais um comunicado aos amigos e comunidade em geral. Assinala que está com o coronavírus, mas já sob cuidados recomendados para esses casos.

Médico Inavan Lopes, mossoroense, aproveita situação para reforçar apelo à colaboração contra vírus (Foto: Web)

Suas palavras reforçam mais ainda o que autoridades e nós aqui, de forma muito operária, temos reiterado: todo cuidado é pouco e o confinamento é por enquanto a grande arma para se evitar o contágio e sua propagação:

Prezados(as) Amigos(as),

Infelizmente, por razões totalmente desconhecidas, já que não estive viajando nesses últimos 60 dias, fui acometido de uma virose que terminou se confirmando tratar-se da Covid 19.

Assintomático com as características da patologia, apenas com gripe, desde o início por prevenção, adotei o uso de máscaras e outras formas assépticas de contaminação.
Do mesmo modo, pus-me em isolamento social e quarentena, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Peço humildes desculpas pelo eventual transtorno que possa ter causado a alguém. Eu também sou uma vítima desta Pandemia que atormenta a Humanidade.

Como não viajei a lugar nenhum, é crível que não seja o primeiro caso de Mossoró, por ter sido contaminado dentro da cidade.

Agradeço as inúmeras manifestações de solidariedade dos meus Familiares, Amigos e de toda a Comunidade de Mossoró!

Faço um clamor: vamos tomar todos os cuidados preconizados pela comunidade científica e autoridades sanitárias para conseguirmos vencer esta guerra.

Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco nos protegerão!

Bom dia a todos e que Deus nos abençoe com sua misericórdia!

Mossoró, 22 de março de 2020.

Inavan Lopes da Silveira.

Nota do Blog – Conheço Inavan, não o doutor, desde fim da adolescência. É um sujeito que costumo falar, citando também outros poucos com igual característica: não mudou em nada ao longo de todo esse tempo. É íntegro, denodado no que faz e um típico cidadão de bem.

Sua exposição pública, servindo de exemplo pessoal a essa luta que todos travamos, diz muito sobre o que ele é.

Tamo junto, cara!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 22/03/2020 - 06:18h
Economia

Hotéis poderão suspender temporariamente suas atividades

Pelo menos dois hotéis de largo conceito e muitos leitos, em Mossoró, estudam hipótese de fechamento temporário por algumas semanas.

O recuo brutal na ocupação em face da crise provocada pelo coronavírus está no centro do caso.

Em Natal, alguns hotéis de grande expressão já tomaram essa decisão pelo mesmo motivo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Saúde
domingo - 22/03/2020 - 03:36h
RN

Governo vai requisitar antigo Papi para desafio do coronavírus

Papi é o alvo do governo (Foto: TN/Arquivo)

A governadora Fátima Bezerra (PT) antecipou ao final da noite desse sábado (21), que amanhã (hoje, domingo, 22) logo cedo irá publicar uma portaria requisitando o prédio do antigo Hospital Papi em Natal, bem como os equipamentos que lá estão.

Eles passarão a ser gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

Segundo ela, “será para atender os casos suspeitos ou confirmados coronavírus”.

Reforçou que “é mais uma medida que chega para somar forças na contenção da pandemia”.

A Justiça do Trabalho homologou no último dia 12 a venda do imóvel onde funcionava o Papi, bairro Tirol, adquirido pelos grupos Delfin Saúde e Incor Natal pelo valor de R$ 18,9 milhões.

O prédio tem uma área de cerca de 2.860 m², com possibilidade de abrigar até 150 leitos, além de outros equipamentos e vários setores.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 21/03/2020 - 18:24h
Na contramão

Bolsonaro quer igreja e templo abertos, apesar de coronavírus

Em sua entrevista ao Programa do Ratinho (SBT) nessa sexta-feira (20), Jair Bolsonaro criticou governadores que mandaram suspender cultos e missas como forma de combater a pandemia da Covid-19.

“O pastor, o padre têm consciência das pessoas. Não pode o prefeito ou o governador dizer que não vai mais ter culto, missa”, afirmou.

Para ele, incluindo os shoppings, todos deveriam estar abertos.

O presidente se pronuncia contrariando às próprias orientações técnicas do seu governo, através do Ministério da Saúde, além de protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Vão morrer alguns, sim, mas não podemos deixar esse clima todo aí. Prejudica a economia”, afirmou o presidente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 21/03/2020 - 17:58h
Seis máquinas

Campanha para compra de respiradores tem resposta positiva

Respirador mecânico: essencial (Foto ilustrativa)

Por Cassiano Arruda (Blog Território Livre)

Um dia depois em que o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON), Silvio Bezerra usou suas redes sociais para lançar a campanha para a aquisição de Respiradores Mecânicos, a resposta é positiva.

E em menos de 24 horas no ar já conta com recursos garantidos para seis aparelhos.

O empresário Pedro Alves de Lima, Diretor do Café Santa Clara fez a doação mais significativa com quatro dessas máquinas.

A campanha começou, quinta-feira, com a abertura de uma conta bancária que no primeiro dia recebeu mais de R$ 40 mil em depósitos.

No mesmo dia, a Dois A Engenharia e a ECOCIL, doaram uma máquina cada uma.

E o instituto análises clinicas Hemolab doou um neste sábado (21).

A meta da campanha é comprar 50 dessas máquinas para tratamento do Coronavírus no Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 21/03/2020 - 17:20h
Cidade Junina

Deputado sugere suspensão de festa e uso de verba contra vírus

Parlamentar Allyson Bezerra entende que recursos, nesse momento, devem priorizar urgência da saúde

O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) sugeriu à prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini Rosado cancelar o Mossoró Cidade Junina (MCJ), edição 2020. Para ele, os recursos previstos para o evento devem ser aplicados integralmente na saúde, num remanejamento específico para enfrentar a pandemia do coronavírus em Mossoró.

Ano passado, gestão de Rosalba colocou, oficialmente, mais de R$ 6 milhões em festa (Foto: arquivo)

O assunto foi tratado pelo parlamentar durante uma “Live” (transmissão em redes sociais), as 22 horas dessa sexta-feira (20).

Os reflexos de sua posição ganharam aprovação robusta na internet, com centenas de internautas a avalizando.

À manhã deste sábado (21), a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) reagiu. Praticamente antecipou que tomará essa posição, também usando postagem em redes sociais.

– Nesse estado atual não há condições de realização – afirmou.

Mais de R$ 6 milhões no MCJ

Na terça-feira (17), ela já tinha admitido a hipótese de recuar, avaliando o quadro de progressão do coronavírus no país, estado e Mossoró, como reproduziu o Blog Saulo Vale (veja AQUI).”Nós estamos preocupados com esse momento [de pandemia]”, disse. “Estamos com o evento organizado, planejado, preparado e com muitas coisas já licitadas. Nós vamos avaliar, no momento certo, se o evento será realizado ou não“, disse.

O parlamentar não apenas defendeu a suspensão do evento, como justificou sua sugestão com números e uma prioridade máxima: “Ano passado, oficialmente, a prefeitura investiu R$ 6.035.572,72 (Seis milhões, trinta e cinco mil, quinhentos e setenta e dois reais e setenta e dois centavos) no Cidade Junina, conforme está publicado no Portal da Transparência. Se esse mesmo montante de dinheiro for destinado à luta contra o coronavírus, será possível comprar 100 respiradores, 300 mil litros de álcool em gel e 20 milhões de máscara de proteção, para serem distribuídos à população.”

Caruaru e Campina Grande

Em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), duas das mais antigas e vigorosas festas juninas do país, a preocupação é proporcional ao medo do avanço do coronavírus.

Na cidade paraibana, a semana começou com uma série de medidas restritivas à circulação e aglomeração do povo, fechamento de escolas e outras atividades. Cerca de dez casos estão sob investigação. A princípio, o São João 2020 está mantido.

Em Caruaru, a situação é mais delicada. Já existem 20 casos em investigação e nove outros foram descartados. Governo estadual decretou fechamento de bares, restaurantes, shoppings e suspensão de aulas nas redes pública e privada, entre outras medidas.

A festa poderá ser suspensa.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde
sábado - 21/03/2020 - 12:06h
Prestação de serviço

Enfermeiro virtual lhe orienta sobre suspeitas de coronavírus

A página Corona Brasil posta um serviço muito útil nesses tempos de pandemia do coronavírus.

É o “Enfermeiro Virtual”, que passo a passa vai entrevistando você (internauta) com perguntas simples e mostrando se eventual quadro de suspeita pode se configurar na presença ou não do vírus.

“Olá, eu sou o Pedro! Eu sou um enfermeiro virtual, e estou aqui para te passar algumas informações sobre o coronavírus e te ajudar a identificar se você precisa procurar um posto de saúde ou se bastam alguns cuidados na sua própria casa. Para isso, eu vou te fazer algumas perguntas. Vamos lá? A primeira delas é se você teve febre”, apresenta-se o “enfermeiro virtual”.

Importante salientar: interação é apenas uma análise e não um diagnóstico médico.

Clique AQUI e conheça esse aplicativo que é gratuto.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.