Dezenas de taxistas que atuam em Mossoró tiveram o mesmo destino à manhã de hoje. Causaram engarrafamento à frente da casa do vereador Tomaz Neto (PDT), bairro Alto da Conceição.
Todos com o mesmo objetivo: pedir a intervenção e voz do vereador oposicionista à luta pela manutenção da lei do táxi lotação.
A lei remonta ao ano de 1992, quando a Prefeitura era comandada pela pediatra Rosalba Ciarlini (PFL, hoje DEM), então em seu primeiro mandato eletivo.
“Fiquei atordoado com esse movimento. Não esperava”, reagiu Tomaz. Mas de imediato garantiu empenho na defesa da manutenção do dispositivo legal.
“Sem o táxi lotação fica inviável ser taxista em Mossoró,” disse Wiliame Fernandes, dirigente da entidade representativa dos taxistas.
Mobilidade
Tomaz, de imediato, mobilizou imprensa e assegurou apoio à categoria.
“Precisamos garantir emprego e renda, respeito à lei e o direito de ir e vir do mossoronse, que não tem sistema de transporte público de massa”, comentou o vereador.
Da casa do vereador os taxistas saíram em carreata para a Secretaria da Mobilidade. O movimento causou inquietação e estranheza por onde passou. Era um comboio de táxis nunca ants visto na cidade.
Na companhia de Tomaz Neto, os taxistas estiveram na sede da Mobilidade. Foram recebidos e reproduziram o temor da mudança de cenário e entregaram cópia da própria lei.
“Procuramos o vereador para nos ajudar, porque sabemos de seu trabalho e precisamos que a população nos apoie”, afirmou Williame.
Não sou especialista em transportes. Todavia, vamos lá. Ora, se a cidade carece de meios de transporte, uma “lotada” atrapalharia de qual forma? Vejamos, os taxistas se mobilizariam mais , fazendo maior número de viagens. Os passageiros teriam acesso ao meio de transporte cujo pagamento , rateado, ficaria acessível. O trânsito melhoraria pois, quatro ou cinco viagens seriam trocadas por uma.
Tomaz Neto, figura como guardião da cidade. Que bom ter a quem recorrer.
O único problema de Tomaz Neto é que ele acha meu café muito ruim. Estou melhorando, Tomaz. Um dia vou lhe oferecer o melhor café do mundo!
Aguardando…
Os condutores mais imprudentes no trânsito de Mossoró: taxistas.
“Na companhia de Tomaz Neto, os taxistas estiveram na sede da Mobilidade. Foram recebidos e reproduziram o temor da mudança de cenário e entregaram cópia da própria lei.”
FORAM RECEBIDOS E ENTREGARAM CÓPIA DA LEI.
E lá na sede da Mobilidade eles não sabiam da existência desta lei?
O que ouviram na sede da Mobilidade está no blog Gestão & Arte:
“Ontem, durante o protesto, a Semob recebeu dois vereadores que participaram da ação e uma comissão de taxistas. Ficou certo então que os vereadores farão uma audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró para discutir o assunto. Também enviarão um pedido formal ao gabinete para marcar uma reunião com prefeito sobre o assunto. A partir disso, serão discutidos o que fazer para resolver a questão. Marcondes ressalta que o problema do transporte público de Mossoró já tem 20 anos e que não será resolvido de uma hora para outra.”
Quando ouviu que o problema já tem 20 anos e que não será resolvido de uma hora para outra, Zé Ruela caiu na risada. Quando soube que vão fazer uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na CMM, caiu no chão bolando de tanto rir.
Realmente é para rir.
Gente, problema de mais fácil solução não existe.
Os taxistas poderão atuar na área que acharem mais conveniente, os mossoroenses contarão com uma maior oferta de transporte público a um preço mais compatível, e todos ficarão satisfeitos.
Como isto pode ser feito?
Zé Buchudinho me puxa pelo braço e avisa para que eu não diga.
Zé Ruela, vendo como é fácil resolver o problema, aponta para o Zé Buchudinho, dando a entender que o seu grande amigo está certo ao não permitir que eu coloque aqui como resolver um problema que só existe na cabeça dos que querem ser o dono do mundo.
Um caso simples como este só ganhou esta proporção por conta da estupidez de pessoas que são colocadas em cargos tal qual jabuti é colocado em copa de mangueira.
Um dia eu ainda descubro porque os que se sentam na cadeira de prefeito de Mossoró tem esta mania besta de colocar jaboti no alto da mangueira.
Zé Buchudinho me pede para que eu descubra onde eles vão pegar estes jabutis…
Não ouço o que mais Zé Buchudinho diz por causa do barulho feito por um caminhão de lixo e o bater das latas.
Zé Ruela cai no chão de tanto rir, mas ainda consegue dizer que se lembra do jabuti que na comunicação não diferenciava dispensa de despensa.
Eu também começo a rir.
E assim segue Mossoró, uma cidade onde probleminhas se transformam em problemões por culpa única e exclusiva dos seus administradores.
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
Eu sei que em Mossoró não existe transporte público, e se tiver passa bem longe disso. Eu sei que os Ônibus são umas porcarias, que os empresários só querem saber de lucrar e hoje estão pagando pelo erro. Não investiram na frota, vem os Ônibus do tempo das cavernas lá onde judas perdeu as botas, ai coloca pra rodar o “Resto” aqui na cidade! O povo ficou acostumado com as porcarias oferecidas pelas empresas, e a PMM pouco se lixando com isso (com aquelas vistorias de faixada, onde as vezes colocam o adesivo e pronto). Ai os taxistas “dominaram” com a tal “lotação” (que eu sou contra, mas, sou obrigado a usar. pq para se pegar um Ônibus tem que esperar duas horas na parada Ou mais) e ta difícil os empresários reverter essa situação. tem que aumentar a frota dos Ônibus e colocar em prática a pontualidade. os taxistas passam direto nas paradas de ônibus, se os ônibus tivesse um horário pontual, e que o intervalo de um para outro fosse entre 20 a 30 min, tenho certeza que esses “empresários” estariam com o coração e o bolso tranquilo. E a população ia começar a utilizar mais o transporte, e os taxistas, voltar a usar o taxímetro.
E a prefeitura deixar de ta asfaltando as ruas dos “favorecidos” e começar a asfaltar as ruas por onde as linhas de ônibus passa, pq também não adianta os empresários colocar frota nova na cidade, com as ruas todas esburacadas. enquanto nos bairros onde o PIB é alto, existe um asfalto de qualidade, para os carrões de luxo.
Tomaz Neto e Genivam Vale têm colocado seus mandatos a serviço dos mais diferentes anseios sociais. Isto é fato!
Francisco Carlos e Alex Moacir são também bons vereadores. Apenas falta aos dois, “se misturarem” mais ao povo!
Se engajar aos anseios populares, é muito mais útil a uma população sofrida, que têm seus direitos postergados nos mais diferentes aspectos, do que ser provedor de uma tonelada de projetos elitistas, que são geralmente atropelados pelo executivo.
O prefeito está mais preocupado em “aparecer” e dá demonstração de força política principalmente ao seu padrinho político, do que à manutenção da lei do táxi lotação, à destruição do calçamento de algumas artérias, ou, a fila de quatrocentas pessoas para fazerem cirurgias oncológicas.
E olhe que estamos entre as principais cidades “boas pra se viver” do país. Imagine as piores!!!
Caro Antônio Augusto de Sousa
Zé Buchudinho lembra que todos estes vereadores citados por você são usuários da LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. Usam GASOLINA, RESTAURANTES, TELEFONE, PASSAGENS AÉREAS E TERRESTRES e tudo o mais que se possa imaginar.
Não pagam IPTU, ÁGUA, LUZ, INTERNET e tudo o mais que se possa imaginar.
E pergunta:
PODE ALGUÉM QUE FAZ USO DA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES SER SENSÍVEL A PROBLEMA DE TRABALHADOR?
Será que não estão aproveitando esta deixa para estar na mídia?
O que de concreto até hoje um destes vereadores citados resolveu?
Na Saúde, NADA!
Na Educação, NADA!
Na Segurança, NADA!
Por que em respeito ao tarbalhadores que pagam impostos e mais impostos eles não abrem mão da LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
Eles sequer dizem quanto gastaram em 2014 através desta LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
Falam que só em gasolina, deixa para lá.
Zé Buchudinho me alerta que o comentário está ficando longo.
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?