terça-feira - 20/11/2007 - 18:22h

TCE não colabora muito com investigações, diz promotor

"Nós temos uma dificuldade muito grande com o TCE (Tribunal de Contas do Estado), mas com outros órgãos temos muita disponibilidade." A queixa é do promotor Eduardo Medeiros (veja matérias mais abaixo).

Para ele, o TCE poderia ser mais eficaz, até porque possui "um ótimo corpo técnico."

Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Receira Federal e o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) seriam mais solicitos na colaboração, com o MP, avaliou Eduardo. Estariam integrados.

O promotor da 11a Promotoria do Patrimônio Público de Mossoró revelou adiante, a crença que o TCE esteja "engajado nesse movimento articulado." E mais: "Esperamos uma participação mais efetiva nesse trabalho" de combate à corrupção no RN. 

Até aqui, muitas inspeções que constatam indícios de irregularidades ou algo mais consistente, têm morrido no pleno (plenário) do TCE. A morosidade é um sério aliado dos corruptos. Cheira à impunidade.

Nota deste Blog: Gosto da fé inquebrantável do doutor Eduardo Medeiros. Contudo sou mais pragmático. Enquanto o TCE continuar com esse modelo de formação baseado no compadrio e interesse político, não terá isenção absoluta para fuçar contas públicas. Impossível. Como órgão técnico, é uma injunção que seja composto por especialistas concursados e de carreira, sem intervenção de qualquer um dos poderes de Estado. De outro modo, é pura ficção. À exceção é quanto ao seu custo para o contribuinte. Isso é real, de verdade mesmo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. Eriberto Suassuna Barrêto diz:

    Prezado Carlos Santos. Concordo em gênero, número e gráu com a sua nota, e, digo mais: todo órgão de fiscalização e controle deveria ser composto por pessoas concursadas.

  2. Aldenilson Teodósio da Silva diz:

    Prezado Carlos Santos, enquanto os componentes do TCE forem nomeados por políticos, que na maioria das vezes, os nomeados são políticos em fim de carreira ou decadência, recebendo o cargo como uma espécie de “premio de consolação” ou para engordar as aposentadorias, não dá para acreditar na seriedade e lisura desse Tribunal.

  3. Francinaldo Rafael diz:

    Eu não lembro de alguma ação do TCE que tenha algum resultado…

  4. Carlos Magno Gurgel Dantas. diz:

    E além desse empecilho imposto pelo TCE, certamente deve existir uma “mão amiga” por trás disso tudo. Uma “mão amiga” que deve averiguar os “sobrenomes” dos acusados e ver com “carinho” (e bote carinho nisso) cada situação. Alguém duvida? Façam suas apostas. Ouvindo “Reunião de bacana”, encerro o meu comentário.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.