sábado - 07/05/2011 - 14:39h

Temer prega modelo majoritário e misto para reforma

Homenageado hoje pela manhã no Hotel Praia Mar (Ponta Negra, Natal), durante o 7º Encontro de Vereadores do RN, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), fez palestra sobre a "reforma política".

De suas palavras, não foi possível captar convicção de que o Brasil finalmente ganhará um modelo consistente, para funcionamento do sistema político-partidário eleitoral.

Após receber o título de cidadania natalense das mãos do presidente da Câmara de Natal e da Federação dos Vereadores do RN (FECAM), Edivan Martins (PV), Temer proferiu sua palestra.

Segundo ele, existe resistência à "lista fechada".

Citou que muita gente teme a força do "caciquismo" privilegiando nomes em detrimento de outros. Em sua ótica, é possível a aprovação de uma espécie de reforma mista, em que se tenha voto majoritário e voto distrital para deputado federal.

– Um sistema só é dificílimo – admitiu.

Temer, constitucionalista de largo respeito no país, com diversos livros publicados, observou que o voto majoritário para deputado plasma o princípio de que "a maioria governa". O uso da proporcionalidade, com quociente eleitoral, "viola a ideia de que o povo é o dono do poder".

Comparou, que "paradoxalmente" foi durante o regime militar que havia um quadro bem definido quanto a ideologias e partidos.

Ex-parlamentar com cerca de 24 anos de atuação, ele fez defesa implícita de mais um fracasso a caminho no Congresso Nacional, ou seja, a não-reforma ou algo apenas superficial. "Se não realizar reforma, ninguém venha a criticá-lo (Congresso)." E acrescentou: "O silêncio é também uma manifestação política."

Fez questão de salientar que seu enfoque era muito mais como um "professor", algo como "posição teórica", do que posição política.

P.S
– O ponto alto do evento acabou sendo o presidente Edivan Martins. Fez discurso em louvação a Temer, que foi uma biografia lírica, vista pelo homenageado como peça "literária.

Ainda discursaram a prefeita natalense Micarla de Sousa (PV), governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o deputado federal Henrique Alves (PMDB).

Ainda estavam na mesa dos trabalhos os senadores José Agripino (DEM), Paulo Davim (PV) e Garibaldi Filho (PMDB). O vice-governador Robinson Faria (PMN) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), também estavam na mesa, além de Benes Leocádio que preside a Federação dos Municípios do RN (FEMURN).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.