domingo - 25/03/2012 - 09:18h
Abandono e descaso

Trabalhadores na Agricultura protestam contra governo

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), representante de 163 sindicatos rurais no estado, está revoltada com o Governo do Estado. Avalia que a atual gestão é desastrosa para o homem do campo.

É a síntese do que diz uma “Nota de Repúdio” apresentada à opinião pública, retratando seu pensamento sobre o governo e as políticas públicas voltadas ao setor ruralista. Veja abaixo:

Nota de Repúdio

A FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, entidade que representa 163 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR filiados, em reunião do Conselho Deliberativo com a maioria desses Sindicatos, nos dias 21 e 22 de março do corrente ano, vem a público, manifestar o seu repúdio contra o tratamento dispensado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte, às reivindicações da categoria dos trabalhadores rurais consignadas na Pauta do Grito da Terra RN – 2011, onde até a presente data não apresentou nenhuma resposta para os problemas e solicitações ali apresentadas e pela falta de diálogo com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Expressamos, ainda, a nossa indignação contra o descaso do Governo Estadual no gerenciamento das políticas públicas de apoio a agricultura familiar e abandono dos órgãos governamentais que atuam no setor agrícola do Estado, principalmente, o desmantelamento da estrutura da EMATER-SAPE-SEARA, a descontinuidade do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra Direta e Programa do Leite, a omissão, e falta de providências concretas para o devido funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar – CECAFES, que está ameaçada de demolição pelas obras municipais de mobilidade para a Copa, ameaça de retorno da Febre Aftosa, a falta de dotação orçamentária de contrapartidas em projetos do Governo Federal, a exemplo do PRONAF Infraestrutura, a falta de participação social no processo de elaboração e gestão do Programa de Combate a Pobreza Rural/RN Sustentável dentre outras e a dificuldade na condução dos conselhos, comitês e comissões, no qual destaca-se o CEDRUS – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, que até o momento não realizou nenhuma reunião no ano de 2012, em que ressalta o completo descaso deste Governo para com a agricultura familiar potiguar.

Portanto repudiamos veementemente o descaso e a forma pelo qual o Governo do Estado vem se comportando no tratamento aos agricultores e agricultoras familiares, que produzem alimentos, geram renda e ocupação no campo, bem como contribuem para garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional das populações do campo e da cidade. Reivindicaremos e lutaremos por um tratamento digno para os trabalhadores e
trabalhadoras rurais do nosso Estado.

Natal, 22 de marco de 2012.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. João Santos diz:

    Realmente o descaso é imenso e a situação já está se tornando irreversível. No governo passado de Vilma foi iniciado o projeto de distribuição de água em 10 agrovilas do Incra em Mossoró já estando toda os tubulação da água executada faltando apenas terminar as caixas d´água. Foi gasto mais de Um milhão de reais e desde que Rosalba assumiu a obra não foi reiniciada. Para não ter nenhuma dúvida as agrovilas são: Maracanaú, Solidão, Vingt Rosado, Barreira Vermelha, São Cristovão, São José, Fazenda Nova, Boa Fé, Oziel Alves e São Romão. Além destas dez agrovilas que tem as suas obras paradas em outras agrovilas do nosso município de Mossoró deveriam ser construída 400 cisternas, que pelo andor da carruagem também caminha para o mesmo fim. Procurei falar com o Secretário Betinho Rosado e não recebi nenhuma resposta e ao procurar o Incra fui informado que o convênio estava sendo “CANCELADO” e o dinheiro do restante do convênio seria devolvido. Ora, se isso está acontecendo aqui na terra de D. Rosalba imagine “no resto” do Rio Grande do Norte? Esta senhora está “brincando com a coisa alheia” e não tem ideia da dimensão do estrago que está nos causando. Tenho um Tio que é assentado de uma das agrovilas que me pediu para fazer a denúncia porque está desesperado com a falta de água em sua residência. Ao todo são mais de 1000 famílias sendo prejudicada.
    Se alguém tiver alguma dúvida é só procurar o Incra e comprovar mais esse ato de total descaso com a coisa pública. Pobre Rio Grande “sem sorte”… e sem norte…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.