• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 14/07/2024 - 10:00h
EUA

Trump é ferido em atentado à bala e atirador termina morto

Trump cerra punho direito, mesmo ferido na orelha (Foto: Rebecca Droke/AFP/Divulgação)

Trump cerra punho direito, mesmo ferido na orelha (Foto: Rebecca Droke/AFP/Divulgação)

Do Canal Meio e outras fontes

A violência na campanha eleitoral dos Estados Unidos saiu da retórica nas redes sociais na tarde de sábado (13), noite no Brasil, quando o ex-presidente Donald Trump, agora candidato à Casa Branca, foi alvo de um atentado a tiros durante um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia. O político e empresário de 78 anos sofreu um ferimento leve na orelha direita.

Uma pessoa que assistia ao evento morreu e duas ficaram feridas em estado grave, e o atirador foi morto por agentes das forças de segurança.

Trump apresentava à plateia de apoiadores números em um telão quando diversos disparos foram ouvidos. Ele levou a mão à orelha direita e abaixou-se, sendo cercado em seguida por agentes do Serviço Secreto que fazem sua segurança, enquanto a multidão gritava e estampidos continuaram a soar (veja o momento aos 8’30’’ deste vídeo da PBS).

O fotógrafo Doug Mills capturou o instante em que uma bala parece passar perto do rosto do candidato. Em seguida, os agentes o retiraram do palanque, mas o ex-presidente, com sangue no rosto, ainda levantou o punho para a plateia, aparentemente indicando estar bem e criando o que deve ser de agora em diante a imagem de sua campanha.

Segurança

Cerca de meia hora depois dos tiros, um porta-voz do serviço secreto, Anthony Guglielmi, disse que Trump estava “seguro” após “um incidente acontecer” durante o comício, e a equipe do ex-presidente publicou uma nota no X informando que ele estava “bem e passando por exames médicos em um hospital” e agradecendo a pronta reação dos agentes de segurança.

Após a alta, Trump voou para Nova Jersey, onde passou a noite. Um vídeo mostra o ex-presidente descendo do avião sem dificuldade, mas, pelo ângulo da filmagem, não é possível ver a parte ferida do rosto. O ataque a Trump acontece às vésperas da convenção republicana, que começa nesta segunda-feira e deve confirmar sua candidatura. (New York Times)

Trump se pronuncia

Horas depois, o próprio Trump usou sua própria rede, a Truth Social, para relatar o atentado: “Eu quero agradecer ao Serviço Secreto dos Estados Unidos e a todos os agentes de segurança por sua rápida resposta aos tiros que aconteceram em Butler, Pensilvânia. Mais importante, quero expressar minhas condolências à família da pessoa que foi morta no comício e à da que está ferida em estado grave. É incrível que algo assim possa acontecer em nosso país. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que está morto. Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior de minha orelha direita. Percebi imediatamente que havia algo errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando minha pele. Sangrei muito, e então entendi o que estava acontecendo. Deus abençoe a América!” (Truth Social)

Atirador é identificado

O FBI identificou o autor dos disparos como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, morador de Bethel Park, na Pensilvânia. Ainda não se sabe se ele agiu sozinho nem quais os motivos para a tentativa de assassinato. A inclinação política do atirador também não está clara. Crooks era eleitor registrado do Partido Republicano no estado, mas fez uma pequena doação em dinheiro a um comitê de políticas progressistas no dia da posse de Joe Biden, em 2021. Segundo Kevin Rojek, chefe da agência do FBI em Pittsburgh, ele estava no telhado de um prédio próximo ao local do comício, e sua presença não foi notada antes que começasse a atirar. “Foi uma surpresa”, disse Rojek, destacando a quantidade de disparos que o jovem conseguiu fazer antes de ser morto. (AP)

Presidente liga para Trump

O presidente Joe Biden, adversário de Trump na corrida eleitoral, disse que falou diretamente com o republicano, horas depois do atentado. Em entrevista, ele disse que tentou o contato mais cedo, mas o ex-presidente estava sendo atendido pelos médicos.

Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1

“Não há lugar na América para esse tipo de violência. É doentio, doentio”, afirmou aos repórteres. A Casa Branca soltou uma nota oficial na qual Biden disse que ele e a primeira-dama, Jill, estavam “rezando por Trump e sua família e por todos os que estavam no comício” e que o país precisa se unir para condenar a violência política. (ABC News)

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Gilmar diz:

    Há muita astúcia! Esse filme já rolou por aqui. Muita audiência! Assisto só ao desfecho – uns 5 anos após.

  2. Marcos Pinto diz:

    Não precisa ser expert em tiro ao alvo para perceber que foi maus uma armação ridícula do fascista Trump. Basta uma arma de seta com luneta, postado em lugar estratégico antes combinado para disparar sem que seja filmado para forjar um suposto atentado. É igual a Fakeada do Bolsobandido que nunca houve, álibi montado e forjado em comboio com a Rede Esgoto de Televisão. O vídeo da suposta Fakeada do Bolsobandido mostra ele chegando andando normalmente no hospital sem existir sequer uma gota de sangue tingindo a camiseta do mesmo. Depois verificou-se e comprovou-se a farsa ridiculamente montada. A direitona escrota e sacana é capaz de tudo que é pútrido e desprezível. Ridículos.

  3. Marcos Pinto diz:

    Na postagem anterior : Onde se lê “Comboio” leia-se CONLUIO.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Afinal, estaríamos ante mais um armação ilimitada de parte da extrema direita transnacional e neo-nazifascista, tão afeta à essas mungangas e estratagemas na busca obsessiva da manutenção do poder e da continuidade do atraso tão comuns àqueles que de tudo fazem para que voltemos à idade média, tanto nos costumes quanto na economia…!?!

    Tal e qual o esdrúxulo e burlesco episódio da Fakeada Bolsonarista fundamental na eleição do espantalho Bolsonaro e até hoje utilizada pelo maior marginal já criado no seio da política nacional (Um certo e suposto Messias). Nesse contexto , o tempo nos dirá se realmente os que se auto denominam homens de bem continuam sua saga de mentir, fraudar e contaminar preceitos éticos e morais, também na América do norte , onde o Bi Partidarismo mais que arrumado, eterniza uma fábula americana do norte chamada democracia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.