Em atendimento a despacho determinado pelo ministro Jorge Mussi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 8 (veja AQUI), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) dessa corte entregou nesta terça-feira (20) à Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (CSELE), o resultado da perícia que realizou em mídia eletrônica com documentos eleitorais do candidato Kericlis Alves Ribeiro (PDT), o “Kerinho”.
Seu conteúdo poderá determinar mudança na lista de eleitos à Câmara Federal pelo Rio Grande do Norte. De fato, não há um despacho monocrático ou acórdão (decisão de colegiado) dessa corte, mas relatório de um órgão técnico. Com base nesse documento da STE, a Justiça Eleitoral pode diplomar o atual deputado federal Beto Rosado (PP) como reeleito pela Coligação 100% RN, em vez de atestar a eleição do atual deputado estadual Fernando Mineiro (PT), da Coligação Do Lado Certo, em seu lugar.
Mas é provável que a polêmica esteja apenas começando.
Kerinho foi candidato à Câmara Federal pela Coligação 100% RN, tendo obtido 8.990 votos, que até o momento são considerados nulos. Se forem computados, a coligação que Beto Rosado passará a somar 311.356 votos, superando o cumulativo da Coligação Do Lado Certo, onde Mineiro figurou como segundo eleito, atrás de Natália Bonavides (PT).
O ministro Mussi cobrou informações seguras que mostrem se definitivamente Kerinho juntou ou não os documentos necessários em 14 de agosto e que esclareça, em caso positivo, por que o material não foi incluído no sistema.
Segundo despacho de 14 de novembro último, assinado por Hélio Alves Rodrigues, Técnico Judiciário, “pós uma análise no sistema de registro de candidaturas, identificamos o recebimento dos seus arquivos complementares na data de 14/08/2018, às 18h41”.
Desinformação e deturpação dos fatos
Na tentativa de explicar/justificar o imbróglio, conforme cobrado pelo ministro Jorge Mussi, relator do Recurso Especial Eleitoral (RESPE) 0600778-27, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE assevera: “Como o envio foi feito próximo ao prazo final (15/08/2018), acreditamos que as instabilidades provocadas pelo grande volume de arquivos recebidos naquele dia tenha causado erro e o não processamento dos arquivos do candidato em questão”.
De posse desse relatório, Mussi vai emitir sua decisão. Repetindo: de posse desse relatório, Mussi vai emitir sua decisão. Afirmar que “Beto está reeleito”, com base num relatório técnico da STI do TSE, é mistura de desinformação com deturpação dos fatos, por má-fé ou precipitação.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
Bom retorno, Deputado Federal Beto Rosado. Que Deus continue guiando os seus passos e que você, trabalhando por nosso povo, seja motivo de orgulho para Mossoró, para o RN e para o Brasil!
Salve, Beto!
Se está certo, ñ tem que mais questionar.
Tem uma frase bíblica que diz: “dá a CÉRSA O QUE É DE CÉSAR E A DEUS QUE É DE DEUS”.
Eu acredito que estão é querendo gargarejo a eleição do mineiro do pt, isso é uma grande safadeza
Só podia ser da família mesmo. Beto não fez e nem fará nenhuma diferença para Mossoró, quanto mais pelo RN. Salve Mineiro, isso sim. Segundo mais votado no Estado. O povo do RN merece e deseja que seu representante eleito assim permaneça. E essa estória que houve erro no processamento dos dados e num sei quê…aposto que foi o único caso no país inteiro. O ministro deve abrir o olho!!
Orgulho nenhum para o RN, essa embrulhada. Esperamos que não se macule as eleições do RN. Que permaneça o quadro dos eleitos e o inconformado tente depois. E certamente não é pra trabalhar em prol do Estado e sim visando as próprias benesses do cargo para si próprio. Que vergonha.
É uma vergonha para o RN. Colocar um desqualifacado para representar nosso estado. Nosso estado não tem sorte. Lamentável!
estão querendo salvar os empregos da família Rosado
Beto faz o que pelo RN? Toma vergonha, Beto é vai aprender a ser deputado. Mineiro quando eu estava na UERN ele ia com projetos para melhorar a educação do teu lugar. E vc? O que faz?
Nao acredito em erro e sim em perseguição.somente no RN
Essa turma que se diz do bem sao mesmo competentes, caso o PT venha perde com a nao diplomacao do seu deputado eleito legitimamente, quem perde mesmo e o RN pois e mais um gol contra o povo do Brasil.
Parabéns, Beto Rosado !
Grande mossoroense !
Esse Beto Rosado só atua em causa própria. Não fez nada de relevante para o RN.
Fracassado e um embrolio este rosado
Esse suposto documento apresentado no blog não consta a quitação eleitoral, que é o impedemento de Kerinho.
O que faltou no momento da candidatura foi a quitação eleitoral, que o candidato não apresentou no prazo.
Esse PTralha não vai engrossar a fila do SINE, porque ‘O GÓRPI’ foi eleita governadora. Se a mesma não ‘pedir penico’ antes de terminar o mandado ou o povo não fazer fazer com ela o que fez com a ‘estocadora de vento’ ele terá ’emprego’ garantido, cujo salario vai ser por mim. A contragosto, claro.
Lembrando que o Beto é coisa nossa enquanto que o mineiro veio lá dos Cafundós dos Judas escapar no RN. E se deu bem, assim como todo forasteiro se dá bem em Mossoró. Os cearenses são os que mais se dão bem. Tem de matar de lenço.
Vou perguntar a uma delas:’
– Tô mentindo, Claudia Regina.
Se eu puxar a lista, tem prá mais de 100.
Homi, até quem nunca tinha pisado em Mossoró, só foi pisar e…Bingo!
– Tô mentido, Galeno Torquato?
Vão valorizar forasteiros no raios que o parta. Tá???????
Agora, meus amigos e minhas amigas. Abro um espaço para um momento de paz, amor, união e uma palavra de fé e esperança:
Gritemos todos em uma só voz:
XÔ, PTRALHA! XÕ, PT! XÔ, GÓRPI.
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
Que Alá ouça os nossos gritos de apelo.
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
Paz do Senhor, irmão.
O que esse Beto o que tinha de fazer já fez, votou contra os trabalhadores e a favor da permanência de Temer. Só legisla em causa própria. Está bom de arrumar outro emprego e trabalhar de verdade, só quer viver de mamada…