• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 20/10/2022 - 09:50h
Guerra perdida

TSE tenta conter conteúdo mentiroso nas redes sociais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes recebeu nesta quarta-feira (19) representantes das principais plataformas de redes sociais.Fake News - notícias falsas

No encontro, ele disse que a atuação das plataformas foi razoavelmente boa no primeiro turno, mas que neste segundo turno a situação da desinformação está um desastre.

Moraes afirmou ainda que há demora para remover conteúdo e pressionou para que plataformas como YouTube, TikTok e Kwai não levem mais que quatro a cinco horas para retirada de vídeos após denúncias do tribunal.

Com uma remoção mais rápida seria possível reduzir a viralização desses conteúdos nos aplicativos de mensagens.

Também foi dito na reunião que o TSE vai votar nesta quinta (20) uma resolução que amplia o poder de polícia para agir de ofício contra desinformação eleitoral e também proibir propaganda paga na internet de 48 horas antes até 24 horas depois do pleito.

Segundo relatos de participantes, o YouTube teria se mostrado mais resistente a uma maior rapidez na remoção. Já o WhatsApp teria afirmado que a incidência de disparos em massa diminuiu nesta eleição e apoiou o pedido pela retirada mais rápida de vídeos nas plataformas de origem para inibir viralização.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – O TSE não consegue o básico: evitar o dilúvio de fake news, grande ameaça à democracia e ao voto. Nem mesmo difere o falso do verdadeiro e punições são pífias aos que abusam da mentira na produção ou multiplicação dela. Essa é uma guerra perdida. Lamento muito. E as pessoas “de bem” em muito contribuem para isso.

A 10 dias das eleições, o TSE e as empresas não firmaram novos acordos, segundo um dos presentes. Participaram representantes do Google, Kwai, LinkedIn, Meta/WhatsApp, TikTok, Twitch e Twitter. Representante do Telegram só chegou quando a reunião já havia terminado.

Com informações da Folha de São Paulo e outras fontes.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    A ostensiva disseminação de Fakenews tem ocorrido como uma espécie de zombaria da tímida punibilidade estabelecida para combinação à esta delituosa e asquerosa prática. Era para haver imediata punição com cadeia para os que fazem uso deste vil expediente de cunho “persuasivo-eleitiral”. CADEIA nestes bandidos !.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Concordo com o Barão de Apodi.
      Cadeia para estes institutos de pesquisa que divulgam números absurdos para influenciar o eleitor menos esclarecido e assim interferir no resultado da eleição.
      CADEIA também para os corruptos que se escudam em recursos postergatórios e ficam esperando a prescrição dando gargalhadas.
      Acredito que no 2⁰ governo Bolsonaro miuita coisa mude.
      O povo não suporta mais tanta impunidade.
      ///////
      VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

  2. Marcos Pinto. diz:

    Em adendo ao primeiro comentário : Onde se lê … Combinação,. Leia-se … Cominação.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.