Do Blog de Fernando Rodrigues (Grupo Folha)
O Twitter é considerado como a rede social que mais ajuda no trabalho por 73,4% dos jornalistas brasileiros que participaram de uma pesquisa da PR Newswire, empresa mundial de distribuição de conteúdo. O Facebook teve 18,7% dos votos.
A pesquisa foi feita também no México e o resultado foi similar: 78,2% para Twitter contra 13,2% para o Facebook.
Também foi perguntado se os jornalistas usam redes sociais para contatar fontes. A maioria disse que sim: 79,7% dos brasileiros e 76,8% dos mexicanos.
Outra semelhança entre os profissionais do Brasil e do México está na divulgação dos textos que publicam em sites de relacionamento: 33,8% dos brasileiros sempre o fazem; 22% compartilham só ocasionalmente. Entre os mexicanos os percentuais são 31,4 % e 24,5%
O levantamento mostra ainda que 31,8% dos jornalistas brasileiros participam de 3 redes sociais distintas. No México, 37,7% participam de 2 redes diferentes.
Uma apresentação com a comparação dos resultados obtidos no Brasil e no México está disponÃvel aqui. Também estão disponÃveis os dados brasileiros e os dados mexicanos.
Segundo a PR Newswire, a pesquisa foi divulgada por e-mail e também no Twitter da empresa. Responderam às questões 525 jornalistas (305 brasileiros e 220 mexicanos). O estudo comparativo foi finalizado em julho de 2012, mas a parte brasileira foi feita em 2011. A amostra inclui profissionais de rádio, TV, revista, jornal e internet.
Nota do Blog do Carlos Santos – Assino embaixo a pesquisa. O Twitter bem utilizado é um importante aliado do repórter, mas sempre exigindo muita filtragem de informações e checagem de dados.
Aos poucos substitui o rádio que ficava sempre ligado na redação. Culpa da Web? Não, culpa do rádio.
Acompanhe o Blog também por nosso Twitter AQUI.
Faça um Comentário