A Universidade do Estado do RN (UERN) teve dois projetos aprovados na Chamada Pública Finep/MCTI Recuperação e Preservação de Acervos-2024. Preveem o apoio a projetos de infraestrutura e serviços de preservação e restauração de acervos científicos e histórico-culturais.
O resultado da seleção foi divulgado nesta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Dentre os acervos que serão catalogados, armazenados e digitalizados, está a Coleção Mossoroense, que corresponde à maior coleção temática do Brasil, com cerca de 4.500 títulos, cujos assuntos tratam de várias áreas do conhecimento, desde paleontologia e geografia à poesia potiguar.
Jornais
Também será feita a digitalização da Hemeroteca composta pelos jornais O Mossoroense (1872-1990), O Bando (1949-1959), Gazeta do Oeste (1977-2016) e O Comércio de Mossoró.
Coordenado pelos professores Lindercy Lins e Fabiano Mendes, do Departamento de História, o projeto foi contemplado com R$ 1,6 milhão. Permitirá, a partir da instalação de equipamentos multiusuários no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Uern (NUDOPH), avanço para assegurar a digitalização e preservação de documentos e fontes orais fundamentais para a produção acadêmica e a memória histórica regional.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Está relevante fonte de estruturação e dinamização das fontes dirás primárias representam um mlfenomenal marco oara este segmento que tem sido precarização com a grande indiferença das autoridades que deviam arregimentar dotações orçamentárias suficientes para a sua imprescindível dinamização . Assim penso e tenho dito.
Que boa notícia, a UERN ajudando a preservar a história, já que entes públicos são omissos e ineficientes para tal.
Excelente notícia! que possam realizar um trabalho consistente e perene! felicitações aos envolvidos, as coisas não caem do céu. Teve gente incansavelmente envolvida nisso. Sem saber quem são, felicito-as pela brilhante iniciativa!
O acervo da Coleção Mossoroense traz em seu bojo a quase totalidade de material didático sobre o semiárido nordestino e uma boa quantidade de material literário sobre o assunto. Parabéns, Uern, pelo empenho e pioneirismo, pois é sabido do acervo do jornal O Mossoroense que está sendo catalogado digitalmente pela instituição.
Muito boa notícia. Parabéns a todos os envolvidos.
Excelente notícia! Valioso. A preservação desse importante acervo da cultura e história mossoroense para a posteridade.