• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 25/02/2011 - 15:36h

Universidade dos EUA focaliza caso “Blog do Carlos Santos”

O Blog  "Journalism in the Americas" (Jornalismo nas Américas), editado a partir de Austin (Estados Unidos da América), "University of Texas" (Universidade do Texas), amplifica discussão sobre liberdade de imprensa-expressão, tentativa de aparelhamento do Judiciário e perseguição política no Brasil.

O centro do debate é a avalanche de processos judiciais desencadeados pela facção governista de Mossoró (RN), com o intuito de impedir o exercício profissional do editor deste Blog, além de intimidar – indiretamente – outros comunicadores.

"O jornalista Carlos Santos, de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, foi condenado a quatro meses de prisão por publicar em seu site três afirmações consideradas ofensivas pela prefeita da cidade, Fátima Rosado, informou a imprensa local", diz o Jornalismo nas Américas.

"Como foram três textos diferentes, ele sofreu três processos. Em cada um, foi punido com um mês e dez dias de detenção. As penas, porém, foram convertidas na doação de aproximadamente R$ 6,1 mil a entidades filantrópicas, explicou o Mossoró Notícias", acrescenta.

P.S – As sentenças desfavoráveis já foram objeto de recurso. 

Veja material na íntegra clicando AQUI.

Acompanhe o Blog também pelo Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos

Nota do Blog – A repercussão desse caso, deixa bem claro, que está em jogo a liberdade de imprensa-expressão. Não se faz defesa à pessoa natural do jornalista blogueiro, que é algo subalterno no enredo.

Só despolitizados, néscios, omissos natos e recalcados procuram distorcer a discussão, inclusive com o silêncio. O que não adianta muito.

A questão virou tema planetário.

Em termos de Brasil, espalhou-se como vírus, sendo abordada por páginas de peso como Congresso em Foco AQUI, Ricardo Noblat AQUI, Comunique-se AQUI, Observatório da Imprensa AQUI e dezenas de outras páginas. No RN muitos optam pelo "não sei, não vi e toca pra frente".

Porém as mídia alternativas e redes sociais como Twitter e Facebook atropelam o silêncio. Depois este Blog fará amplo relatório sobre essa cobertura.

Um pouco mais abaixo, há postagem sobre reportagem da influente ONG "Repórteres Sem Fronteira" AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes

Comentários

  1. Lia Queiroz diz:

    BOM, UMA COISA JÁ É CERTA:VC TÁ FAMOSO JORNALISTA CARLOS SANTOS E VAI ENTRAR PRO GUINESS NÃO DUVIDE KKKK E A TRUPE CAPITANEADA PELO MANDANTE-MOR AGITADOR CULTURAL PREFEITO DE FATO, TÁ COM OS DIAS CONTADOS , 2012 TÁ BEM AÍ, PORÉM ESSE POVO QUE ESTAR A LOTEAR A PREFEITURA DE MOSSORÓ, COM CERTEZA SAIRÁ COM OS BOLSOS CHEIOS MAS, IRÃO SEM DÚVIDA PARA O LIXO DA HISTÓRIA, QUEM VIVER VERÁ!

  2. Rui Nascimento diz:

    O mundo jamais será o mesmo depois da Internet. A comunicação jamais será a mesma depois desse modelo de mídia alternativa, a qual o mundo está ao nosso alcance. Alguns idiotas não perceberam, preferem o silêncio ensurdecedor da voz que cala e a submissão a algo passageiro, mas o tempo dirá o que esses covardes precisam saber.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.