Do G1 RN
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, suspendeu temporariamente o recebimento de novos pacientes por falta de insumos básicos. A unidade, que possui 20 leitos, está funcionando com apenas 10 — e destes, somente cinco permanecem ativos.
Segundo a médica intensivista Ilka Maria Batista, o hospital enfrenta desabastecimento de medicamentos e materiais essenciais, como fenobarbital (usado em casos de convulsão), cafeína (importante para prematuros), tubos para ventilação mecânica, telas para correção de hérnias diafragmáticas, cateteres e até luvas de procedimento.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN) informou que o hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, com pedidos de entrega previstos para serem feitos entre esta sexta-feira (8) e o início da próxima semana, dependendo da disponibilidade de orçamento.
“Nós somos referência no estado todo para cirurgia pediátrica, cardiologia, nefrologia. Então, não pode faltar. Somos o único hospital pediátrico do estado”, disse a médica Ilka Maria Batista.
A profissional afirmou que a situação vem sendo informada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde que os insumos começaram a acabar, mas que o problema não foi solucionado.
AUTI neonatal foi determinada por ordem judicial e que órgãos como Ministério Público e Conselho Regional de Medicina já foram comunicados sobre o caso. “Nós precisamos de ajuda, estamos gritando, precisamos de condições para trabalhar”, disse a médica.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário