Cerca de 27 milhões de brasileiros vivem numa região cada vez mais importante para o Brasil, e principalmente para o Nordeste: o Semiárido. Ocupando cerca de 12% do território nacional, abrangendo mais de 1 mil municípios, o semiárido brasileiro é o que possui o maior número de habitantes do mundo.
Para falar sobre realidades desta região e contar as histórias de quem nela vive, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN), criou o “Vozes do Semiárido”. O projeto de extensão do curso de Jornalismo é uma série audiovisual com seis episódios, também chamada “Vozes do Semiárido”.
Estreou no final de semana passado, durante a Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), ocorrida no Centro de Convenções, em Natal.
Com produção do HiperLAB e da Uern TV, e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), a série mostra histórias de agricultores potiguares que têm apostado na agricultura familiar e na economia solidária e tem sido atores importantes ao desenvolvimento sustentável do semiárido potiguar.
Episódios
Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no canal do youtube da Uern TV e serão transmitidos também em emissoras de TVs públicas. Veja todas abaixo:
Agricultura familiar
Feiras agroecológicas
Economia solidária
Algodão agroecológico
Sementes crioulas
Juventude rural
“Essa é a primeira temporada de um projeto de 12 episódios. Lançamos os 6 primeiros e, ao final do ano, entregaremos os seis restantes. Em todos eles, voz e vez para as mulheres e homens que fazem a diferença no semiárido potiguar”, comentou o professor Fabiano Morais, diretor geral do documentário.
A série Vozes do Semiárido tem direção geral de Fabiano Morais, coordenação institucional de Esdras Marchezan, imagens de Zenóbio Oliveira, edição, montagem e finalização de Danilo Queiroz, som direto de Daniel Frota, e identidade visual de Lucas Galvão.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário