Nesse Carnaval, o engenheiro civil Valtércio Silveira escreveu artigo sob o tÃtulo "O que será que será da Lagoa do Bispo?". A postagem saiu domingo (AQUI).
Entre os comentaristas e debatedores surgiu alguém que optou por ataque pessoal ao articulista, em vez da abordagem sobre o tema em si. Não foi grosseiro, mas agiu sem maior equilÃbrio, que se diga.
Pouco tempo depois eu sou informado, que o próprio Valtércio escreveu e-mail ao internauta, com ponderações técnicas e em nÃvel educado. Não poderia ser diferente. Foi a senha para que ambos afinassem diálogo civilizado.
Sinto-me recompensado em testemunhar essa situação. É uma experiência de valor incomensurável. Não interferi em nada; arbitrei o entrevero.
Tenho certeza que ambos ganharam com o episódio. Que floresça uma sólida amizade.
A Internet – com a ferramenta chamada Blog – oferece esse canal aberto ao debate elevado, à necessária dialética, o que nos faz crescer como profissional e gente.
Já disse antes e reitero: a grande revolução promovida pelo Blog não é "fechar" jornal (que é uma balela) e, sim, fomentar o surgimento de uma enorme massa crÃtica, além de quebrar o oligopólio da opinião. Todos têm vez à palavra, o que nenhum veÃculo de mÃdia convencional ensejou até o momento.
O Blog do Carlos Santos não para de comemorar.
A proposta de se transformar numa espécie de web-Fórum de Debates nasceu da própria motivação do internauta, que gradualmente foi se encorajando à discussão. Hoje é uma realidade da qual não abro mão. Agradeço pela primazia.
É termômetro do sucesso da página, uma aferição que considero mais importante do que nÃvel de acesso diário. Discutir é salutar e necessário. A agressão é a linguagem dos que não têm argumento ou precisam rugir para intimidar, revelando sua própria fraqueza.
Outro sinalizador do efeito deste Blog é o elenco de e-mails com endereço e nome falsos. É uma minoria insignificante, que se sente bem em me agredir, não poupando sequer familiares e até quem já partiu do meu convÃvio terreno.
Não me causa qualquer abalo. Vibro. É prova, cabal, de que sou lido e repercutido, mexo e altero os ânimos. Ou seja, até como fórmula terapêutica a desequilibrados, este Blog tem serventia. E não cobro nada. É de graça.
Blog do Carlos Santos é a medida do slogan que adotou: "Jornalismo com opinião." A minha, a sua, a nossa.
Ter opinião própria é algo que incomoda, sobretudo à vassalagem que vive no pântano e seus senhores enlameados. Dizem que é coisa de "doido". Que seja. Para eles, ser inteligente é viver com os joelhos encardidos de tanto prestarem reverência à iniquidade.
Obrigados a todos e a cada um! Todos e cada um são importantes à construção dessa modesta bolha de conhecimento e vanguarda.
Prezado Carlos Santos,
seu blog é leitura diária e insubstituÃvel. Linguagem concisa e precisa. Continue assim. Parabéns e sucesso.
Dyego Martins
Aplaudi de Pé, quando estou sem NET, ligo para os colegas para saber das noticias do BLOG.