• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 23/07/2018 - 13:20h
COLUNA DO HERZOG

Campanha deixará candidatos com pouca margem para erros

Por Carlos Santos

O que testemunharemos adiante, com o início da campanha eleitoral no Rio Grande do Norte, a partir de 16 de agosto? Na prática, é possível se perceber nas ruas, redes sociais e através de pesquisas mais recentes, uma polarização entre dois nomes ao governo estadual: senadora Fátima Bezerra (PT) e ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT).

Corre por fora, o governador e pré-candidato à reeleição Robinson Faria (PSD), como uma espécie de “azarão” (veja comentário mais abaixo). Aposta na “estrutura” do governo, que se diga, cooptando apoio de partidos e lideranças.

Fátima e Carlos: erros e acertos (Foto: arquivo)

Fátima tem sustentado considerável estabilidade na dianteira, mas não pode se achar uma “governadora em férias”. Conta com o desgaste do governo estadual e uma chapa “pesada” com Alves-Maias-Rosados no palanque de Carlos, como “principais reforços” ao seu projeto eleitoral.

Em todas as projeções, aparece como hipotética vencedora em embates no primeiro e segundo turno. Contudo precisa alargar o alcance de sua postulação além dos guetos e ambientes de organização sindical/partidário/ideológico.

Carlos Eduardo vende imagem de bom gestor, político experiente, em contraposição à própria Fátima (sem qualquer vivência executiva) e à delicada gestão Robinson Faria. Da mesma forma que acredita somar com as mais tradicionais forças políticas do estado, também se fragiliza, num momento de grande desgaste desses grupos.

Com 45 dias de campanha (sendo 35 com uso de rádio e TV), os candidatos terão reduzido espaço para erros e a obrigação de acertos cirúrgicos.

Quando chegar outubro, aí cada um de nós dirá muito do que acontecerá ao RN nos próximos.

PRIMEIRA PÁGINA

Prefeita não convence ninguém a assumir Saúde Municipal – Há semanas que a prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) roda para conseguir um nome para substituir o enfermeiro Benjamim Bento na pasta da Saúde. Até o momento, sem sucesso. Já tivera essa dificuldade pouco antes de ser empossada, também ouvindo recusas de outras pessoas sondadas. A propósito, é um setor campeão de críticas na gestão.

O improvável êxito de Robinson Faria – Com 80% de reprovação administrativa, 54% de rejeição eleitoral e apenas 9% de intenções de voto, conforme pesquisa do Ibope/Tribuna do Norte (veja AQUI), o governador Robinson Faria (PSD) tem como vencer o pleito sucessório que se avizinha? Repito um lugar-comum que sempre uso: “Não existe impossível em política, mas o improvável”. Esse é um caso típico de situação improvável. Impossível, não. Na verdade, não sei, nunca vi ou ouvir falar que alguém tivesse conseguido tamanho feito com tanta sobrecarga nas costas. É um sacrifício de “Sísifo”, personagem da mitologia grega condenado a empurrar uma rocha até o topo da montanha, sem êxito. No caso de Robinson, há uma missão não visível: criar os meios à reeleição do filho Fábio Faria (PSD) à Câmara Federal e eleger uma bancada minima à Assembleia Legislativa. São pedras que podem ser levadas ao alto da montanha. Não é impossível.

Contas de supostos “campeões” passam de 250 mil votos – Alguns pré-candidatos à Câmara Federal e próceres muito próximos não param de esticar previsões para as urnas em outubro deste ano. Tem gente falando em 250 mil votos. Sei não… sei não. No pleito de 2014, o campeão de votos foi Walter Alves (MDB), com 191.064 votos (12,09%). O mais próximo foi Rafael Motta (Pros, hoje no PSB), com 176.239 (11,15%). O quociente eleitoral ficou em 197.608. Tivemos 1.580.871 votos válidos. Ah, só para lembrar: foram 82 candidatos à Câmara Federal. Este ano os números devem passar de 120.

Fechamento de chapa e apoio rosalbista têm mão de Agripino – A satanização do nome do senador José Agripino (DEM) faz parte de jogo de cena político, para o rosalbismo inflar sua imagem perante sua plateia e patuleia. Nos bastidores, o senador e pré-candidato à Câmara Federal participou da costura para atração do grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) no apoio à postulação de Carlos Eduardo Alves. Também passou por ele montagem de chapa proporcional que pode viabilizar a reeleição do deputado federal Beto Rosado (PP). O resto é lero-lero.

Pontuação e posição de Geraldo Melo chamam a atenção – Na pesquisa recém-divulgada do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), por encomenda do impresso Tribuna do Norte, a posição que mais me chamou a atenção foi do pré-candidato ao Senado e ex-governador e ex-senador Geraldo Melo (PSDB). Emergiu em segundo lugar e com 22% (veja AQUI), atrás apenas de Garibaldi Filho (MDB), com 24%. Não tive acesso a planilhas e metodologia empregada pelo Ibope na soma de preferências (1º e 2º votos), comprometendo uma análise mais amiúde. A princípio, acho difícil ele sustentar ou elevar essa posição. Não é o que percebemos nas ruas. Mas esperemos a campanha (curtíssima) de apenas 45 dias.

Geraldo: números (Foto: arquivo)

Coronel e Renato Fernandes podem fazer dobradinha no PSC – O ex-candidato a prefeito de Mossoró, além de ex-vereador em Caraúbas e Mossoró, Renato Fernandes (PSC), empreende trabalho para concorrer à Câmara Federal. Quem pode fazer dobradinha com ele na região de Mossoró e outros setores geopolíticos do estado é o coronel Alvibá Gomes, pré-candidato a deputado estadual. Até aqui, ainda sem legenda definida.

Carlos Eduardo soma num território de enormes desafios – Com o apoio do grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) em Mossoró, o pré-candidato ao governo Carlos Eduardo Alves (PDT) passou a ter um hipotético capital que não dispunha no município. Menos mal. Quanto à prefeita, impõe-se a obrigação de levá-lo à vitória em sua comuna, num momento de profundo desgaste pessoal e da sua gestão. A chapa terá seu filho Kadu Ciarlini (PP) como vice, tornando ainda mais impositiva (até para o futuro do seu grupo), puxá-la à vitória local.

Os grandes favoritos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal – Com a quantidade diluviana de pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal que teremos no RN, não é fácil aparecer e ser ungido pelos eleitores. A princípio, os grandes favoritos são os que já possuem mandato e estão em grande exposição há anos. Paralelamente, também são os que mais sofrem ataques e desgastes. Podemos ter alguma surpresa? Algumas, sim. Mas ninguém aposte ou espere uma “renovação” impactante. A minirreforma política, a engrenagem partidária coronelista/centralizadora e a cultura política que temos refreiam maiores solavancos – pelas urnas – nesse modelo de perpetuação de nomes e grupos.

EM PAUTA

Sucesso – Foi um retumbante sucesso o 12º Festival de Gastronomia e Cultura de Martins. Hotéis e pousadas lotados, bares e restaurantes com grande movimentação; boa música, tranquilidade e aumento no meio circulante do município. Parabéns à organização.

Cid: livro publicado (Foto: Instagram)

Cid Augusto e Adriano Lopes – A Editora da Universidade Federal do RN (UFRN) acaba de publicar o livro “Ideologia, Poder e Discurso da Seca na Mídia”, do jornalista, escritor e advogado Cid Augusto e do professor Adriano Lopes Gomes. Está disponível gratuitamente para download (baixe cópia clicando AQUI) no repositório da Biblioteca Zila Mamede.

Jazz e Bossa Nova – Confirmado o Fest Bossa & Jazz 2018 de Mossoró. Será entre os dias 14 e 15 de setembro próximo, na Estação das Artes Eliseu Ventania. Merece apoio essa iniciativa diferenciada.

Fantástica fraude – Diversas lojas especializadas na venda de veículos usados, com endereço em Natal, foram o foco de reportagem especial do programa “Fantástico” (veja AQUI), da Rede Globo de Televisão nesse domingo (22). Veículos foram vendidos e estão rodando pelas ruas e pelas estradas brasileiras, numa fraude que altera o registro da quilometragem dos carros. Há um agravante à segurança: centenas também estão com indicadores de problemas em freio, óleo e air-bag desligados de forma fraudulenta.

Daniel Boaventura – Será no próximo dia 3 de agosto, às 21 horas no Teatro Riachuelo em Natal, o show do cantor e ator Daniel Boaventura, matéria-prima do seu novo DVD gravado no México: “Sinatra e Jobim”. Ele é um intérprete de alto nível.

Boaventura: grande intérprete (Foto: Web)

Arrecadação – A arrecadação do RN no 1º semestre ultrapassou a barreira dos R$ 2,9 bilhões – um crescimento real de 4,83% na comparação com o mesmo período do ano passado. São 200 milhões a mais. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi responsável por 96% de todo o volume das receitas próprias estaduais, deixando o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) com 4% juntos.

Aeroporto – Bandidagem arrombou parte da cerca de proteção do Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró na última quinta-feira (20), na cabeceira 5, limítrofe com o Clube Aspetro. Um vigilante também foi assaltado no mesmo episódio. Não é a primeira vez que ocorre isso.

Direito Eleitoral – O Instituto Novo Eleitoral realiza esta semana (sábado, 28), o “Curso Direito Eleitoral: Atualização e Prática”, abordando os principais temas relacionados às Eleições Gerais do ano de 2018.O evento será realizado  no auditório da OAB-Natal, no horário de 8h às 18h e concederá ao participante certificado de 10 horas/aula. Saiba mais detalhes e faça inscrição clicando AQUI.

SÓ PRA CONTRARIAR

Para toda e qualquer pesquisa supostamente “fraudada”, só existe um grande e infalível remédio: publicar a “verdadeira”.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Esta segunda-feira (23) é de muitos vivas. Saudações Tricolores, saúde e paz para Erasmo Carlos, o comandante-em-chefe e general plenipotenciário do Blog Tio Colorau. Aniversariante ilustre e amigo dos bons.

Erasmo, o "Tio" aniversariante (Foto: arquivo)

Obrigado à leitura do Nosso BlogKydelmir Dantas (Nova Floresta-PB), Westerlay Ramalho (Mossoró) e Gracinha Oliveira (Natal).

A Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM) está com Plano Diretor pronto, que a projeta para status de universidade. Trarei novidades.

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (16/07) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Kelder diz:

    Se ninguém quiser a saúde eu quero, estou desempregado mesmo da certo pra mim.

  2. FRANCISCO diz:

    Vão já INTERDITAR o aeroporto…. de novo.

  3. João Paulo diz:

    Porcentagem altíssima na pesquisa IBOPE para Geraldo Melo. E Zenaide Maia, ainda apareceu em quarto lugar, apesar de empate técnico entre os quatro primeiros colocados. Sendo que Zenaide, ainda aparecia em empate técnico com Antônio Jácome. Há algo de errado nos números da pesquisa para a disputa ao Senado.

  4. Elves Alves diz:

    Vá lá que em política o “impossível” é apenas uma palavra que já contém o possível. Mas abrir uma janela para a possibilidade de reeleição do governador Roubinson (Que) Faria, aí já é querer que o sol não apareça.

  5. Hugo Leonardo de Oliveira Bezerra diz:

    Se Robinson obtiver êxito, e conseguir sua reeleição, é bem possível, caso tenhamos a eleição de um governo federal sério – o que também é difícil – esse estado sofrerá intervenção. Não há a mínima possibilidade d’ele ou outro governar com tantas dívidas contraídas, além das que estão em curso, e o pior, com a conivência da AL, do TCE e do TJRN.

  6. Lenilson Fernandes diz:

    Parabéns pelo alto nível de conteúdo.

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    .Candidatos não podem errar. Sem tempo para conserto.
    . Secretaria de Saúde acéfala. É a recusa do pepino.
    . José Agripino…”The Fox”.
    . François Silvestre já me fez entender que não é o nome novo o importante e sim a cabeça nova.
    . Fátima precisa apresentar a sua própria imagem, o seu valor. Não pode ficar atrás de uma bandeira. A bandeira não é candidata, não vai sentar na cadeira governamental. Não vai assinar decisões nem prestar serviços ao estado. Ornamenta, apenas.

    • Naide Maria Rosado de Souza diz:

      . Cid Augusto, querido primo, e Adriano Lopes. Parabéns pelo livro que nos acessa às suas inteligências brilhantes.
      . Amigo Kydelmir Dantas, além de ler, venha participar de “Nosso Blog”. Sua companhia é preciosa. O convite é extensivo aos demais leitores.
      . Erasmo Firmino, de novo, parabéns, felicidades. “Nosso Blog”, saudando o Blog do Tio Colorau.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.