• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
segunda-feira - 31/03/2008 - 22:04h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais…

Por proposição do deputado Robinson Faria (PMN), presidente da Assembléia Legislativa, será realizada na próxima quarta (2), às 10h, Sessão Solene em homenagem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A instituição está completando 50 anos de atividades.

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMCC) promoverá café da manhã às 8h, da próxima segunda (8), onde está em construção o futuro Hospital do Câncer de Mossoró. Será para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O hospital tem obras à Rua Isaura Rosado, Abolição III, às margens da BR-304, Estrada do Contorno.

Obrigado à leitura deste Blog ao bioquímico Juarez Vale (Mossoró), João Henrique Maia (Mossoró) e Tibério Maia (Mossoró).

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
segunda-feira - 31/03/2008 - 21:52h

Vice será quem “tiver mais força”, avisa senadora

Depois que o ex-deputado estadual Carlos Augusto (DEM) disse que o vice na chapa à Prefeitura de Mossoró será "quem tiver voto", agora é a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), sua mulher, quem empina outro critério parecido. A palavra é "força".

Perguntada quanto ao nome a vice na chapa governista, ela emudeceu por alguns segundos. Em seguida, retomou o sorriso com a resposta carregada de atalho: "Vai ser quem tiver mais força (…)".

Não é por acaso que a ex-deputada estadual Ruth Ciarlini (DEM) está se credenciando à escolha. Tem os votos por transferência e a força de pressão da irmã – Rosalba Ciarlini.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
segunda-feira - 31/03/2008 - 21:42h

Liderança considera posição de Blog “fascista e tendenciosa”

O Blog recebe e-mail abaixo, do dirigente estadual do PCB, Roberto Lopes. Contrapõe-se à postagem que fiz (AQUI), sob o título "Partidão exalta bandido em programa político", na quinta (20).

Leia-o

Prezado Amigo, Carlos Santos, hoje entrei em seu blog e me deparei com uma nota extremamente maldosa, cujo o titulo era: "Partidão exalta bandido em programa político".

Sinceramente, considerei seu titulo de cunho fascista e tendencioso. No entanto, esclareço que o partido ao lembrar o nome do Comandante das Farcs Raul Reyes, lembra também o apoio popular que este recebia e a forma como foi assassinado recentemente pelo governo facista da Colombia.

O comandante caiu cumprindo a missão de concretizar, através do Presidente Chávez, uma entrevista com o presidente Sarkozy, onde se avançasse na busca de soluções para a situação de Ingrid Betancour e para o objetivo do intercâmbio humanitário.

A aleivosia do ataque, a perversidade e o cinismo mentiroso de Álvaro Uribe para deformar as circunstâncias da morte do comandante Raúl Reyes, não só tensionaram perigosamente as relações deste governo com as repúblicas irmãs, como golpearam com gravidade as possibilidades do intercâmbio Humanitário e anularam a saída política para o conflito com este regime paramilitarizado e pró-ianque.

Saudar a revolução cubana e seu líder Fidel Castro; apoiar os processos em curso na Venezuela, Bolívia e Equador; denunciar o fascismo títere de Álvaro Uribe na Colômbia faz parte da demarcação do terreno necessário nessa conjuntura de levantamento dos povos em nosso continente.

Reitero a posição do partido em Construir um bloco de forças sociais anti-imperialista, anti-monopolista e anti-latifundiário, como proclamava Luiz Carlos Prestes, objetivando num programa que possa ser compreendido e defendido pelas amplas massas populares de nosso país essa tarefa é árdua, mas é uma tarefa necessária e possível.

Roberto Lopes.

Nota do Blog – Roberto, não tenho formação, não sou e não me imagino fascista. Tendencioso sim. Apresento as minhas às claras, como você também. Contudo, arrimado na tolerância e disposto ao contraditório civilizado.

Uma doutrina baseada na mentalidade totalitária, no centralismo estatal e implacável inimiga da liberdade de expressão, não combina comigo. Minha modesta biografia atesta isso.

Uma prova?

A publicação sistemática de notas, matérias e opiniões do PCB neste espaço, mesmo  em ataque ao meu livre pensar. Respeito.

Quanto à postagem que motiva sua correspondência, não retiro uma vírgula. Da mesma forma que não promovo amputação – mesmo superficial, à sua voz.

Além disso, não é esse entrechoque de idéias, métodos e visão de mundo, que ensejará veto ao PCB no Blog do Carlos Santos. O fóro de debates que me propus a realizar, aqui, continuará assim.

"Quem discorda de mim me enriquece".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 31/03/2008 - 14:22h

Rogério Marinho será ouvido sobre “Operação Impacto”

Caminha para desabar no colo do deputado federal Rogério Marinho (PSB), parte considerável do escândalo da "Operação Impacto." É aguardar para ver.

O período de gestão de Rogério na Câmara de Natal é muito delicado. A investigação do Ministério Público avança delicadamente na Casa, objeto das apurações.

No domingo, entrevista com o promotor público Giovanni Rosado deixou claro que deputado vai depor. São mais de R$ 3,7 milhões que estão envoltos em mistério.

– Este montante de despesas para os quais não houve prestação de contas refere-se ao período entre janeiro de 2005 a dezembro de 2006, correspondendo à gestão do ex-vereador e hoje deputado federal Rogério Marinho (…) – afirmou o promotor.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
segunda-feira - 31/03/2008 - 14:18h

Rosalba e Wilma devem estar juntas em campanha

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem uma postura adotada quanto à sucessão caraubense. Fez sua escolha prévia entre os dois pré-candidatos que despontam à corrida sucessória.

A opção está assumida. Rosalba (veja outras postagens mais abaixo) ficará com o empresário Ademar Ferreira (PSB). Prego batido, ponta virada – como se diz popularmente.

A justificativa da senadora para não endossar a postulação do prefeito Eugênio Alves (PR), é simples: "Não tenho como ficar contra quem me apoiou em 2006, em minha campanha a senador".

O senador e líder do DEM no RN, José Agripino, aparece como um dos principais reforços do prefeito Eugênio, na campanha à reeleição. Rosalba, portanto, ficará na oposição.

Uma imagem que o caraubense deverá captar, é da senadora ao lado da "adversária" no plano estadual, governadora Wilma de Faria (PSB), que se distancia do prefeito.

"Tem várias pessoas que me ajudaram e estarão também com Ademar", concluiu Rosalba.

* Saiba ainda hoje:

– Rosalba fala sobre postulação a prefeito e vice de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/03/2008 - 13:20h

Senado não é o “céu”, diz senadora Rosalba Ciarlini

Para a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que completa pouco mais de um ano de mandato no Senado, o ritmo de trabalho é superior ao que imprimia como prefeita de Mossoró (por três vezes). "Tenho trabalhado mais", garantiu a este Blog.

A senadora narra que o Senado a mantém entre plenário e seis comissões tecnicas, praticamente durante todo o dia e parte da noite. "Ainda temos que tratar de contatos políticos e outras obrigações", disse.

Ladeado pelo jornalista Thurbay Rodrigues (Rádio Centenário de Caraúbas), este Blog encontrou casualmente a senadora num shopping de Mossoró, no domingo (30) – veja matéria mais abaixo. 

– Essa história de "céu" não existe. Tem muito trabalho e ainda uma ponta de decepção, porque em muitos momentos a gente prepara um projeto e não o vê aprovado, tendo que passar por muitas barreiras, outras votações na câmara etc – comentou.

O conceito de céu, para o Senado, entrou para o folclore político através de conceito cunhado pelo então senador seridoense Agenor Maria (MDB), eleito em 1974. Para ele, o  Senado tinha essa atmosfera divinal.

* Veja a continuidade da entrevista ainda hoje à tarde.   

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
segunda-feira - 31/03/2008 - 13:17h

Rosalba admite que enfrentará Agripino em luta municipal

"Eu vou divergir com Agripino em vários palanques". A assertiva é da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), referindo-se às campanhas municipais que a esperam em 2008, no RN.

Para a senadora, sua posição não se trata de uma ruptura com o líder do seu partido no RN, o senador José Agripino (DEM). A justificativa tem base retroativa.

– Vou ficar com quem me apoiou – diz Rosalba, tratando de lembrar que vai retribuir o que teria recebido em sua eleição em 2006.

Rosalba conversou com o Blog nesse domingo (30), na praça de alimentação de um shopping da cidade de Mossoró, sua principal base eleitoral. Um bate-papo informal. Agora, impossível, não falar sobre política – mesmo distancida de microfone e câmeras.

Ela passou quase duas semanas fora do país, em viagem de trabalho e voltada à família, retornando na quinta (27) ao Brasil e ao RN. Cumpre agenda até hoje.

Agora à tarde, a senadora volta a Brasília, após participar de evento do PMDB em Natal, no Centro de Convenções, na manhã de hoje, além de ato religioso em Goianinha.

* Aguarde. Retorno com a sequência  dessa "informalidade:"

– Rosalba indica caminho à chapa à Prefeitura de Mossoró;
– Senadora fala sobre cenário sucessório em outros municípios;
– Rosalbismo e prefeita Fafá Rosado na sucessão mossoroense;
– Senado representa dificuldade mais exaustiva, atesta Rosalba. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/03/2008 - 11:22h

Gargalheiras transborda alegria

Com 40 milhões de metros cúbicos de capacidade de armazenamento d´água, o "Açude Gargalheiras" em Acari (Seridó) transbordou. Quanta alegria.

Thaísa Galvão, com foto de Canindé Soares, mostra o show desse consórcio entre o homem e a natureza.

Belíssima!

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet
segunda-feira - 31/03/2008 - 09:34h

Crianças ficam sem acesso à escola em zona rural

Crianças e adolescentes do Sìtio Santana, estão sem condições de acesso à escola municipal, no Sítio Hipólito.

Recebo queixa, em forma de pedido, para que comunique daqui o problema à Gerência-Executiva da Educação da Prefeitura de Mossoró. O.K.

Professora-gerente Niná Rebouças e equipe, por favor vejam essa dificuldade à sua superação. As chuvas tornaram muitas estradas vicinais obstruídas.

Mas temos que atender ao interesse e necessidade desses jovens.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
segunda-feira - 31/03/2008 - 09:27h

“Jornalismo desejoso” bate de frente com a realidade

Dois personagens políticos, um em Natal e outro em Mossoró, são siameses em se tratando de trajetória noticiosa. Xipófagos na vontade de parte da mídia, mas não na realidade dos fatos.

Na capital, o secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa (PRB), era nome "certo" à prefeitura, com endosso do prefeito Carlos Eduardo (PSB). Depois virou o "vice de todos". Pelo visto vai se conformar em ser tão-somente candidato a vereador.

 
Já em Mossoró, o engenheiro Marcelo Rosado (PR), secretário estadual do Desenvolvimento, despontou como "alternativa" à prefeitura, apareceu como "vice certo" da prefeita Fafá Rosado (DEM) e tudo indica que não concorrerá a nada.

Os exemplos são facilmente enquadrados naquilo que se convencionou chamar por "jornalismo desejoso", como sempre lembra o ótimo jornalista Nilo Santos, meu "primo" quase pobre.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
segunda-feira - 31/03/2008 - 09:01h

Rosalba admite racha político com José Agripino

Nas próximas horas, este Blog traz em destaque um bate-papo quentíssimo com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Informalidade levada a sério.

A senadora admite distanciamento político do senador José Agripino (DEM). Mas as novidades não param por aí.

Saiba ainda:

– Senadora aponta suas companhias na sucessão caraubense;
– Rosalba fala sobre chapa majoritária em Mossoró;
– Nome a vice tem critério definido, diz senadora;
– E muito mais.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
segunda-feira - 31/03/2008 - 00:26h

João Maia quer PR com PT e PCdoB em Mossoró

O deputado federal João Maia (PR) costura composições nos mais diversos municípios do RN.  O seu partido só não formaliza acordo por motivos "escusos", diz.

Apesar de ligado politicamente à governadora Wilma de Faria (PSB), João admite que "não há porque não fazer aliança com os Democratas" do senador José Agripino (DEM).

Quanto à sucessão mossoroense, sua opinião é bem clara também:

– Dependendo de mim, nos uniríamos ao PT e PCdoB e construiríamos sem radicalismo um projeto político e de desenvolvimento para apresentar ao povo de Mossoró."

Leia AQUI – na íntegra – a entrevista do deputado. Foi concedida pelo parlamentar a mim e ao jornalista-blogueiro Aclecivam Soares.

A matéria foi originalmente publicada no Jornal Central.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
segunda-feira - 31/03/2008 - 00:05h

Letra e Música – 18

O Blog fecha este domingo (30), para a semana nascer feliz, com a reprodução abaixo de uma letra-poema de Cecília Meireles, musicada por Fagner. Canteiros.

Nada mais tenho a acrescentar.

Canteiros

Quando penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade

Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento

Pode ser até manhã
Cedo, claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria

(Refrão 2X)
Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza
E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza …
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
São as águas de março fechando o verão
É promessa de vida em nosso coração.

Veja o Clip AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 30/03/2008 - 23:46h

Pensando bem…

"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se."

Gabriel Garcia Marquez

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
domingo - 30/03/2008 - 22:18h

Advogado não se anima com candidatura a prefeito

Vereador em Baraúna e citado como pré-candidato a prefeito, o advogado Fábio Moura (DEM) não demonstra ânimo com a idéia. Diz-se até "decepcionado" com a política.

Para Fábio, seu foco maior está na carreira forense, onde vive um período de consolidação profissonal. "A política exige muito da gente", comenta.

Ele considera como mais provável, ser outra vez candidato a vereador. Entretanto não deixa de se queixar quanto aos costumes políticos em evidência.

– Há muito desgaste. A maioria do eleitorado não leva em conta seu trabalho e o que vemos é um toma-lá-dá-cá – avalia.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/03/2008 - 22:08h

PMDB fará aniversário com evento em Natal

O PMDB comemora 42 anos de existência nessa segunda (31), em evento marcado para as 10h30, no Centro de Convenções de Natal. A iniciativa deve ser muito concorrida.

Será entregue o "Mérito Aluízio Alves" a 15 personalidades com história ligada ao partido, além de lançado o "Ensino à Distância da Fundação Ulysses Guimarâes".

O presidente nacional do partido, deputado federal Michel Temer, de São Paulo, participará da programação.

A data correta de aniversário do partido é 24 de fevereiro. Contudo, houve transferência para essa nova data.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 30/03/2008 - 21:11h

Garibaldi nas páginas amarelas

O presidente do Senado, Garibaldi Filho (PMDB), está mesmo em evidência. Sua projeção ganha um dos mais cobiçados espaços da mídia nacional.

Garibaldi é o entrevistado da mais nova edição da revista Veja, número 2054, nas "páginas amarelas".

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/03/2008 - 18:21h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais…

Muito concorrida a festa de aniversário de dona Véscia Maia, 90, na sexta (28) em Natal, no nick buffet. Vários segmentos da família Maia e amigos estiveram prestigiando o evento.

O vetusto advogado e ex-secretário de Recursos Humanos do estado Honório de Medeiros, ao lado da primeira-dama Micaela, programa um presente à eternidade: férias em Paris. Em 24 de abril os dois atravessam o Atlântico. Inveja por poucos séculos, aviso logo ao casal amigo.

Obrigado à leitura deste Blog ao vereador Renato Fernandes (PR), em Mossoró; jornalista Oliveira Wanderley (Natal) e ao bacharel Inácio Rodrigues, delegado da Polícia Civil (Pau dos Ferros). 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet
domingo - 30/03/2008 - 18:08h

Gargalheiras, gota a gota

Meu querido Marcos Dantas, blogueiro seridoense que atua em Caicó, está com régua à mão. Ele mede centímetro a centímetro a contagem regressiva à sangria do "Açude Gargalheiras" em Acari.

Marcos informa neste domingo (30), que faltam 59 centímetros para o Gargalheiras gerar uma imagem sempre belíssima, para quem o conhece empanzinado de água. São 40 miilhões de metros cúbicos de armazenagem.

Olha, se tudo der certo, antes do fim desse inverno quero juntar amigos, numa vaquinha à gasosa, saindo num tour pelo "circuito das águas" do RN: Barragem Armando Ribeiro (Ipanguaçu), Umari (Upanema), Açude Santa Cruz (Apodi) e Gargalheira (Acari).

Enquanto isso, acompanhe AQUI a labuta prodigiosa de Marcos Dantas.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
domingo - 30/03/2008 - 17:36h

Fátima visita Piató e Panon com Danúbio e Zé Maria Medeiros

A secretária da Articulação com os Municípios do estado, Fátima Moraes (PSB), visitou duas comunidades rurais do Assu neste domingo (30). Esteve em Linda Flor e Santo Antônio.

A observação "in loco" de Fátima é para observar os problemas, em face das fortes chuvas na região. O medo de moradores da área e adjacências, é quanto aos canais do  Piató e Panon.

O Canal do Panon foi praticamente destruído no ano passado, devido o inverno.

O interessante, do ponto de vista político, é que Fátima teve a companhia do ex-vereador Danúbio Medeiros (PR) e do ex-prefeito Zé Maria Medeiros (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 30/03/2008 - 17:16h

Rosalba começa a fazer a sua parte em apoio à Niná

Se alguém tem dúvidas quanto às preferências da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), em se tratando de Câmara Municipal de Mossoró, poderia dissipá-las hoje à tarde. Niná Rebouças (DEM) é uma prioridade. Isso é indubitável.

A professora Niná Rebouças, gerente-executiva da Saúde da Prefeitura de Mossoró, ciceroneu – se é que precisava – Rosalba num périplo pelo Mossoró West Shopping. Mesa a mesa na praça de alimentação, abraços e apertos de mãos davam um ar de campanha à presença de ambas no local.

A senadora estava acompanhada de uma assessora e depois ganhou o reforço de Niná e seu marido, o economista e ex-vereador Elviro Rebouças.

– Você (se referindo ao blogueiro) foi o primeiro a anunciar ano passado que eu seria candidata, mesmo quando eu ainda me balançava, tinha dúvidas. Elviro foi a maior resistência, mas eu venci. Vou disputar – comentou Niná.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/03/2008 - 00:33h

Descubra sua vocação e seja feliz

Há pouco tempo, conversei com meu amigo Flávio Gikovate sobre um tema em que se especializou – felicidade. Achei interessante o que ele me disse sobre como ser feliz a partir da vocação profissional.

Segundo Gikovate, entre outros motivos, é feliz a pessoa que consegue descobrir sua vocação profissional e tem condições de se dedicar a essa atividade. Concordo com ele. Trabalhar com prazer é sinônimo quase perfeito de felicidade.

Por isso, cada um deve perseguir o sonho de encontrar uma profissão pela qual se apaixone e sinta prazer em se dedicar a ela. A realização desse sonho depende de vocação, preparo, oportunidade, sorte e muita dedicação.

De nada adianta se preparar se não existir vocação. A oportunidade talvez nem seja percebida se não houver preparo. A sorte só mostrará sua face diante da oportunidade. A dedicação só será produtiva se a sorte indicar o caminho certo.

Minha história é uma conjugação de todos esses ingredientes. Não planejei ser professor de oratória. Na verdade eu nem sabia da existência dessa atividade até o dia em que o destino me levou à escola do professor Oswaldo Melantonio.

Eu tive um amigo que era extremamente tímido – ficava ruborizado só pelo fato de ser apresentado a alguém. Ele sofria muito por ser assim e me confidenciou que gostaria de mudar, de ser diferente, mais desembaraçado e comunicativo.

Procurei um meio de ajudá-lo e descobri que na Rua Bela Cintra, em São Paulo, havia o curso de comunicação verbal do professor Oswaldo Melantonio. Eu nunca ouvira falar nesse tal professor e no seu curso, mas disseram-me que ele era muito competente.

Em uma quarta-feira à noite fomos assistir a uma aula de apresentação do curso para saber qual era a proposta do professor. Meu amigo gostou da aula, mas não teve coragem de continuar. Eu, entretanto, que não tinha a mínima intenção de participar de um curso que ensinava a falar em público, fiquei maravilhado com o que presenciei.

Nunca na minha vida vira nada igual. Naquela noite, ao voltar para casa, não consegui dormir, repassei mentalmente cada detalhe daquela experiência – os temas que foram abordados, a atmosfera da sala de aula, a inteligência, a cultura, a competência e o carisma daquele professor.

Foi uma noite que mudou minha vida.

Durante muitos anos freqüentei aquela escola como aluno, depois como assistente e posteriormente como professor do curso. Quando penso no professor Oswaldo Melantonio, a primeira imagem que me vem à cabeça é a da sua figura sorridente, esfregando as mãos ao entrar pela porta da frente na sala de aula.

Com barba sempre bem-feita, terno impecavelmente passado, camisa branca de colarinho engomado, sapatos lustrosos e bochechas rosadas, reluzentes. Diante da sua figura, ninguém mais continuava falando, os alunos emudeciam em uma espécie de reverência àquele que tanto admiravam.

Sua figura era eloqüente e às vezes eu chegava a pensar que muito desse magnetismo era produzido pelas suas bochechas rosadas, que davam mais vida ainda à sua expressiva fisionomia.

Posso afirmar que o professor Melantonio era eloqüente o tempo todo – desde os momentos de maior arrebatamento, quando os temas viajavam entre a história, a política e a filosofia, passando pelos momentos mais plácidos (se é que placidez alguma vez esteve presente no seu comportamento), até os instantes em que estava em silêncio, apenas querendo ouvir e observar.

Às vezes o professor Melantonio parecia ser eloqüente pela voz, em outros momentos pelos gestos, em outros ainda pelo olhar, permanentemente vivos por trás das lentes dos óculos, mas me surpreendia ao notar que sua eloqüência existia ainda no silêncio.

Sua eloqüência estava em cada detalhe da comunicação. Na maneira correta de usar a linguagem, sem afetação. Pelo estilo natural e elevado como se dirigia aos alunos. Falava com alma, com vivacidade. Como ele mesmo dizia – com anima e cuore.

Em época recente, ao visitar nossa escola, do alto dos seus 80 e tantos anos, usou a palavra para falar diante de um público numeroso que lotava o auditório e, com o mesmo sorriso simpático de sempre, como se avisasse que já tinha a platéia na mão, empolgou a todos – com anima e cuore!

Durante todos esses anos ouvindo o professor Melantonio nunca o vi tratar de um tema pelo qual não estivesse apaixonado. Falava com paixão da esposa Margot, dos quatro filhos, dos pais, dos alunos, do Corinthians, do socialismo e da sua eterna e inseparável amante, a oratória.

Essa era sua pregação às dezenas de milhares de alunos que preparou: – Apaixone-se por uma causa, não importa qual seja, a religião, a política, a família, o trabalho, a educação, enfim, apaixone-se por uma idéia que julgue valer a pena defender.

De todos os méritos do professor Melantonio, o mais admirável foi sua habilidade em descobrir qualidades nas pessoas. Impressionava ainda mais a maneira como as elogiava. Sempre com sinceridade.

Se alguém pegar carona no meu carro provavelmente irá ouvir um dos CDs com uma aula do professor Melantonio, que gravei há mais de 30 anos, na época em que trabalhei como professor na sua escola. Se olhar atentamente na minha biblioteca, encontrará um enorme livro de capa preta, em que encadernei as apostilas do seu curso no período em que fui seu aluno.

Se assistir às minhas aulas, ou às minhas palestras, e já tiver tido algum contato com o mestre, ficará surpreso com a semelhança do estilo e da maneira de falar.

Sinto orgulho de ser seu discípulo e seguidor do seu trabalho. Tive muita sorte em tomar a iniciativa naquela longínqua quarta-feira de levar meu amigo tímido para conhecer sua escola.

O mestre não me ensinou apenas a falar em público, preparou-me para fazer o que ele mais sabia – me ensinou a ensinar.

Foi o professor Melantonio quem propôs meu nome para ser um dos membros titulares da Academia Paulista de Educação. Na minha posse tivemos um momento de grande emoção ao nos abraçar. Naquela noite, mesmo sem precisar dizer palavras, sabíamos que em algum lugar no tempo o destino havia reservado algumas páginas comuns para a história das nossas vidas.

Espero que você tenha tido a sorte, ou ainda venha a ter, de encontrar uma pessoa que sirva de referência e de estímulo para suas realizações. Às vezes essa pessoa já existe e não nos damos conta – pode ser uma antiga professora lá do curso primário, um chefe, um amigo, um tio, enfim, alguém que com seu exemplo e orientação nos ajude a pegar o rumo da vida com as mãos firmes e o coração confiante.

Acima de tudo, tomara que, como eu, você encontre a pessoa que o ajude a descobrir sua verdadeira vocação, que lhe sirva de estímulo para que se apaixone por uma atividade. E que você seja feliz, muito feliz com a profissão que abraçar.

Reinaldo Polito, professor de oratória

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.