• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 31/08/2008 - 20:28h

Mais um “mala” na câmara

Em sua campanha a vereador, o conhecido “Zé Maria Mala Veia” (PDT) usa slogan informal, com oportuno bom humor: “Leve outro ´mala` pra câmara.”

Sob essa ótima, a postulação do Zé Maria é plenamente viável. Com a vantagem de ser um homem de bem.

Dá-lhe, Zé!

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 20:26h

Marreta neles!

O candidato a vereador Vavá Miranda (PSDB), da coligação “Mossoró Pra Você”, resolveu inovar em sua campanha. Além do verbo, uma marreta.

Isso mesmo.

Nos comícios em que a palavra lhe é facultada, Vavá justifica o manuseio da ferramenta operária:

– É para quebrar os cadeados da prefeitura!

Ah, bom!

Outra peculiaridade nesse contexto, é que Tony Miranda (PMDB) – irmão de Vavá, também é candidato a vereador, mas na coligação governista “Força do Povo”.

Ambos são filhos do protético Antônio Miranda, muito conhecido na cidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/08/2008 - 20:23h

Diário de Bordo (Eleições 2008) – 15

Depois de 2008

Para qualquer pessoa fora do universo político, sem o devido conhecimento do meio, de suas peculiaridades e regras, pode parecer precipitado se falar em eleições 2010. Mas não é.

A disputa às duas vagas ao Senado e governo, por exemplo, começou. O movimento nas campanhas municipais deste ano é uma prévia de 2010.

Mesmo assim, é ainda pouco para se fazer alguma previsão com razoável segurança.

Existem algumas tendências, porém nada é eterno em política. O que parece inexorável, por exemplo, é a postulação da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do estado. Hoje, favorita e praticamente sem adversários.

Entretanto é precipitado e tolo tratá-la como “governadora em férias.”

Ao Senado, as duas vagas serão disputadas por gigantes como os atuais senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). Tudo indica ainda que a governadora Wilma de Faria (PSB) renuncia a tempo de também concorrer.

Com o desmonte do bipartidarismo, a miscigenação ideológico-partidária e o enxovalhamento da ética no RN, não é fácil dizer quem estará com quem. Vale tudo.

Contudo 2008 e a voz das urnas dirão muito do que nos espera nas próximas eleições.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 20:17h

Sem música, mas com muita política

A série dominical "Letra e Música" não será postada hoje. O corre-corre de trabalho incessante tem-me impedido de fazer pesquisas para a seção.

Mas se Deus quiser eu a retomarei na próxima semana. Aguarde aí nossas próximas postagens.

Eis algumas que serão veiculadas:

– Diário de Bordo (Eleições 2008);
– O dramático duelo político em Pau dos Ferros;
– Doze candidatos mais votados a vereador não se elegem;
– Marreta é símbolo de campanha;
– DEM caminha para ser campeão de voto de legenda;
– Sargento Osnildo tem reeleição ameaçada;
– Candidato diz que cenário das ruas mostra contradição de pesquisas;
– E muito mais.   

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 31/08/2008 - 20:11h

O “grampo” no STF

Sei não…

A reportagem especial da revista “Veja” desta semana, em que o ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, aparece como vítima de grampo telefônico, exala um péssimo odor.

Longe de mim considerar que existe uma trama para sedimentar defesa de gente graúda como o Daniel Dantas. Menos ainda quero insinuar que seja uma forma de pressionar o Congresso Nacional, para garrotear a Polícia Federal.

Porém é tudo muito estranho.

Sei não…

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 20:07h

Wilma em Mossoró

A governadora Wilma de Faria (PSB) participou de programação de campanha neste domingo (31), em Mossoró. Enfrentou sol escaldante.

Ela ladeou Larissa Rosado (PSB) e Tércio Pereira (PT), candidatos a prefeito e vice da coligação “Mossoró Pra Você”.

A área escolhida foi o conjunto Nova Vida (antigo Malvinas). Houve uma significativa acolhida à comitiva.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 31/08/2008 - 09:13h

Saúde de Edmilson Lucena preocupa

Causa preocupação o quadro clínico do radialista e ex-vereador Edmilson Lucena. Ele submeteu-se a exames em Natal à semana passada.

O ex-superintendente da Rádio Difusora de Mossoró Ângelo Fernandes acompanha Edmilson na capital. Presta-lhe apoio e solidariedade.

Edmilson foi uma das maiores audiências do rádio mossoroense com o programa policial "Cidade Aflita". Esse êxito o catapultou para a Câmara de Vereadores nas eleições de 1982.

Ele chegou a presidir a Casa. Atualmente atua na FM 93.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 09:07h

Assu vive campanha sob intenso conflito de forças

Fátima Moraes (PSB) ou Ivan Júnior (PP)?

A pergunta será respondida sem sofismas no dia 5 de outubro, pelo eleitorado assuense. Mas por enquanto, a campanha sucessória do prefeito Ronaldo Soares (PP) revela nas ruas que os dois concorrentes terão considerável trabalho até a reta final.

A ex-secretária estadual da Articulação com os Municípios Fátima Moraes cobra socorro à governadora e madrinha de sua postulação, Wilma de Faria (PSB). O inverno rigoroso em abril causou danos materiais e financeiros ao município, que foram convertidos em esperanças pelas mãos e palavras de Fátima. Porém o resultado até aqui não foi o esperado.

Aproveitando esse vácuo, o candidato governista Ivan Júnior caiu em campo. Foi ungido pelo prefeito Ronaldo Soares, que aposta numa cara nova. Ivan é ex-secretário de Saúde do município. Porém também enfrenta certo desgaste na imagem do prefeito, sendo seu representante.

A sucessão assuense promete ser emocionante até às urnas. Ivan e Fátima fazem duelo que pode consagrar a ex-secretária ou o ex-secretário.

A vitória de Fátima representaria a construção de uma nova força política, enquanto que Ivan seria a confirmação do seu tutor político, Ronaldo Soares, como o todo-poderoso do lugar, derrotando tudo e todos.

Mesmo com as regras draconianas da legislação eleitoral, Assu é um dos poucos municípios do RN onde a campanha está efervescente, recheada de polêmicas e incidentes. Ao mesmo tempo, correndo na faixa judicial com troca de ações que procuram criar dificuldades para adversários.

Portanto, emoção é o que não falta.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 31/08/2008 - 09:02h

Governador realimenta paixões e ódios em campanha

As candidaturas do prefeito Anaximandro Vale (PSB) e Lanice Ferreira (PMDB) reeditam em Governador Dix-sept Rosado a mística do verde contra o encarnado. É também um ambiente de ódio e paixão de lado a lado.

A corrida sucessória municipal praticamente repete o que ocorreu em 2004, com alguns pequenos detalhes diferenciados.

Àquele ano, Lanice enfrentou o médico Adail Vale (PSB), pai de Anaximandro. Venceu-o nas urnas de forma avassaladora, mas terminou cassada por compra de votos. Assumiu, porém perdeu o mandato.

Há poucos meses, Adail renunciou e “convenceu” o vice Nelson Moraes (DEM) a fazer o mesmo, para que Anaximandro, presidente da Câmara de Vereadores, pudesse assumir e ser candidato a prefeito. E assim ocorreu. “Anax” é o candidato governista e seu grupo pega outra vez Lanice de frente.

Além da campanha nas ruas, eles travam outro duelo na esfera judicial. Não faltam ações pressionando à cassação de registro de candidatura, denúncia de propaganda irregular ou suposta compra de votos.

O ambiente judicial e policialesco da campanha de 2004 ainda está muito vivo na memória de todos.

Anax aposta na estrutura de poder para atropelar a adversária. Já Lanice apela para o emocional, como se a sua nova vitória e efetivo mandato fossem um resgate de suposta injustiça sofrida nas eleições passadas.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 08:54h

Pinheiro adia apoio formal a Flaviano Monteiro

Ainda não foi nesse sábado (30), que o prefeito José Pinheiro (PR) subiu ao palanque de Flaviano Monteiro (PCdoB) em Apodi. Mas passou "raspando."

O governante vive conflito com segmento de suas bases, em face da posição inicialmente adotada à sua sucessão, mas em vias de ser alterada. Ele liberou vereadores, auxiliares diretos e eleitores para uma escolha livre.

Entretanto o comentário corrente é de que Pinheiro apóia subliminarmente Flaviano. Seria uma forma de tentar dar troco à composição encabeçada por Gorete Pinto (PMDB), sua vice dissidente. 

À semana passada, não faltaram pressões contra e a favor de uma tomada de posição às claras de Pinheiro. A ala pró-Gorete freou-o. Pelo menos temporariamente.

Os próximos dias devem ser recheados de novidades.  

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 31/08/2008 - 08:48h

Wilma apóia Flaviano, mas elogia Simão, a quem não ajudou

Vivendo e não entendendo.

À noite de ontem em Apodi, a governadora Wilma de Faria (PSB) pousou no palanque de Flaviano Monteiro (PCdoB). Mas só exaltou Simão Neto (PSB).  

Vá entender.

Ao final do período para realização de convenções partidárias, em junho, Simão teve a garantia de apoio para ser candidato a prefeito contra o consórcio político liderado por Gorete Pinto (PMDB). E assim se meteu no prélio.

À semana passada, Simão desistiu da postulação para apoiar Flaviano,  porque não tinha recebido sequer um copinho com água mineral para aplacar a sede, nas caminhadas pela cidade e zona rural. Nadica de nada do wilmismo, apesar da promessa.

Agora, a governadora reaparece em Apodi incensando Simão, mas dando colaboração a Flaviano. Pior: Simão ainda embargou a voz e lacrimejou os olhos, diante do agrado verbal de Wilma.

Vá entender.

* Volto já com mais bastidores desse imbróglio.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 08:42h

Políticos garantem desobediência à lei em benefício próprio

As carreatas promovidas pelas principais coligações envolvidas na campanha municipal, em Mossoró, pelo menos num ponto são idênticas: funcionam à margem da lei e sob a proteção de quem deveria fazê-la cumprir.

Em tempos de lei seca, uso obrigatório de capacete, a injunção legal do cinto de segurança, nada disso predomina. Em ambas carreatas, o que impera é o acinte do desrespeito, com a garantia da impunidade.

A "Força do Povo" (Fafá Rosado-DEM) e a "Mossoró Pra Você" (Larissa Rosado-PSB) realmente se parecem muito. Não é apenas uma questão de sobrenome.  

O próprio Estado também assegura a legitimidade do errado. Nas mobilizações existem policiais de trânsito como batedores, que simplesmente fecham os olhos às aberrações.

Segundo uma atenta internauta, "Mossoró é a terra onde manda quem pode e obedece quem tem juízo".

Nota do Blog – Em comunidades civilizadas, de povo e lei avançados como Cruzeta e São José do Seridó, as carreata foram proibidas.

O juiz Peterson Fernandes, da 56a Zona Eleitoral, atendeu a pedido feito pelo promotor José Hercy de Alencar, que viu lá os excessos que sobram em Mossoró. Os dois agiram. Eis o diferencial.

Em Mossoró, os "donos da cidade" têm algumas divergências político-pessoais, mas sempre estão unidos quando o interesse é comum. Sobretudo para descumprimento da legalidade.

Um dia essa terra vai cumprir seu ideal.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 31/08/2008 - 08:39h

No ar e fora da câmara

Será que a imprensa de Mossoró consegue eleger pelo menos um vereador, de seus quadros, este ano?

Collins Aquino (FM 95), Gilson Cardoso (FM 93), J. Régis (Difusora) e Carlos Nascimento (RPC) são os quatro candidatos a vereador originários da mídia local. Estão na luta pelo voto.

Há 26 anos (1982) eram eleitos Evaristo Nogueira e Edmilson Lucena. De lá pra cá… necas.

Não basta ter audiência.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 31/08/2008 - 08:20h

Lula é aprovado, mas não puxa quem usa seu apoio

Olha mais uma ótima intervenção do elenco de atentos webleitores deste Blog. Everton Costa faz um "aparte" edificante.

Ele assinala um exemplo político na atual conjuntura em Garanhuns (PE), terra onde nasceu o presidente Lula. Compara o cenário de lá com o que ocorre em Mossoró, em que a candidata Larissa Rosado (PSB) tenta a todo custo adesivar a si a imagem de Lula, sem êxito. 

Sua referência é sobre a postagem "Pesquisa revela verdades sem retoques," fixada ontem (sábado, 30).

Leia-o abaixo:

"O melhor exemplo para ilustrar essa situação de Larissa Rosado (PSB) está em Garanhuns, cidade natal do Presidente Lula. Esse município tem 125.000 habitantes e 97% dos moradores avaliam como positivo o Governo de Lula. Entretanto, o candidato deles para suceder seu filho mais ilustre não é Dilma Rousseff, a preferida de Lula. E sim José Serra, governador de São Paulo". 

Everton Carlos da Costa Cardoso.  

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 30/08/2008 - 11:17h

Um racha sem maiores reflexos na “Inova Mossoró”

Alguns webleitores pedem que o Blog comente a saída do ex-vereador Lázaro Paiva (PTC) da campanha do candidato Renato Fernandes (PR), da aliança "Inova Mossoró". Vou tentar.

Vamos lá.

As informações que recebi indicam que o impasse, até o colapso nas relações entre Lázaro e a Inova Mossoró, se fixou em aspectos fora do campo político. O ex-vereador não teria conseguido viabilizar financeiramente sua estrutura de som (trios-elétricos etc).

Ouvi isso de duas fontes distintas. A mim, confiáveis.

Quanto ao aspecto político-eleitoral, não creio que tenha ocorrida descapitalização da candidatura a prefeito de Renato Fernandes. Há tempos décadas Lázaro está fora de cena, sem peso numa eleição local.

Antes de se acertar e refluir agora do entendimento com Renato, ele tentara se viabilizar como vice de Larissa Rosado (PSB). Não conseguiu. 

O esquema de Larissa queria mesmo o PT de qualquer forma, por uma questão estratégia: usar a marca "Lula." Assim tem ocorrido, mesmo que sem maior reflexo nas intenções de voto.

É isso.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 30/08/2008 - 11:06h

Um alento para Fátima

A InterTV Cabugi divulgou nessa sexta (30) os números da mais recente pesquisa do Ibope. Em foco, a sucessão natalense.

Os números são um alento para a candidata Fátima Bezerra (PT), que deu um salto à frente, mas ainda distante da primeira colocada, Micarla de Souza (PV). O grande objetivo de momento para o grupo de Fátima é levar a disputa para o segundo turno.

Entende que aí zera tudo, para se constituir uma outra corrida eleitoral. Em tese, é por aí. Em tese. 

Fátima apareceu com 25% nessa sondagem, contra 50% de Micarla de Souza. São 25 por cento atrás. Mas o quadro já foi pior. Daí o alento.

Não houve qualquer fato novo para justificar maior crescimento. A elevação no nível de aceitação da deputada federal petista é resultado de boa inserção do programa eleitoral, com seu leque de apoios e outros fatores menores.

Para Micarla, o fundamental é não despencar. Cair é normal. Ela ainda possui certa "gordurinha". Hoje, a deputada estadual venceria no primeiro turno.

Setembro é o último mês de campanha. Pelo menos no primeiro turno.

Vamos acompanhar os acontecimentos.

Veja os números da pesquisa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
sábado - 30/08/2008 - 10:57h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

A agência da Caixa Econômica Federal, Centro (Mossoró), massacra seus clientes de duas formas: as máquinas estão com dificuldade para leitura de cartões (atrasando atendimento) e a temperatura do local é escaldante. Tenham dó.

Como não sou de ferro, hoje esbarro em Areia Branca. Quero reencontrar alguns amigos, ver a "olho nu" a política regional, além de me esparramar numa "baladeira" (ou "tipóia"), elegantemente conhecida como rede. Mas não vou me distanciar daqui. Aguarde notícias.

Está ruinzinha a iluminação pública em Mossoró. Na periferia o problema é ainda maior. Injustificável. Sobra dinheiro, inclusive no que é arrecadado da "Cip", para esse fim. Esse cenário de filme de horror ajuda a ampliar os índices de criminalidade na cidade.

Prefeita Fafá Rosado (DEM), um apelo desse seu munícipie impertinente: oriente a sua equipe a remendar um buraco em permanente crescimento no cruzamento da Avenida Santa Luzia com Rua Desembargador José Mozart Menescal, Santa Delmira. Interesse público, que se diga. Além de representar um desejo particular. Obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sábado - 30/08/2008 - 10:47h

Só Rindo

A.A.A

Diante da cassação do líder Aluízio Alves, o jovem Henrique Eduardo Alves é elevado à prematura tarefa de sucedê-lo politicamente.

Em Mossoró, um “aluizista” histórico exalta a continuidade. Ex-faz-tudo do empresário Renato Costa, “Mourão” dispara eufórico:

– Se o pai com dois “A” era forte, imagine o filho com três…

Ao seu lado, um interlocutor atordoado não entende o comparativo:

– Três “A” por que, Mourão?

O apaixonado militante político, de pouca habilidade com o vernáculo, “esclarece” tudo a seu modo:

– Ora! Anrique Aduardo Alves, homem!

Explicado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
sábado - 30/08/2008 - 10:42h

Expedito Ferreira na presidência do TRE

O desembargador Expedito Ferreira toma posse hoje às 17h, na presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Substitui ao desembargador Cláudio Santos.

O evento acontecerá no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), no Tirol, Natal. É aguardada uma grande afluência de autoridades e convidados ao acontecimento.

Expedito tem longa carreira no judiciário, tendo sido juiz em Mossoró por muitos anos.

Os parabéns do Blog.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 30/08/2008 - 10:40h

Mário Rosado estava certo

Em 2000, entrevistado por mim, o ex-deputado federal Mário Rosado (PMN) soltou algumas frases emblemáticas. O tempo, senhor da verdade, mostra que ele estava certo.

Sobre a Câmara Municipal: “É um câncer que há cinco anos se apropria de fortunas, como o Imposto de Renda que não é recolhido. Precisa ser colocada em seu devido lugar.”

Sobre o clã Rosado: “Os grupos que dominam a política de Mossoró são inferiores aos traficantes do Rio de Janeiro. Os traficantes têm um código de ética e quem o descumpre, morre. Os políticos daqui, não. Aqui eles ficam ricos.”

Desemprego em Mossoró: “Os Rosado acabaram com o desemprego em Mossoró. Não tem um deles nesses grupos que esteja desempregado. Estão todos no serviço público.”

Mário, 68, é filho do falecido prefeito mossoroense Dix-huit Rosado. Ocupou vaga na Câmara Federal, na condição de suplente, em 1995. No último governo do pai (1993-1996), ele foi seu principal interlocutor e chegou a assumir a Secretaria de Serviços Públicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sábado - 30/08/2008 - 10:32h

Lei Seca mexe com “Confraria do Flávio’s”

A "Lei Seca" muda o hábito de muita gente. Seu rigor assusta e determina um reordenamento nos costumes.

Um exemplo: a "Confraria do Flávio’s", que há quase duas décadas se junta aos sábados, em Mossoró, está se dissipando. O meio de mantê-la viva é ajustar um melhor espaço geoetílico à sua reunião.

Daí que já existem estudos para transferi-la do Grande Alto de São Manoel (Mossoró), para o lado oposto da cidade, o Nova Betânia, onde reside a maioria de seus componentes.

Esse confrade – muito ausente – agradece.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sábado - 30/08/2008 - 10:27h

Aprovação de Fafá é bem inferior à Rosalba

Recorro aos meus arquivos para lembrar, que no ano de 2000, quando era candidata à reeleição, a então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) chegou a obter 65,64% em “ótimo” e “bom,” pesquisa do Instituto Consult (28 de agosto).

A sondagem foi publicada pelo Jornal de Fato.

Àquele tempo, a principal adversária de Rosalba em campanha era a hoje prefeita Fafá Rosado (então no PMDB). Venceu-a, além de superar Mário Rosado (PMN) e Socorro Batista (PT).

Oito anos depois, vivendo período idêntico, Fafá revela fôlego escasso e aprovação tímida, não obstante todo o aparato de mídia, amplo endosso político (inclusive de Rosalba) e farta estrutura financeira a seu favor.

Quando digo que essa patota não é do ramo, ainda tem quem raciocine diferente.

O maior cabo eleitoral da prefeita Fafá é o prontuário da oposição.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.